Todos sabemos da importância das finanças em um negócio. No entanto, nem todos os empresários possuem o conhecimento necessário para realizar uma análise financeira eficiente em sua empresa.

O total controle e organização da saúde financeira do negócio é uma das mais importantes medidas para garantir que a empresa sobreviva aos primeiros anos de funcionamento.

O tamanho deste desafio é mostrado na pesquisa Demografia das Empresas, divulgada, em 2015, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE): 6 a cada 10 negócios não sobrevivem aos 5 primeiros anos de funcionamento.

Por isso,

neste post vamos mostrar a você como realizar uma análise financeira da sua empresa para fugir desta estatística. Confira!

Como fazer a análise financeira da empresa

A análise financeira de um negócio abrange o conjunto de ações e instrumentos que permitem avaliar o estado das finanças da empresa, bem como prever o seu desempenho no futuro.

A partir do estudo de algumas ferramentas e indicadores de controle financeiro, empresários e profissionais da área podem entender de maneira mais exata o que está contribuindo para os resultados, ou a falta deles.

Vamos mostrar, a seguir, os três principais documentos que devem fazer parte da sua análise financeira.

O Balanço Patrimonial

Este é um dos termos contábeis mais importantes para sua empresa. Por definição, ele é uma demonstração financeira, contábil e econômica que expressa a situação da empresa em determinado período.

É como uma fotografia da companhia, onde podem ser identificados os bens, direitos e deveres da empresa, representando todas as suas movimentações financeiras.

Ou seja,

ele contém todos os registros de ativos e passivos, além do Patrimônio Líquido. Através de sua análise o empresário consegue:

  • Avaliar o patrimônio da empresa;
  • Entender as fontes de recursos para os investimentos da empresa;
  • Observar a sua evolução histórica para o planejamento e ação futura;
  • Organizar o pagamento de dividendos aos sócios da empresa;
  • Permitir o planejamento tributário da empresa.

Por isso,

é preciso mergulhar na análise do balanço patrimonial para entender tudo o que foi feito e o que, realmente, está acontecendo no desempenho financeiro.

DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício)

O DRE é outro dos principais instrumentos que devem ser usados em uma análise financeira.

Através dele,

é possível avaliar uma grande quantidade de informações como receitas, custos, impostos, gastos com pessoal, entre outras.

Os lançamentos são realizados de duas formas, a gerencial, incluindo as projeções de novos custos ou possíveis expansões nas operações da empresa, e a fiscal onde todos os impostos e tributos recolhidos são registrados.

Como visto,

o DRE descreve todas as operações financeiras realizadas pela empresa, sendo essencial para verificar se houve lucro ou prejuízo no período.

Isso permite que os empreendedores usem essas informações para tomarem decisões realistas sobre o negócio, seja para corrigir o seu rumo ou expandir suas atividades.

O DFC (Demonstrativo do Fluxo de Caixa)

O fluxo de caixa é o terceiro instrumento contábil que deve ser utilizado na sua análise financeira. Ele representa todo o dinheiro que entra e sai do seu negócio em um período de tempo.

Controlá-lo é essencial para entender como seu negócio funciona, bem como para avaliar se é necessário cortar gastos ou melhorar as entradas a fim de não ter surpresas negativas no fechamento de caixa.

Esse controle é realizado por meio do Demonstrativo de Fluxo de Caixa ou DFC.

O DFC permite saber quais foram as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram em um período específico, seja no caixa, nas contas bancárias ou nas aplicações financeiras que a empresa possui com liquidez imediata.

Assim,

é possível verificar o resultado causado na empresa por cada uma destas movimentações financeiras.

Além disso,

o DFC aponta onde os recursos financeiros da empresa foram aplicados e qual a origem desses recursos, possibilitando uma melhor gestão das entradas e saídas de dinheiro e evitando desvios e erros.

A sua correta gestão permite ainda que o empresário decida quais são as aplicações mais vantajosas para investir os recursos financeiros disponíveis, seja investindo na expansão de atividades ou colocando o dinheiro em aplicações financeiras externas, como fundos de investimentos.

Principais indicadores financeiros

Os dados extraídos dos três documentos contábeis anteriores permitem calcular diversos indicadores que também serão importantes na análise financeira da empresa.

Como existem dezenas de indicadores, e sua escolha e análise dependem do tipo de negócio, vamos colocar aqui apenas as principais categorias de indicadores que podem ser usados:

Lucratividade

São responsáveis por relacionar dados referente ao DRE com a receita líquida da empresa, gerada, especificamente, pelas vendas. A lucratividade, portanto, indica o quanto a empresa obteve, efetivamente, de lucro com as vendas em um determinado período;

Rentabilidade

Permite identificar o quanto a sua empresa obteve de lucro em relação às receitas geradas a partir das vendas, ativos e pelo capital que foi investido pela empresa;

Estrutura de capital

São voltados para analisar o índice de endividamento de sua empresa e também a sua capacidade de gerar capital para arcar com os juros;

Liquidez

Os indicadores de liquidez proporcionam uma avaliação a respeito da viabilidade de seu orçamento atual para cumprir com os compromissos financeiros dentro de um curto prazo.

Indicadores de atividade: usados para medir a rapidez com que as contas da empresa podem ser convertidas em vendas ou caixa.

Pronto para fazer análise financeira da sua empresa?

Como você deve ter percebido, uma análise financeira eficiente é o elo entre ações e bons resultados. É uma ferramenta que gera mais segurança e transparência para a gestão do negócio, embasando suas decisões e potencializando as chances de alcançar os resultados esperados.

No entanto, muitos empresários têm dificuldades ou não tem tempo para realizar uma análise financeira aprofundada em sua empresa. Como consequência, não conseguem organizar as finanças para diminuir os custos, aumentar os resultados e crescer o negócio.

Em suma

Se esse é o seu caso, talvez seja hora de pedir ajuda de profissionais especializados que poderão analisar todo o cenário da empresa, identificando as causas dos problemas financeiros que você vem enfrentando, e implementando as ações mais acertadas para solucioná-los.

Portanto, caso tenha interesse, entre em contato conosco que teremos o maior prazer em fornecer mais informações.