Estratégias de marketing, quando bem elaboradas e direcionadas a um público específico, resultam na captação de novos clientes, no aumento constante das vendas e no crescimento do negócio. Mas, nada disso funciona sem um bom plano de marketing.

Infelizmente,

ainda existem empreendedores que não julgam necessário a elaboração desse planejamento, correndo o risco de que as ações de marketing não alcancem os resultados esperados.

Por isso,

neste artigo vamos mostrar tudo o que você precisa fazer para elaborar um plano de marketing prático e eficiente para sua empresa. Acompanhe!

O que é um Plano de Marketing

Tecnicamente, um plano de marketing é o planejamento das ações de marketing de uma empresa, buscando alcançar um determinado objetivo, que pode ser voltado para aumentar a visibilidade da marca, aumentar as vendas de um produto ou serviço específicos, entre outros.

É por meio desse plano que você conseguirá desenvolver as estratégias necessárias para que sua empresa se mantenha competitiva, atendendo as demandas do mercado.

Portanto,

o plano de marketing pode ser considerado como uma ferramenta de gestão para a empresa, representando o seu posicionamento, já que ele precisa estar de acordo com a visão, missão, valores e objetivos da organização.

Ele é a vitrine das ações da sua empresa, uma amostra do que está por vir e precisa ser muito bom!

Dada a sua importância, caso a empresa não tenha um profissional responsável por essa área, será necessário contratar uma outra empresa que entenda do assunto, para criar o melhor plano de marketing para o seu negócio.

7 passos para elaborar o Plano de Marketing

Agora que você já sabe da real importância do plano de marketing para sua empresa, vamos aos passos necessários para sua elaboração.

1) Defina os objetivos

O primeiro passo é definir o objetivo que deverá ser alcançado com as ações de marketing.

Esse será o direcionamento do que deverá ser feito, permitindo que o acompanhamento dos resultados mostre se a empresa está se aproximando ou não dos resultados esperados.

Os objetivos escolhidos devem ser coerentes com a maneira como a sua empresa se posiciona, com a situação em que o seu segmento se encontra e, também, com as tendências que podem afetar o futuro do seu mercado.

Eles também devem ser realistas e possuírem prazos, pois, assim, será possível determinar se seu plano de marketing teve sucesso ou não.

Uma boa estratégia para atender esses critérios é fazer benchmarking com outras empresas do mercado e entender quanto tempo elas demoraram para atingir os objetivos que você tem em mente.

2) Entenda quem são os seus clientes

O segundo passo na elaboração de um bom plano de marketing é conhecer, detalhadamente, quem são seus clientes e qual público-alvo deve ser impactado pelas ações.

É essencial realizar, constantemente, uma análise detalhada do mercado, para entender os hábitos, os interesses e principalmente as necessidades de quem pode consumir seus produtos e serviços.

Nesse contexto, aqui estão algumas informações que você precisa manter sempre atualizadas:

• Distribuição geográfica: onde seus clientes moram? Em qual estado, cidade ou bairro?

• Distribuição demográfica: qual é a idade, sexo, classe social, profissão, salário, grau de instrução, etc;

• Estilo de vida: o que gostam de fazer, seus hábitos, hobbies, comportamentos de compra, objeções;

Estas informações permitirão que você alinhe sua comunicação e escolha as melhores estratégias de marketing para compor o seu planejamento.

3) Analise a concorrência

Depois de conhecer seus clientes, a análise da concorrência é o próximo passo no seu plano de marketing.

Você precisa conhecer as demais empresas que estão inseridas no seu mercado e saber quais são pontos positivos e negativos dos produtos e serviços disponibilizados por elas.

A partir do momento que você conhece a concorrência, é possível agregar diferenciais aos seus produtos, aumentado o valor percebido pelos clientes e conquistando uma fatia maior do mercado.

Mantenha uma postura de sempre aprender com a sua concorrência, entendendo o que eles estão fazendo certo e onde estão errando, pois, assim, você acompanha a evolução do mercado.

4) Defina as estratégias de marketing

Depois de estudar as necessidades dos clientes e analisar o que a concorrência está fazendo, chegou a hora de escolher as estratégias do seu plano de marketing.

Essa é a parte em que você vai definir o caminho, ou seja, de que maneira alcançará os seus objetivos.

O ideal é que as estratégias escolhidas ajudem a empresa a obter vantagens sobre a concorrência e a melhorar seu posicionamento no mercado.

Para isso,

será necessária uma boa dose de criatividade e a adoção de ações inovadoras.

5) Defina um cronograma

A definição de um cronograma é fundamental para realizar o acompanhamento da execução do seu plano de marketing.

O cronograma determina quando cada ação será realizada, contemplando não só o que será feito, mas, também, os recursos necessários e os responsáveis.

Por isso,

descreva as ações e os prazos em um documento que fique visível a todos os envolvidos. Pode ser um quadro de avisos físicos ou uma ferramenta de organização de tarefas como o Trello, por exemplo.

Deixar tudo à vista e com fácil acesso auxilia na consulta e implementação do plano.

Tente seguir o cronograma, pois, isso vai facilitar o monitoramento do plano de marketing, o levantamento dos resultados alcançados e a identificação do que precisará ser corrigido durante a implementação.

6) Planeje o financeiro

Não adianta sua empresa montar um plano de marketing criativo e inovador se não tiver dinheiro para colocá-lo em prática, certo?!

Por isso, o planejamento financeiro também é um passo essencial.

Defina o quanto irá custar a implementação das ações de marketing durante o período em que elas estiverem ativas. O controle pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual.

O monitoramento dos resultados deve dizer o que está dando certo e o que deu errado, para que você direcione o investimento da maneira mais inteligente possível.

7) Contrate uma empresa

Muitos empresários têm dificuldades em elaborar um plano de marketing adequado às necessidades da sua empresa, seja por falta de tempo ou por falta de profissionais com essa expertise.

Se esse é o seu caso, a solução é contratar uma empresa que entenda do assunto e que possa criar o melhor plano de marketing para o seu negócio.

Contar com ajuda externa propicia uma visão mais isenta e imparcial do seu negócio e do seu mercado.

Profissionais especializados poderão identificar os problemas em sua raiz, analisando o seu posicionamento como um todo e elaborando as ações de marketing mais acertadas para o seu momento.

Pronto para fazer seu Plano de Marketing?

Como vimos, o plano de marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e mantida atualizada.

Somente assim, você conseguirá se adaptar às constantes mudanças do mercado, antecipando as tendências e criando vantagens competitivas em relação aos concorrentes.

Ficou interessado?

Faça contato conosco e conheça os serviços que podemos oferecer para sua empresa.