Para auxiliar a administração da empresa, a contabilidade ajuda na mensuração de dados financeiros, facilitando as tomadas de decisões sobre rumos que a corporação deve seguir. Alguns relatórios, como os do demonstrativo contábil, são ferramentas essenciais que podem, e devem, ser utilizadas.

Entre tantos relatórios e ferramentas, é comum que muitos profissionais ainda não entendam a relevância para a empresa que a demonstração contábil gera. Porém, para realizar um trabalho eficiente no planejamento estratégico e para estar por dentro da legislação, é fundamental que os empreendedores tenham esse conhecimento.

Se você quer saber mais sobre o que é e como utilizar o demonstrativo contábil para a sua empresa, continue lendo este artigo, pois separamos as melhores dicas para você.

Demonstrativo contábil é essencial para a gestão financeira de uma empresa.

O que é demonstrativo contábil?

O demonstrativo contábil é uma junção de relatórios que analisam o desempenho financeiro de uma empresa, possibilitando então, a demonstração transparente sobre a cultura econômica da entidade.

Além de ser uma ferramenta importante que auxilia na gestão da sua empresa, o demonstrativo contábil é obrigatório, previsto pela Lei nº 6.404/76. O setor contábil deve apresentar os dados e informações sobre o patrimônio do seu negócio, facilitando a prestação de contas para os sócios e acionistas da companhia.

Com informações confiáveis e números comprovados, o demonstrativo contábil mostra corretamente como a empresa está posicionada no mercado, assim a equipe administrativa pode gerar estratégias sobre quais rumos e próximos passos a empresa deve seguir.

Para obter bons resultados e poder acompanhar de forma atualizada os dados da companhia, perante a lei, é previsto que o gestor deve realizar todo final do ano os relatórios da demonstração contábil, portanto, é recomendado fazer esse trabalho mensalmente, para que facilite as decisões estratégicas do gestor.

Por que é importante fazer demonstrativo contábil?

Com os indicadores da demonstração contábil, é possível entender melhor o desempenho financeiro da empresa, e caso ela ainda não tenha investidores, este compilado de relatórios auxilia na mensuração e análise que os possíveis investidores podem fazer sobre o fluxo de informações econômicas da mesma.

Esses relatórios são feitos através do:

  • Balanço Patrimonial;
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
  • Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC);
  • Demonstração do Valor Adicionado (DVA);
  • Demonstração do Resultado Abrangente (DRA);
  • Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
  • Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA).

Esses itens permitem que exista mais transparência sobre a economia da empresa, em que os sócios acompanham o resumo financeiro através de um relatório que mostra os lucros, gastos e despesas que a empresa teve. Mesmo que um dos sócios não esteja inserido diariamente nesta área, ele terá todos os dados em mãos para analisar a gestão através destes indicadores.

Monitorar a saúde financeira da empresa

A segurança de trabalhar com dados confiáveis em mãos, dá mais liberdade para os gestores tomarem decisões que aumentem o crescimento econômico da empresa e consequentemente, diminua gastos desnecessários.

Como base de um planejamento orçamentário, o gestor deve realizar essa análise mensalmente, auxiliando nas tomadas de decisões. Caso o gestor queira apenas realizar o cumprimento da lei, ele pode gerar o demonstrativo contábil anualmente, no final do ano, fazendo uma leitura macro sobre a rentabilidade da empresa.

Mas é apenas nas análises das performances mensais que o gestor terá mais resultados para gerir a empresa mês a mês, tendo leituras mais rápidas e medidas preventivas sobre o faturamento mensal da empresa, melhorando a sua posição no mercado.

Realizar o demonstrativo contábil traz diversas vantagens para a empresa.

Participar de licitações públicas

Para participar de licitações públicas, sua empresa deve apresentar o relatório de demonstrativo contábil. Este é um documento solicitado para a participação do processo seletivo, que mostra como está a situação econômica da empresa.

A saúde financeira da companhia, normalmente do período anual, é calculada através dos índices do estado econômico da mesma. A compreensão dos bens e aplicações financeiras são feitas através do “ativo”, e o “passivo” é feito através da abrangência dos recursos financeiros das obrigações com terceiros. Para saber o patrimônio líquido, você precisa calcular a diferença positiva entre ambos os valores finais.

Essa entrega é importante para mostrar a eficiência financeira da empresa que participa da licitação pública, seja para oferecer seus produtos ou serviços.

Facilidade para obter crédito

O demonstrativo contábil possui inúmeras vantagens, entre elas, a facilidade para obter créditos e realizar empréstimos. Os bancos utilizam diversas formas de análise para aprovação de créditos para empresas, mas uma delas é a análise da demonstração contábil.

As instituições financeiras verificam se as empresas têm capacidade de pagamento, garantias e capital para realizar o empréstimo ou aprovação de mais créditos, sendo visualizadas através dos relatórios financeiros.

Possibilidade de crescimento e melhor gestão

Todo empreendedor entende a importância do crescimento de uma empresa, mas o que muitos ainda não fazem, é realizar uma gestão de qualidade para que isso possa acontecer.

Realizando o demonstrativo contábil mensalmente, ou pelo menos anualmente, os gestores podem reduzir os erros da empresa, atrair mais investidores, aumentar a possibilidade de novos créditos aprovados e ainda tomar decisões de uma forma ágil e segura, graças aos relatórios.
A organização financeira e o entendimento do posicionamento da sua empresa no mercado, permite que a transparência na leitura dos dados torne a vida dos gestores e investidores muito mais práticas.

Coloque um ponto final da desorganização administrativa e abra novos caminhos e oportunidades para a sua empresa decolar no mundo dos negócios.

Contrate uma empresa especializada

A Empresa Jr. – Administração UFBA foi desenvolvida há 32 anos em Salvador, formada por estudantes dos cursos de Administração, BI de Humanidades, Economia e Secretariado da UFBA, visando fornecer serviços de consultoria empresarial, através de seus projetos administrativos.

O trabalho realizado pelos membros já atingiu mais de 1.000 clientes, que auxiliam na transformação da sociedade. O objetivo principal é simplificar e auxiliar no entendimento dos princípios gerais da gestão de recursos financeiros da empresa. E é através da análise e assessoria financeira, que os jovens planejam a organização, controlando melhor as atividades financeiras e utilizações de fundos do seu negócio.
Se você quiser qualidade e facilidade de negócios, entre em contato e agende sua reunião de diagnóstico empresarial.