Grupo de pessoas em reunião de planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um aspecto essencial para o sucesso de uma empresa, seja qual for seu segmento de mercado. Isso porque, com esta ferramenta, é possível entender de forma concreta onde a empresa se encontra e onde quer chegar. Ou seja, traçar objetivos, metas e ações efetivas para o seu pleno desenvolvimento.

Foi por meio da elaboração de um planejamento estratégico junto à Empresa Jr. ADM UFBA que a empresa CD Logística conseguiu alcançar a evolução dos seus indicadores internos, bem como uma melhor comunicação e utilização da sua estratégia. Confira neste artigo as principais vantagens do planejamento estratégico.

Desafio

A CD Logística atua nos principais segmentos de logística, como transporte, armazenagem e distribuição na Bahia e Sergipe. É uma empresa com mais de 8 anos de atuação no setor e, devido a sua localização privilegiada, a CD Logística torna possível uma maior agilidade com menos custos logísticos aos seus clientes.

Num primeiro contato com a instituição, identificou-se que a estratégia estava desestruturada, que havia a necessidade de otimização do tempo e internalização da estratégia atual e os diretores tinham dificuldade em repassar a estratégia. Além disso, também era preciso que houvesse uma atualização em relação às práticas de mercado.

Solução 

Como meio de suprir as necessidades expressadas pela CD Logística, a Empresa Jr. ADM UFBA elencou uma série de ações a serem executadas com a criação de um planejamento estratégico. Entre elas: ações de benchmarking; definição de objetivos e indicadores estratégicos; construção de objetivos chaves, metas e responsáveis; planos de ação para cada resultado-chave; estratégia de internalização e responsabilização da estratégia; estudo e implementação do software para acompanhamento; fluxo de trabalho com passo a passo para utilização.

Resultados

Os resultados obtidos só foram possíveis pela metodologia ágil de um gerenciamento interno dos projetos, que é realizado por meio do SCRUM, buscando sempre a agilidade da execução. Além disso, durante a realização do projeto, um critério necessário é o alinhamento constante com o cliente e o objetivo definido no início, seja por meio de reuniões parciais, repasse semanal e validação de etapas.

Com isso, foi possível observar ao final do processo a definição de indicadores e um planejamento assertivo para crescimento do negócio. Além disso, a evolução dos indicadores internos, a melhor comunicação da estratégia e utilização do OKR (Objective and Key Results ou Objetivos e Resultados Chaves).

Grupo de pessoas em reunião

O que é planejamento estratégico

O planejamento estratégico é um processo sistematizado que serve como meio para atingir um ou mais objetivos da empresa. Essa ferramenta é elaborada com base em diversas análises, como a identificação do cenário no qual se encontra a empresa, por exemplo. Além disso, o estabelecimento de metas e ações que vão guiar o processo para que os objetivos sejam alcançados. Em outras palavras, o planejamento estratégico é a metodologia que será utilizada pela instituição para atingir suas metas de desenvolvimento.

Esse planejamento deve ser elaborado nos momentos iniciais de uma empresa, mas é essencial que seja revisado periodicamente. Afinal, conforme os objetivos vão sendo cumpridos, deve-se elencar novos e, em paralelo a isso, deve-se sempre analisar as mudanças de cenário que cercam a instituição.

Organização e priorização

Uma das principais vantagens de fazer um planejamento estratégico é melhorar a organização da empresa. Dessa forma, os objetivos e metas passam a ser concretos e saem do campo da teoria. Isso facilita o processo diário da companhia e torna mais fácil alcançar esses objetivos. Ter esses tópicos estruturados também permite um melhor entendimento por parte de todas as pessoas envolvidas em cada passo desse planejamento, em vez de ficar restrito a um pequeno grupo da companhia.

Além disso, com essa ferramenta é possível priorizar as ações da empresa, direcionando tempo e esforços para tarefas mais urgentes. Por isso, um dos pontos importantes em um planejamento estratégico é a criação de um cronograma para a realização de cada ação.

Segurança nas tomadas de decisão e diminuição de riscos

Um planejamento estratégico também permite à empresa tomar decisões mais seguras e assertivas no seu dia a dia. Isso é possível por meio de uma análise e acompanhamento dos dados da instituição. Afinal, além de criar um planejamento, é essencial realizar o acompanhamento de cada meta e uma revisão periódica desse processo. Assim, é possível elencar estratégias específicas que supram as necessidades da empresa em determinado momento.

Outra grande vantagem de um planejamento estratégico é a diminuição de riscos para a empresa. Essa ferramenta permite traçar um caminho que evidencia onde a empresa está, onde quer chegar e como deve trabalhar para chegar lá. Os colaboradores possuem um plano a seguir e não precisam tomar decisões no seu dia a dia de trabalho que não sejam bem embasadas e efetivas.

Economia de tempo e recursos e aumento na produtividade

Quando se tem um planejamento estratégico bem elaborado, é possível evitar o desperdício de recursos e o retrabalho. Afinal, com um planejamento detalhado de onde a empresa quer chegar e quais os passos que devem ser tomados, a margem de erros no processo diminui consideravelmente.

Com esses pontos delimitados e claros para toda a equipe, os processos passam a ser mais ágeis. As pessoas envolvidas em cada ação podem compreender de forma clara cada etapa do processo e, com isso, podem tomar decisões ágeis de forma assertiva.

O aumento da produtividade da empresa é uma consequência do cumprimento das ações do planejamento. Os colaboradores têm sua função definida e sabe exatamente o que deve fazer para executar cada passo do trabalho. Economiza-se o tempo que antes era perdido ao alinhar diversas vezes a função de cada um.

Conclusão

Como vimos neste artigo, realizar um planejamento estratégico para sua empresa pode trazer muitas vantagens e bons resultados, que impactam no faturamento. Afinal, essa é uma ferramenta completamente voltada para o alcance de resultados de uma organização.

Por isso, o planejamento estratégico é fundamental para organizações que desejam potencializar seus resultados, crescendo de forma organizada e sustentável, uma vez que sua meta é o planejamento antecipado de ações e táticas para o alcance dos objetivos traçados. Além disso, o serviço também é imprescindível para aqueles empresários com dificuldade em gerir seus processos, orientar os funcionários e os recursos da instituição para o alcance das metas estabelecidas.