Tomar decisões em uma empresa é algo cotidiano, mas ainda assim pode ser repleto de incertezas. Por isso, entender o cenário do mercado, as dores e anseios do público-alvo e conhecer a concorrência são aspectos essenciais para o crescimento de um negócio. Esses dados são um ponto de partida para novos empreendimentos ou são uma etapa importante na hora de reestruturar uma empresa. Eles são obtidos por meio de uma ferramenta chamada pesquisa de mercado.

Esta ferramenta pode ser realizada com diferentes metodologias e oferece uma série de vantagens para qualquer empreendimento. As informações coletadas através de uma pesquisa de mercado podem definir decisões importantes, como os investimentos de um negócio. Ao longo deste artigo, você vai conhecer melhor a pesquisa de mercado, seus tipos e a importância para as empresas.

O que é pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um instrumento que serve para coletar, registrar, classificar e analisar sistematicamente os dados como hábitos, comportamentos, opiniões, dores e desejos de pessoas ou instituições. Essas informações precisam levar em conta aspectos como o contexto social, econômico e até mesmo político dos sujeitos da pesquisa, de acordo com o seu objetivo final.

Essa ferramenta permite entender o contexto de um segmento ou então de um público-alvo. Existem diversas metodologias para realizar uma pesquisa de mercado, mas ela costuma ser feita por meio da aplicação de questionários que coletam as respostas de uma amostra de entrevistados. Eles podem ser clientes em potencial, concorrentes, fornecedores, entre outros.

Pesquisa de mercado é essencial para alavancar um negócio.

Importância da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado está diretamente relacionada ao desenvolvimento ou estagnação de uma empresa. Imagine que você está iniciando um novo empreendimento e vai oferecer um produto ou serviço específico. Faz a contratação de funcionários, adquire materiais com os fornecedores e investe na criação de toda a comunicação do seu negócio. Em seguida, descobre que o seu público-alvo não está interessado na solução oferecida.

É aí que entra a pesquisa de mercado. Ela é um recurso capaz de obter informações valiosas que eliminam o risco de más decisões e investimentos incertos que causam grandes prejuízos, seja qual for o seu segmento. Por isso, é fundamental que ela seja realizada antes mesmo de tirar o empreendimento do papel.

Uma pesquisa de mercado também é importante para as empresas que já são atuantes em seus nichos. Afinal, o mundo está sujeito a mudanças que influenciam comportamentos de consumo, viabilidade de negócios e necessidades do público-alvo. Foi o que aconteceu durante e após a pandemia do coronavírus, que forçou muitas empresas a fazer o exercício de reavaliar os rumos do negócio.

Isso só pode ser feito de maneira efetiva com os dados obtidos por meio de uma pesquisa de mercado. Sendo assim, essa ferramenta é essencial para o sucesso de um empreendimento.

Saiba mais: Pesquisa de mercado: entenda a importância para o setor da saúde

Benefícios da pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado pode oferecer uma série de benefícios para as empresas que utilizam a ferramenta. De modo geral, ela reflete no sucesso que um empreendimento pode ter. Isso significa o uso consciente de recursos, tomadas de decisões assertivas, aumento da credibilidade, entre outros. Confira as principais vantagens:

Conhecer concorrentes

Conhecer a concorrência permite identificar seus pontos fracos e pontos fortes. A partir disso, a empresa pode definir estratégias assertivas de acordo com as experiências boas ou más de outros players do mercado. Além disso, pode obter insights valiosos de como outras empresas lidam com as dores de um mesmo público-alvo. Isso pode ser útil tanto para guiar estratégias em andamento quanto para definir novos caminhos de uma instituição.

Entender o público-alvo

A pesquisa de mercado contribui para a construção de personas que representam o cliente ideal. Entender e conhecer os clientes é fundamental para oferecer soluções que satisfaçam suas necessidades de forma efetiva. Isso auxilia no processo de desenvolvimento do produto ou serviço, mas também pode guiar outros setores, como o de comunicação.

Minimizar riscos

Com informações como as citadas acima, uma pesquisa de mercado permite minimizar – ou até mesmo eliminar – os riscos em um empreendimento. Isso porque contar com dados precisos sobre diversos aspectos de um segmento significa ter um material rico para guiar as melhores decisões e estratégias.

Identificar oportunidades

Um dos principais benefícios de uma pesquisa de mercado é identificar oportunidades. Seja na análise dos concorrentes, observando suas falhas, ou até mesmo entendendo o perfil e as dores do público-alvo. Estes dados são valiosos no momento de criar estratégias, definir novos produtos ou serviços e criar abordagens de venda na empresa.

Tipos de pesquisa de mercado

Em geral, uma pesquisa pode ser qualitativa ou quantitativa. A pesquisa quantitativa é aquela que fornece dados estatísticos, geralmente apresentados em forma de gráficos, tabelas e outras formas de análise comparativa. Para obter dados concisos e eficazes, é importante aplicar este tipo de pesquisa em uma amostra grande de entrevistados.

Já a pesquisa qualitativa tem o objetivo de realizar análises mais profundas, por isso costuma ser feita com uma amostra menor de entrevistados. Aqui, o detalhamento das respostas é fundamental.

As metodologias utilizadas variam de acordo com o objetivo principal da pesquisa de mercado. Ela pode ser focada nos hábitos de consumo do público, na força e credibilidade da marca, na satisfação dos clientes e funcionários, entre outros. Para coletar essas informações, existem diversas ferramentas disponíveis no mercado, como os questionários. A pesquisa pode ser realizada tanto de forma remota quanto presencial.

Leia também: Como um Plano de Marketing aumentou 72% o faturamento da Sal e Brasa

Como a Empresa Jr ADM UFBA pode te ajudar

Por se tratar de uma coleta de dados extensa e muitas vezes aprofundada, a melhor forma de realizar uma pesquisa de mercado para o seu negócio é contratar uma empresa especializada. A Empresa Jr ADM UFBA realiza esse serviço de forma que compreende o cenário do macro ambiente a partir de dados secundários, com o objetivo de entender possíveis ameaças e oportunidades do mercado em questão. A partir desses dados secundários é feita uma coleta de dados primários com os potenciais e atuais clientes da marca para entender o seu mercado-alvo e traçar direcionamentos personalizados e assertivos para seu negócio.

Entre em contato e solicite seu orçamento!