Pessoa digitando em notebook com um estetoscópio ao lado.

Seja no início de um novo empreendimento ou num momento de reestruturação de negócio, a pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial. Esse recurso permite estabelecer processos assertivos em todos os setores de mercado por meio de informações consistentes.

Na área da saúde também é muito recomendada. É preciso oferecer produtos e serviços de excelência para que a saúde dos pacientes não seja prejudicada.

Nesse artigo, você vai entender como funciona uma pesquisa de mercado e qual sua importância para o setor da saúde por meio do case do Hospital Santo Amaro, em Salvador.

O que é pesquisa de mercado

A pesquisa de mercado é um estudo que coleta e analisa dados relacionados a um negócio, seja qual for seu segmento. É um recurso estratégico muito utilizado para conhecer o público-alvo, diminuir riscos e auxiliar nas tomadas de decisões em diversos setores.

Esses dados podem ser as necessidades de potenciais clientes, comportamento de consumo, mapeamento de empresas concorrentes, entre outros. Com estas informações em mãos, é possível traçar estratégias de negócio mais efetivas para a empresa.

Por que realizar uma pesquisa de mercado

Uma das principais vantagens de realizar uma pesquisa de mercado na área da saúde é diminuir riscos operacionais. Além disso, é possível desenvolver melhores estratégias de marketing, assim como tornar os processos mais rápidos, assertivos e efetivos.

Ela está totalmente relacionada com a inovação. Isso porque, tendo em mente o cenário do mercado, é possível enxergar as dores e necessidades do setor e, a partir disso, propor soluções inovadoras.

Além disso, com a pesquisa de mercado também é possível explorar novos nichos, testar novos processos, produtos e serviços, e otimizar os procedimentos da empresa.

Obter um diagnóstico de mercado

Antes de estruturar os processos da empresa e estabelecer sua metodologia de operações, é importante conhecer o mercado no qual está inserido. Para isso, a pesquisa de mercado é uma ferramenta que proporciona adquirir informações ricas sobre seu nicho.

Com ela, é possível identificar necessidades, tendências, analisar o desempenho de produtos e serviços, bem como descobrir os segmentos mais lucrativos e seguros.

Também é um ótimo recurso para identificar oportunidades de negócio antes mesmo dos seus concorrentes.

Conhecer o perfil de clientes em potencial

Além dos benefícios listados acima, conhecer o perfil de clientes em potencial é outra vantagem proporcionada pela pesquisa de mercado. Na área da saúde isso é de extrema importância: mapear quais necessidades os pacientes possuem, bem como analisar seu relacionamento com a empresa.

A pesquisa de mercado permite focar em soluções inovadoras que possam sanar as dores de clientes, sejam eles pacientes ou corpo clínico, sem correr o risco de despender recursos em frentes que não são necessárias.

Analisar concorrentes

Outro conjunto de informações que pode ser fornecido por meio de uma pesquisa de mercado é em relação aos concorrentes. Não importa qual seja o nicho, é essencial conhecer seus concorrentes.

Entender quais serviços e produtos são ofertados, de que maneira, qual a qualidade do serviço, são informações ricas que permitem tomar decisões estratégicas para sair em vantagem.

Por exemplo, se todos os hospitais da região oferecem os mesmos tipos de exames e procedimentos, é possível perceber brechas para novos serviços que podem atrair mais clientes.

Como fazer pesquisa de mercado

Em geral, as pesquisas de mercado são realizadas por meio de aplicação e análise de questionários. Eles podem ser feitos de maneira presencial ou remota, utilizando diversas ferramentas disponíveis no mercado.

O primeiro passo é estabelecer os objetivos da pesquisa para, a partir daí, construir o roteiro do questionário. Além disso, é importante definir a amostragem, ou seja, quantas e quais pessoas irão responder.

Entretanto, a maneira mais acertada de realizar uma pesquisa de mercado é contratar profissionais qualificados para a tarefa. A Empresa Jr. realiza o serviço a partir de um estudo macroeconômico de oportunidades e ameaças com base no mercado de oferta da empresa.

Diante dessa perspectiva, é feita uma validação com potenciais clientes e concorrentes, coletando dados locais que validaram a ideia ou facilitaram o entendimento mercadológico do setor, para assim auxiliar na tomada de decisão mais assertiva para o crescimento da companhia.

Médico segurando um celular nas mãos

O case do Hospital Santo Amaro

Em julho de 2020, a Empresa Jr. iniciou um projeto junto ao Hospital Santo Amaro, uma instituição referência em obstetrícia, neonatologia e cirurgias em geral. O hospital foi criado em 1988 e atualmente possui 27 especializações, atende 30 convênios e é considerado uma das unidades mantenedoras da Fundação José Silveira.

O principal objetivo do projeto era realizar um planejamento mercadológico para aumentar o reconhecimento da marca, além de facilitar e gerir a comunicação com os clientes do Hospital Santo Amaro.

Dores e necessidades do hospital

Durante as reuniões entre a equipe da Empresa Jr. e do Hospital Santo Amaro, foi identificada uma série de dores e necessidades a serem solucionadas por meio do projeto. A principal delas seria a melhora na comunicação entre os clientes – pacientes e médicos – e a administração da instituição.

Além disso, também foi detectada a necessidade inovar nessa área e obter um software para marcação de consultas.

Soluções apresentadas pela equipe

Como solução para atender às necessidades da equipe do Hospital Santo Amaro, a equipe da Empresa Jr. entendeu que seria preciso realizar uma pesquisa de mercado com os dois perfis de clientes: pacientes e corpo clínico.

Foi realizada uma ambientação com a equipe para compreender o estado do setor de serviços domésticos e, com isso, direcionar a pesquisa. Além disso, foi realizada uma pesquisa em relação aos softwares para marcação de consultas, a fim de melhorar a comunicação entre pacientes e hospital.

Também foi realizada uma pesquisa tanto com potenciais clientes, quanto com pacientes atuais do Hospital Santo Amaro. A partir disso, o objetivo era buscar novas estratégias para atuar nos hábitos de consumo e comportamento, bem como aumentar o valor entregue através do posicionamento e marca.

Resultados obtidos com a pesquisa de mercado

Como resultado da pesquisa de mercado, as etapas de análises dos questionários merecem maior destaque. A pesquisa proporcionou a coleta de  informações muito relevantes ao hospital em relação ao corpo clínico, tanto dos atuais quanto potenciais clientes.

Através das análises, foram realizados diversos direcionamentos sobre como eles devem se posicionar nos meios de comunicação, quais outras plataformas a instituição deve estar presente, exemplos de conteúdos para as redes sociais e para o próprio hospital.

A administração do Hospital Santo Amaro percebeu o valor da pesquisa de mercado na área da saúde de tal forma, que antes mesmo do projeto ser finalizado alguns direcionamentos já foram colocados em prática.