Grupo de pessoas em uma reunião de planejamento

O marketing é um aspecto essencial para o crescimento e consolidação de uma empresa, principalmente quando é necessário divulgar algum produto ou serviço. Mas, para fazer isso de forma que traga bons resultados, é preciso estruturar as ações e planejar com base em objetivos tangíveis. Para isso serve o Plano de Marketing.

Após identificar suas necessidades relacionadas à comunicação e, a partir disso, elaborar um Plano de Marketing, é que a rede de franquias Sal e Brasa conseguiu aumentar seu faturamento em 72% num período de cinco meses.

Nesse artigo, te explicamos como foi esse processo e como conseguir o mesmo com ações estruturadas de marketing.

O problema: estruturação de marketing

A Sal e Brasa (SB Franquias LTDA) é uma rede de churrascaria express com escala nacional. A empresa identificou a necessidade de estruturar campanhas e estratégias de marketing da Sal e Brasa para o ano de 2018, considerando os hábitos de consumo de seus atuais e potenciais clientes.

A partir daí, iniciou o contato com a equipe de consultores da Empresa Jr. ADM UFBA para especificar todas as dores e demandas da rede de restaurantes para embasar os próximos passos.

A solução: Plano de Marketing

Como solução para a demanda da rede de franquias Sal e Brasa, a equipe identificou a necessidade de elaborar um Plano de marketing contendo a análise de atuais clientes, definição de 4Ps e direcionamentos para Produtos, Preço, Praça e Promoção, além de construção de estratégia de Gestão de Relacionamento com Cliente (CRM) e campanhas.

As ações junto a Empresa Jr começaram a ser elaboradas em outubro de 2017 e foram até março de 2018.

Resultados obtidos

Após a elaboração do Plano de Marketing e execução das ações previstas, foram identificados resultados satisfatórios para a rede de franquias. No ano de 2018 o faturamento da rede aumentou 72% em relação ao ano anterior e a Rede Sal e Brasa cresceu 5% na participação do mercado de restaurantes.

O que é Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é um conjunto de estratégias baseadas em dados e análises da empresa, que vão guiar as ações de marketing em um determinado período. É um documento que contém objetivo, indicadores do negócio, e outras informações importantes para realização das ações de comunicação.

Ele pode servir para estratégias de modo geral, para campanhas específicas – como Black Friday, dia do cliente ou outras datas importantes para o setor – ou então para produtos e serviços específicos da empresa.

O Plano de Marketing deve ser elaborado de forma personalizada para atender às necessidades específicas da empresa. Além disso, é essencial tirar as ideias do papel para obter os resultados desejados a partir do plano. 

Pessoa utilizando post its para realizar um planejamento.

Por que fazer um Plano de Marketing

Sem um conjunto de estratégias de comunicação, é muito comum que empresas desenvolvam ações nesse sentido sem um planejamento e, consequentemente, não consigam alcançar seus objetivos. Um exemplo disso é criar páginas nas redes sociais e elaborar materiais gráficos antes mesmo de definir os objetivos que precisam atingir.

Por isso, é muito importante elaborar um Plano de Marketing que possa guiar o negócio e viabilizar bons resultados para a empresa. Esse aspecto pode trazer diversas vantagens para uma empresa, como a consolidação da marca, a otimização de recursos e a redução de erros de estratégia.

Otimização de recursos e melhora de resultados

Uma das principais vantagens obtidas com o Plano de Marketing é a otimização de recursos da empresa. Planejando cada ação de comunicação, é possível realizar investimentos mais assertivos e evitar gastos desnecessários com material gráfico, anúncios, prestadores de serviço e economizar o tempo da equipe, que pode ser direcionado para outras demandas.

Direcionando melhor o investimento de tempo e dinheiro, as ações de marketing vão trazer resultados mais efetivos para o negócio. Além disso, elaborar os objetivos de forma clara e tangível possibilita o planejamento de ações de comunicação mais assertivas.

Posicionamento de marca

Outro benefício do Plano de Marketing é a consolidação da marca no mercado. Antes de definir cada estratégia, é feito um estudo para entender o segmento: análise de concorrentes, de atuais e possíveis clientes, assim como informações específicas da empresa.

A partir disso, é possível pensar em estratégias que visam o fortalecimento de marca, ao mesmo tempo em que proporcionam o marketing de ações e campanhas específicas como a divulgação de produtos específicos.

Redução de erros estratégicos

Analisar dados relevantes para a empresa, como a concorrência, o público-alvo e outras especificidades do segmento permitem definir objetivos claros para serem alcançados com ações de marketing. Com isso, elaborar estratégias de comunicação efetivas fica mais fácil. Assim, é possível diminuir consideravelmente, senão eliminar os riscos estratégicos da comunicação de uma empresa.

Afinal, mapeando todo o cenário de atuação do negócio, é possível identificar erros e possíveis ameaças e então traçar caminhos de modo a evitar esses problemas, maximizando os resultados.

Conclusão

Elaborar um Plano de Marketing é uma etapa essencial para a comunicação de uma empresa. Esse documento colabora para a melhora na gestão do negócio como um todo, não apenas no setor de comunicação. Afinal, com ele é possível obter diversos benefícios como aumento no faturamento, consolidação da marca, otimização de recursos e diminuição de riscos estratégicos.

A Empresa Jr. ADM UFBA realiza os serviços de Estudo de Viabilidade Mercadológica e Pesquisa de Mercado, que contém, entre outras etapas, o Plano de Marketing. Além disso, sua empresa também pode contratar o próprio serviço de Plano de Marketing. Investir nesses serviços significa investir em estratégias mais assertivas para a sua empresa. Entre em contato com a equipe para saber mais!