Mulher e homem concentrados analisando dados no computador.

Um dos pilares mais importantes de um negócio é a gestão financeira. Por melhores que sejam os serviços ou produtos de uma empresa, se as finanças não forem administradas de maneira eficaz, ela não se desenvolve e corre o risco de fechar as portas. Para auxiliar a empresa, em muitos casos é necessário contratar uma assessoria financeira especializada.

Afinal, é preciso contar com profissionais qualificados e uma gestão de qualidade nesse aspecto. Entretanto, muitas vezes a necessidade de organizar os processos fica em segundo plano em uma companhia.

Ao contratar uma assessoria financeira, a equipe poderá auxiliar a empresa a se desenvolver efetivamente. Confira neste artigo sete benefícios de contratar uma assessoria financeira.

O que é assessoria financeira

Mas afinal, o que é uma assessoria financeira? É um processo no qual diversos especialistas auxiliam com as finanças da empresa. É uma solução para alavancar os negócios, seja qual for o seu nicho de mercado.

 Esses especialistas coletam informações sobre a instituição como fluxo de caixa, entradas e saídas, margem de lucros. Com isso, pode-se obter um diagnóstico e, a partir dele, avaliar a gestão financeira e indicar caminhos possíveis para uma administração assertiva.

Dessa forma, sua companhia recebe opiniões e conselhos de pessoas externas ao dia a dia da empresa. Com uma gestão financeira saudável, é possível traçar as melhores estratégias e processos.

Por que contratar uma assessoria financeira

Independente de qual seja o nicho de mercado ou o porte da sua empresa, existem inúmeras vantagens em contratar uma assessoria financeira. A principal delas é melhorar as finanças da companhia, o que influencia em todos os aspectos do negócio.

Com uma boa saúde financeira, a empresa evita riscos, economiza tempo e recursos focando em outras áreas e pode tomar decisões e realizar planejamentos de maneira mais assertiva e eficaz.

  1. Diagnóstico de saúde financeira

Para realizar uma boa gestão financeira, é fundamental conhecer todos os processos e dados sobre essa área da companhia. Por esse motivo, um dos benefícios de contratar uma assessoria financeira é obter um diagnóstico detalhado sobre as finanças da sua empresa.

O diagnóstico permite identificar problemas já existentes e prever riscos futuros, para buscar soluções de maneira rápida e eficaz. Dessa forma, é possível traçar estratégias e definir os processos por meio dos quais o trabalho será executado.

  1. Acompanhamento de dados

A gestão financeira de uma empresa vai muito além de simplesmente acompanhar a entrada e saída de dinheiro. É uma tarefa complexa e requer pessoas qualificadas para se dedicarem exclusivamente a isso.

Outro motivo para contratar o serviço de assessoria financeira é a realização do acompanhamento de dados da companhia, como entradas, saídas, despesas fixas, entre outros. Se a sua empresa não conta com equipe interna com tempo hábil para se dedicar a isso, contratar esse serviço pode ser a melhor solução.

A equipe de assessoria realiza o acompanhamento de dados em tempo real para que as melhores decisões sejam tomadas com base na realidade da instituição.

  1. Otimização de processo, tempo e recursos

Com o diagnóstico e o acompanhamento de dados em mãos, é possível observar pontos de melhoria na gestão financeira da instituição. O papel de uma assessoria financeira é auxiliar na organização de processos para buscar soluções e facilitar o dia a dia da empresa. Assim, é possível cortar custos desnecessários, por exemplo, fortalecendo a saúde financeira e potencializando os negócios.

A assessoria financeira existe para auxiliar a empresa na gestão das finanças. Este serviço possibilita a otimização de tempo, uma vez que profissionais externos são quem realizam esse processo. Dessa forma, os colaboradores da companhia podem focar em outras frentes de trabalho.

Além disso, a assessoria financeira também permite a economia de recursos. Com os processos financeiros funcionando de maneira eficaz, evita-se riscos e, consequentemente, gastos desnecessários que podem ser redirecionados para outros projetos.

Entretanto, é importante ressaltar que a assessoria financeira funciona prestando consultoria para a empresa, e não é quem toma a decisão final em nenhuma etapa do processo.

Duas pessoas analisando dados em papéis e no computador.

  1. Profissionais especializados com assessoria financeira

Contratando um serviço de assessoria financeira, sua empresa conta com profissionais especializados para auxiliar a desenvolver as melhores estratégias. Isso garante que o trabalho seja executado com qualidade. Além disso, equipes de assessoria possuem experiência específica na área e podem colaborar com a companhia utilizando todo o seu expertise.

Outra vantagem é obter uma visão estratégica externa à companhia. Muitas vezes os gestores da empresa e seus colaboradores possuem pontos de vista influenciados pelo que vivenciam no dia a dia do seu trabalho. Com a opinião de profissionais de assessoria, é possível obter novos caminhos e soluções inovadoras.

  1. Análise de resultados

Uma equipe de assessoria também realiza a análise dos resultados financeiros da empresa. Com a coleta de dados, geram relatórios periódicos e analisam os indicadores da companhia a fim de planejar os próximos passos.

Nessa etapa, a visão de profissionais externos é fundamental, com insights inovadores que visam a melhoria da gestão financeira.

  1. Planejamento estratégico eficiente 

Realizar um planejamento eficiente é um dos principais fatores que fazem uma empresa evoluir. Definir metas coerentes e possíveis, traçar caminhos para alcançá-las e fazer o possível para uma boa execução dessas ações.

A assessoria financeira auxilia nesse processo, indicando estratégias de negócio que fazem sentido para o contexto em que a empresa está situada. Assim, a equipe interna da instituição se sente motivada e engajada a cumprir metas possíveis de alcançar, potencializando os resultados.

Conclusão

Portanto, contratar uma assessoria financeira significa investir diretamente no desenvolvimento da empresa. Com a equipe especializada da Empresa Jr. ADM UFBA, a sua instituição poderá usufruir de todas as vantagens listadas neste artigo.

No serviço de assessoria financeira, a Empresa Jr ADM UFBA organiza todos os seus números em tempo real, possuindo um contato bem próximo à empresa. Os dados são alocados em um software ideal para a realidade do cliente, com base no estudo realizado pela equipe.

Periodicamente são criados relatórios sobre a saúde financeira da empresa com análises mais profundas de seus resultados e indicadores. A partir disso, estratégias de redução de gastos são implementadas a fim de reduzir dispêndios desnecessários.