Todo empresário deseja desenvolver sua empresa e conquistar mais espaço no mercado. Na realidade competitiva e desafiadora atual, para que isso ocorra, ele precisa saber o valor que a sua marca possui. Para obter essa informação é preciso recorrer a uma técnica chamada Valuation.

No entanto, o empresário deve entender que o valor da sua empresa é uma percepção de mercado. Significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de vários fatores relativos ao negócio.

Por isso, neste artigo esclarecemos as principais dúvidas sobre o termo Valuation e como você pode usá-lo para estimar quanto vale sua empresa. Acompanhe!

O que é Valuation

Valuation é um termo de origem inglesa que significa, adaptado ao português, avaliação de empresas.

É o processo de estimar o valor de uma empresa de forma sistematizada. Mas, mesmo assim, envolve uma certa dose de subjetividade no julgamento do empreendedor ao definir as premissas e selecionar fontes de dados.

Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica das decisões do empreendedor.

Por trabalhar com as percepções que os investidores e clientes possuem sobre a empresa, o Valuation envolve o julgamento da posição que a organização ocupa no mercado e a previsão do retorno de investimento nas ações da organização.

Em resumo, é o processo de avaliar quanto uma empresa vale, determinando seu preço justo e quanto será o retorno para quem decidir investir em suas ações.

É um cálculo difícil de realizar para empresas que estão começando, por causa da falta de históricos numéricos e dos produtos e serviços ainda não consolidados no mercado.

Porque é importante para sua empresa

Entender o valor de uma empresa historicamente permite que você tenha uma ideia do comportamento da empresa ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

Também permite um melhor diagnóstico empresarial, explorando os aspectos que a valorizam e identificando aqueles que a fazem valer menos. Assim, o empresário é capaz de mitigar essas deficiências ao longo do tempo.

O Valuation pode ser aplicado em empresas dos mais diversos segmentos e portes, já que seu grau de complexidade será específico para cada negócio.

Por exemplo, no caso das Startups, que geralmente não têm histórico de receitas ou até mesmo um produto definido, o Valuation é mais subjetivo e apresenta um maior risco para o investidor, já que o modelo de negócio ainda não foi testado.

No caso de negócios mais maduros, como uma empresa com um longo histórico de resultados, as projeções serão mais precisas.

O conhecimento do valor da sua empresa pode ser utilizado para fins internos, como instrumento de gestão, analisando os resultados das estratégias corporativas e a eficiência do processo decisório dos executivos.

Benefícios do Valuation para sua empresa

Como você percebeu, o Valuation é essencial para as decisões de gestão, estratégias e negociações da empresa. No entanto, também existem outros motivos que influenciam a decisão do empresário de fazer um Valuation, como:

  • Investimentos: qualquer empresa pode receber a proposta de investidores e, para que essa negociação seja bem-sucedida, será essencial que o empresário saiba de fato o valor da sua empresa e não tenha apenas uma estimativa;
  • Participação societária: assim como os investidores, sócios podem entrar ou sair da empresa durante sua trajetória. Para se estabelecer a distribuição justa de capital, é preciso ter uma avaliação atualizada do valor de mercado da organização, acelerando a negociação e minimizando conflitos entre os acionistas;
  • Controle financeiro: o cálculo do Valuation possibilita conhecer a situação da organização, sua confiabilidade e adequação às questões contábeis e fiscais. Também permite corrigir possíveis erros, conhecer as receitas, ativos e passivos da empresa, bem como o faturamento e o lucro;
  • Projetar o futuro: a avaliação do seu negócio fornece dados para que você analise a trajetória da empresa e se as metas estão sendo atingidas. Assim, é possível estabelecer novos objetivos e realizar correções de rumo;

E agora, quanto vale sua empresa?

Depende de quem avalia. Para calcular o Valuation é necessário possuir experiência e conhecimento aprofundado, pois as técnicas nem sempre emitem cálculos ou apontamentos exatos.

Podem ser usados, simultaneamente, modelos qualitativos, quantitativos e metodologias práticas consagradas no mercado financeiro mundial para realizar o cálculo de valoração do ativo ou empresa.

Será preciso lidar com opiniões dos analistas financeiros, incertezas da economia e volatilidade do mercado, abundância de fontes de informação online e offline, e com o interesse dos investidores.

Por exemplo, a soma dos valores apontados por um avaliador financeiro com foco em venda pode ser diferente de outro avaliador que está interessado em comprar ou investir.

A mistura dosada desses ingredientes é que vai determinar o valor do ativo ou da empresa.

Por isso, os empresários que desejam calcular o Valuation da sua empresa costumam contratar consultores especializados externos para saber o valor de mercado do seu negócio.

Assim, poderão expandir seus negócios, colocando a empresa em um patamar mais elevado.

Quer saber mais sobre este assunto? Assine nossa Newsletter e receba informações precisas e atuais sobre seu mercado.