A Consultoria Empresarial é uma solução utilizada pelas empresas que desejam promover mudanças para se tornarem mais eficientes e competitivas.

Sua contratação é demandada quando a organização não é capaz de resolver internamente algumas situações pontuais, principalmente por questões de custo, falta de tempo ou de expertise dos gestores.

No entanto,

antes de ponderar a contratação de uma consultoria, é necessário conhecer as vantagens da prestação desse serviço, para entender se ele é o mais adequado ao momento que a empresa vive.

É o que vamos falar neste artigo. Acompanhe até o final!

O que é, de fato, uma consultoria empresarial completa?

Uma consultoria empresarial completa, basicamente, é a contratação de uma empresa externa capacitada a identificar problemas e propor soluções para a contratante.

Para isso,

os consultores precisam possuir profundo conhecimento do segmento de mercado em que pretendem ajudar as organizações. Eles analisam as atividades da empresa de forma isenta e concreta, entregando resultados tangíveis e mensuráveis.

Costumam ser chamados quando a empresa enfrenta problemas específicos como, por exemplo, queda das vendas, desempenho ruim dos funcionários ou queda no faturamento e lucratividade.

Mas,

também pode ser uma opção quando a empresa busca expandir sua atuação, investindo em novas unidades ou entrando em um novo segmento de mercado, entre outros objetivos.

As vantagens de contratar uma consultoria empresarial completa

A contratação de uma consultoria empresarial completa é uma decisão que deve ser pensada estrategicamente pelos gestores, avaliando as vantagens inerentes ao serviço que será prestado. Existem inúmeros benefícios!

Vamos falar dos principais:

Avaliação holística da organização

O empresário,

por estar totalmente envolvido nos processos da empresa, pode não conseguir avaliar de forma holística e crítica o que precisa ser mudado.

Frequentemente,

os gestores por estarem acostumados a uma rotina já consolidada ou por apresentarem uma relação emocional com seus negócios, não conseguem avaliar as atividades da maneira crítica como deveriam.

Em empresas de pequeno e médio porte isso pode ser ainda mais prejudicial, influenciando a forma com que os gestores comandam seus negócios, impactando negativamente nos resultados.

Nesses casos,

consultores de projetos trazem um olhar externo, isento de vícios e de ideias pré-concebidas para o negócio, diagnosticando de forma mais eficiente os problemas e propondo as melhorias necessárias.

Agilidade nos resultados

Desde a assinatura do contrato de prestação do serviço, o consultor vai trabalhar focado nos resultados desejados pela organização, trabalhando para solucionar problemas específicos.

Uma equipe interna provavelmente teria que dividir seu tempo com as responsabilidades diárias, diminuindo a velocidade das mudanças e fazendo com que os resultados demorem mais tempo a serem alcançados;

Ao assinar o contrato,

ambas as partes têm clara noção do tempo de desenvolvimento do trabalho e podem acompanhar o progresso. Essa prática acelera a evolução do projeto e traz resultados positivos em menos tempo.

Além disso,

o consultor também tem know-how e experiência na área. Portanto, ele desenvolve suas tarefas com mais agilidade.

Ótimo custo-benefício

Ao optar por uma solução interna, a empresa corre o risco de desperdiçar recursos por conta de objetivos mal definidos, perda de prazos e diminuição da produtividade dos profissionais remanejados para implementar as mudanças necessárias.

Nesse sentido,

a contratação da consultoria empresarial possibilita uma previsibilidade dos custos, com conhecimento prévio de quanto será o investimento.

Por ser um serviço que não exige um vínculo empregatício, o custo-benefício torna-se mais vantajoso, porque a empresa não precisa arcar com os encargos trabalhistas de um funcionário para executar um projeto de curto a médio prazo.

Além disso,

há a possibilidade de realizar a contratação do serviço com empresas juniores, como a Empresa JR ADM UFBA, que oferecem um preço abaixo do cobrado pelo mercado, tornando o custo-benefício ainda maior.

Conhecimento especializado

Outra vantagem na contratação da consultoria empresarial completa é o conhecimento especializado que ela traz para dentro da organização.

Por mais que os gestores ou colaboradores conheçam o seu mercado, os consultores possuem a experiência adquirida na resolução de problemas em diversas empresas.

Isso,

faz com que tenham um conhecimento especializado que, dificilmente, será igualado internamente e que tornará mais ágil e eficiente o diagnóstico e implementação das mudanças necessárias.

Atualização da equipe

Essa vantagem é uma consequência direta da anterior.

A parceria estabelecida entre os consultores e a equipe interna da empresa possibilitará uma transferência de conhecimento, promovendo a atualização dos profissionais com as melhores técnicas e estratégias do mercado.

Afinal,

a consultoria traz novas perspectivas para dentro da empresa, baseadas nas experiências de mercado, adquiridas pelos consultores.

Este aprendizado,

ao ser repassado aos profissionais da organização, fará com que a empresa continue se beneficiando deste conhecimento, até mesmo após o término da consultoria.

Tomada de decisão mais segura

Pequenas e médias empresas costumam ser dependentes de um pequeno número de lideranças, o que pode acarretar a concentração de muitas responsabilidades sobre uma só pessoa.

Nestas circunstâncias,

é comum um gestor sentir ainda mais a pressão da tomada de decisão, principalmente, pela dificuldade em acompanhar os processos de todos os setores da empresa.

A consultoria empresarial completa não apenas fornece diagnósticos, como também estabelece direcionamentos para auxiliar na tomada de decisão do gestor.

Dessa forma,

as estratégias aplicadas e o gerenciamento de projetos se tornarão tarefas mais seguras e eficientes, já que a gestão poderá embasar suas decisões em informações mais completas.

Reestruturação das equipes

O sucesso de qualquer empresa, independente do seu porte, depende de seus colaboradores.

No caso de pequenas e médias empresas, que contam com equipes mais enxutas, o impacto causado por funcionários alocados em funções não adequadas, ou com características não ideais a seu cargo, pode ser muito prejudicial.

Neste contexto,

a consultoria empresarial pode mapear as atividades realizadas pelos colaboradores, confrontando-as com seus perfis e experiências profissionais.

Assim,

ela pode, em caso de necessidade, apontar opções de reorganização dos colaboradores, colocando as pessoas certas nas funções corretas, formando times mais produtivos e eficientes.

Mapeamento de barreiras de desenvolvimento

A consultoria empresarial completa consegue identificar o que está impedindo o crescimento da empresa, bem como oferecer soluções para superá-los.

Assim,

se torna possível entender porque os negócios não estão alcançando os resultados esperados, ou os motivos das vendas estarem caindo.

Por outro lado,

caso a empresa deseje expandir suas atividades para outros mercados, a consultoria também pode mapear as dificuldades de entrada que poderão ser enfrentadas e as melhores maneiras de vencê-las.

Conclusão

Neste artigo, mostramos as vantagens de contratar uma consultoria empresarial completa para a sua empresa. Mostramos como pode trazer profissionais capacitados para cuidar do seu negócio, atualizar suas equipes, aumentar a eficiência dos processos, otimizar o tempo e os recursos financeiros.

Nós, aqui da Empresa JR ADM UFBA, prestamos estes serviços, mapeando problemas e propondo soluções nos setores de marketing, finanças, planejamento e organizacional, ajudando nossos clientes a obter todas as vantagens descritas no texto.

Se você está precisando melhorar os resultados da sua empresa, conheça nosso trabalho. Teremos o maior prazer em ajudar!