Muitos empresários não sabem como calcular o valor de uma empresa. E isso pode prejudicar o negócio em diversas situações como, por exemplo, aporte de capital por investidores, entrada ou saída de um sócio, venda da empresa, entre outros.

Em todos os casos citados acima,

é essencial saber o quanto vale a empresa para que as negociações ocorram a contento para todas as partes envolvidas.

A ferramenta utilizada para este cálculo é o Valuation, um conjunto de métodos financeiros usados para determinar o valor de mercado da empresa.

Existem diferentes técnicas para realizar um estudo de Valuation e, neste post, falaremos daquelas que são mais usadas no mercado.

Como calcular o valor de uma empresa

Para obter o método de Valuation mais adequado para sua empresa, é necessário avaliar aspectos como os objetivos do cálculo, porte e segmento de atuação da empresa, uma vez que cada modalidade de análise pode apresentar valores diferentes para o mesmo negócio.

Feito isso, pode-se escolher qual o método será usado. Vamos a eles.

Fluxo de Caixa Descontado – FCD

O método do FCD é o cálculo de Valuation mais utilizado no mundo. Ele consiste na projeção dos fluxos de caixa futuros de uma empresa e na aplicação de uma taxa de desconto para trazê-los a valor presente.

É recomendado que seja utilizado para empresas em geral, por ser abrangente e simples, características essenciais para um Valuation assertivo.

Esse método parte do princípio de que “Valor” é a capacidade de gerar caixa, sendo assim, estima-se o valor de uma empresa por essa competência.

O FCD é o método utilizado pela Empresa Jr ADM UFBA devido a sua eficácia.

No FCD são realizadas as projeções de fluxo de caixa de 5 a 10 anos e a elaboração das avaliações devem englobar:

  • fatores externos como o cenário econômico e aspectos do mercado em que a empresa atua;
  • fatores internos relacionados à realidade da organização como seu histórico financeiro, situação administrativa e planos futuros;

Estes diferentes aspectos podem influenciar o crescimento e faturamento da empresa. Portanto, o zelo com as premissas adotadas é essencial para uma avaliação fidedigna e de qualidade.

Por exemplo,

os responsáveis devem tomar cuidado para não considerar subjetivamente muitos aspectos como as ameaças do segmento ou ainda projetar um cenário extremamente positivo para o negócio, levando a um Valuation distorcido.

Múltiplos de Mercado

O método de Valuation de múltiplos de mercado consiste em comparar sua empresa com outras instituições do mesmo segmento para saber o valor médio do negócio.

Em geral,

os indicadores usados são o faturamento, EBITDA ou o lucro, tomando cuidado com o fato de que empresas em diferentes etapas de desenvolvimento possuem diferentes rentabilidades.

O método dos múltiplos possui algumas ressalvas como não considerar os ativos intangíveis, como a marca, nem o momento da empresa analisada.

Além disso,

é muito difícil encontrar empresas que sejam 100% do mesmo setor para serem comparadas.

Na verdade,

este método costuma ser usado para validar o método FCD. Ou seja, o Valuation é calculado via fluxos de caixa descontados, e, depois de encontrar o valor de mercado, o empreendedor ou consultor contratado, utiliza o método múltiplos de mercado para verificar se o número está correto.

Liquidação

O método de liquidação não é muito usado para saber como calcular o valor de uma empresa. Geralmente, ele não é atrativo para o empresário, já que, como o nome demonstra, é mais utilizado quando a empresa está encerrando suas atividades.

O método considera apenas quanto a empresa conseguiria obter com seus ativos tangíveis como propriedades, veículos, equipamentos, máquinas, etc., em um curto espaço de tempo.

Ou seja, é um método a ser usado apenas em última instância, quando as outras possibilidades se esgotaram.

Valor Patrimonial Contábil

O método contábil é muito semelhante ao método de liquidação, com a diferença de não contabilizar a variável tempo.

Dessa maneira, o método não considera quanto a empresa conseguiria pelos ativos em pouco tempo, e, sim, os valores registrados no Balanço Patrimonial, descontados de sua depreciação ou amortização.

É um método muito pouco atrativo para empresas menores, como startups, que, geralmente, buscam crescer com ativos intangíveis e base de usuários.

Quanto vale a sua empresa?

Muitos empresários têm dificuldades em saber como calcular o valor de uma empresa devido à complexidade dos métodos e da grande quantidade de informações que devem ser analisadas.

Mesmo que sua empresa possua profissionais com as competências necessárias, terá que tirá-los de suas funções primárias para se dedicar à realização do Valuation da empresa.

Nesse cenário, é muito mais vantajoso contratar uma consultoria externa, que trará diversas vantagens, como um olhar imparcial e especializado, realizando uma avaliação mais isenta, por estar olhando de fora do problema.

Outra vantagem é a transferência de conhecimento, pois, o consultor irá analisar todos os processos envolvidos na definição do valor da empresa, desde o controle financeiro, registro do fluxo de caixa, análise de bens e avaliação patrimonial.

Além de serem informações essenciais para o cálculo do Valuation da empresa, o empresário também poderá usá-las como valiosos instrumentos de gestão, impulsionando investimentos e o crescimento do negócio.

Nós, aqui da Empresa JR ADM UFBA, prestamos estes serviços, ajudando nossos clientes a obter todas as vantagens descritas no texto.

Se você está precisando calcular o valor de mercado da sua empresa entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudar!