Por que devo realizar uma Pesquisa de Mercado?

Conheça os principais pontos a serem observados para que uma pesquisa de mercado seja eficiente e traga resultados para sua empresa!

Na atual conjuntura econômica do Brasil, o empreendedorismo está crescendo exponencialmente, levando diversas pessoas a se aventurarem a abrir seus próprios negócios. Porém, além da burocracia necessária para abrir uma empresa, o empreendedor precisa prestar muita atenção no mercado onde ele vai atuar para não perder todo seu investimento.
É necessário conhecer bem o público que deseja atingir, quais concorrentes já existem no mercado e quais as melhores estratégias a serem seguidas. Esse conhecimento vai permitir um melhor planejamento e a diminuição dos riscos de abrir um negócio próprio.
Assim, a melhor maneira de se munir de todas as informações relevantes, antes de se abrir o negócio, é fazer uma pesquisa de mercado.
Neste artigo, mostraremos a você os passos necessários para que a sua pesquisa de mercado seja eficiente e realmente ajude na sua estratégia de negócios, seja para abrir uma empresa nova ou fortalecer um empreendimento já existente.

Os 5 passos necessários para uma boa pesquisa de mercado

Como já falamos, pesquisa de mercado é a coleta de dados referentes ao segmento de mercado que sua empresa pretende atuar. Esse trabalho não deve ser encarado como custo, e sim como um investimento, pois dele surgirão as estratégias necessárias para sua empresa crescer dentro do segmento escolhido.
Vamos ver os principais pontos a serem observados para que sua pesquisa de mercado funcione.

1. Definir o nicho de mercado

A primeira coisa que você deve ter em mente ao abrir uma empresa, seja de produto ou serviço, é definir qual o segmento de mercado que irá atuar. Afinal, é mais fácil atuar em uma área específica do que tentar vender para todas as existentes.
Ao realizar uma pesquisa de mercado sobre o nicho escolhido, você saberá identificar as potencialidades que ele oferece, podendo dimensionar sua empresa de acordo com esses dados.
Além disso, você saberá as tendências que estão em alta naquele setor direcionando sua estratégia para se adaptar a elas, quais os concorrentes e de que forma estão atuando. Assim sua empresa estará muito mais preparada para se inserir nesse segmento e obter sucesso.

2. Conhecer o público-alvo

Um dos principais motivos para se fazer uma pesquisa de mercado é conhecer para quem seu produto ou serviço é destinado, ou seja, o seu público-alvo. Essa informação é essencial pois ela dará a você uma visão clara da parcela de consumidores que terão mais afinidade com a sua marca, mostrando suas preocupações, vontades, preferências e necessidades.
Quando você conhece seus possíveis clientes, as chances dos resultados serem positivos quando lançar seu produto no mercado serão maiores. Existem dois tipos de pesquisa para se conhecer o público-alvo.
● quantitativa: é a pesquisa que traz dados mensuráveis, detalhados e estatísticos sobre o comportamento dos consumidores. Aqui você saberá se o nicho de mercado que escolheu tem mais homens ou mulheres atuando, qual sua faixa etária, média salarial entre outros detalhes. Por isso é de grande importância para tomada de decisões antes de se abrir uma empresa.
● qualitativa: nesse tipo de pesquisa, os dados são mais subjetivos, não podem ser demonstrados em números ou gráficos. Aqui será analisado o comportamento do consumidor, suas expectativas, avaliações e motivações para adquirirem algum produto ou serviço.

3. Estudar a concorrência

A pesquisa de mercado também é importante quando falamos em conhecer a concorrência. Saber quais empresas estão atuando no segmento de mercado escolhido e de que forma elas atuam é imprescindível para suas estratégias.
Alguns pontos importantes de avaliação são: preço praticado no mercado, relacionamento com os clientes, ações de marketing e presença na internet.
Os dados colhidos darão a você uma visão dos pontos fortes e fracos dessas empresas, permitindo que você desenvolva formas de agir.
A partir daí você poderá desenvolver ações onde sua empresa atuará de forma diferencial onde os concorrentes são fracos, e analisará melhorias de performance onde eles já são fortes.
Saber como outras empresas funcionam é de vital importância para que a sua empresa funcione bem e seja bem recebida no mercado.

4. Entender a logística

Para se ter uma empresa não basta conhecer o público-alvo, os concorrentes nem o nicho de mercado. É necessário, também, se ter uma ideia de como será o funcionamento da empresa para entregar o seu produto ou serviço. Na pesquisa de mercado esses dados devem ser levantados.
Você deverá conhecer bem a região onde será instalada a empresa, quais fornecedores que você escolheu atendem àquela região, qual a demanda esperada para dimensionar a equipe necessária para atendê-la.

5. Definir as estratégias de marketing

A pesquisa de mercado levanta dados suficientes para que você crie estratégias de marketing assertivas, visando o seu público-alvo, potencializando as vendas.
Sabendo quem é o seu consumidor, seus hábitos e preferências, suas campanhas podem ser direcionadas para os canais que eles mais utilizam, criando um relacionamento mais estreito.

6. Visualizar a aceitação do seu produto

Os dados colhidos com uma pesquisa de mercado ajudam você a posicionar sua marca de acordo com o que o público espera, determinando até a melhor maneira de oferecer seu produto aos consumidores.
Sabendo de antemão se o que você irá ofertar no mercado terá uma boa receptividade ou não, minimiza os riscos de rejeição do público, e aumentam as chances de sucesso do seu produto.

Pronto para realizar sua pesquisa de mercado?

Agora que você já sabe da importância de uma pesquisa de mercado, é necessário escolher a melhor forma de conduzi-la. Caso não tenha profissionais qualificados ou mesmo disponível, já que é um trabalho que depende de tempo, existem consultorias especializadas no assunto que conseguem trazer ótimo resultados.
Nós da Empresa JR ADM UFBA possuímos expertise na área de pesquisa de mercado, atuando a 30 anos no mercado, e sendo formada por estudantes da Escola de Estudantes da UFBA.
Mais de 600 empresas já foram impactadas com seu trabalho de pesquisa, auxiliando no seu planejamento e execução, incentivando dessa forma o empreendedorismo no país.
Se você está com ideias inovadoras para abrir um negócio, e quer fazer um bom planejamento antes, marque uma reunião com nossa equipe para fazermos um diagnóstico gratuito. Assim você terá uma ideia de como podemos ajudar a tirar sua ideia do papel.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram