Muitos gestores só pensam na hipótese de contratar uma consultoria quando as coisas vão de mal a pior. Seja por desperdícios na produção, por não alcançarem suas metas pré-estabelecidas, endividamento elevado ou até mesmo por não terem seus objetivos bem delineados.

O fato é que os gestores recorrem a uma consultoria quando muitas vezes não há muito que se possa fazer, sem um grande impacto para todos os funcionários e setores da empresa.

Por exemplo, quando alguns empresários demoram para tomar a decisão, pois acreditam que conseguirão resolver tudo sozinhos. Para esses, é importante saber que uma consultoria não precisa ser a última carta na manga. Contratar uma consultoria é uma forma de acelerar seus resultados e trazer mais paz, ao longo do caminho.

Neste artigo, reunimos alguns dos momentos em que contratar uma consultoria pode ajudar a economizar muito tempo e dinheiro. Continue lendo para descobrir quais.

Quais são os tipos de consultoria mais contratadas?

Antes de dizer os motivos que levam os empresários a contratarem uma consultoria o quanto antes, vamos ver um breve resumo das áreas em que sua empresa pode ser beneficiada ao investir em uma consultoria empresarial.

São diversos os tipos de consultoria prestados, desde finanças a estoques, para cada área de interesse existem consultores e empresas experientes. Esses profissionais, que possuem vivência e casos de sucesso, vão ajudar a sua empresa a encontrar soluções eficazes.

Portanto, o primeiro passo é saber qual o desafio que sua empresa vem passando e onde desejam chegar. Antes mesmo de contratar uma consultoria. Afinal, para quem não sabe onde vai, qualquer caminho serve.

Sabendo qual caminho seguir, você pode optar por Consultoria:

  •  Organizacional
  •  Em Finanças;
  •  De Planejamento;
  •  De Marketing, dentre outros.

Uma boa reflexão para definir qual o tipo de consultoria sua empresa precisa, é a seguinte: “se essa área estivesse melhor, quanto ela impactaria com resultados positivos nas demais?”.

É comum nossos clientes descobrirem que a área que eles acreditam ter problemas não é a origem dos mesmos. E com o foco na área certa os resultados vêm ainda mais rápido que o previsto.

Já imagina que área de sua empresa precisa de mais atenção e que uma consultoria pode te ajudar? Compartilhe conosco e teremos prazer em atender.

E vamos aos 5 principais motivos para contratar uma consultoria, enquanto ainda não há um incêndio para apagar.

1) Auxiliar na Tomada de decisões importantes

O empreendedor, ou gestor, geralmente é a pessoa que decide tudo na empresa. Mesmo nas questões em que ele não tem tanta experiência, ou formação, é ele quem precisa decidir sozinho que rumo a empresa vai tomar.

Geralmente, tomar decisões com base em sua experiência e feeling, não basta. Alguns assuntos precisam de conhecimento especializado. E o custo de decisões erradas pode ser alto demais para ser pago, colocando em risco o patrimônio das empresas.

Por exemplo, para um empresário que sempre lidou com as suas finanças de forma conservadora e decide abrir o capital da empresa ou fazer investimentos com mais risco, uma consultoria especializada em finanças vai ajudar a dar alternativas mais lucrativas para o dinheiro.

Por outro lado, se ele decidir sozinho por um mau investimento, vai comprometer o patrimônio da empresa. Certamente, isso o colocará em uma situação ruim perante seus credores.

2) Identificar o problema e manter uma equipe focada na solução

Uma dúvida que os empresários têm quando pensam em contratar uma consultoria é a de que eles mesmos, junto com os seus funcionários, poderiam fazer esse trabalho internamente. E pode ser que em sua equipe você tenha especialistas em gestão e esteja precisando de uma reestruturação organizacional.

Não seria má ideia aproveitar os recurso que você já tem e economizar?

Na maioria das vezes, a ideia seria péssima. Não tanto a ideia, mas a execução da mesma. Enquanto sua equipe faz reuniões de brainstorming e outras reuniões, ela estará sendo deslocada das suas atividades usuais. Geralmente, a maior parte das equipes têm pouco tempo disponível. E acumulando ainda mais atividades, não darão o foco necessário para a solução do problema.

Mais que isso, talvez, nem identifiquem com clareza qual o verdadeiro problema e é sobre essa hipótese que vamos falar no próximo tópico.

3) Ter uma visão global da empresa

Um consultor terceirizado, que não faça parte da equipe, traz do mercado novos conceitos e sua experiência de anos em uma área específica. Além disso, traz um olhar de fora da empresa e será muito mais fácil identificar o que não funciona na sua estrutura.

Embora você e seus funcionários conheçam tudo de sua empresa, ainda podem encontrar dificuldade em identificar a real causa de problemas. Isso acontece devido à forma de trabalho e vícios de gestão, que acabam fazendo parte de toda empresa.

Na prática, cada um olha seu lado e acha que seu trabalho é perfeito. Aquele jeitinho de contornar situações ruins pode ser o motivo de seus resultados estarem muito aquém do desejado. Além disso, para quem está imerso no problema, é muito mais difícil enxergar soluções.

Por isso, investir em uma consultoria vai economizar muito tempo e dinheiro, além de manter a sua equipe fazendo o que faz bem.

4) Ter um especialista com expertise de mercado

Um consultor é, antes de tudo, um profissional especializado na área de atuação. Quando você contrata um especialista, ele traz consigo dezenas de experiências vividas no mercado, com outras empresas.

O empreendedorismo toma muito tempo e nem sempre o empreendedor tem tempo para se desenvolver. Nem mesmo para visitar outras empresas e se reunir com outros empreendedores. Acontece que, quando sua empresa está passando por um problema, para quem está no comando é como se não tivesse solução.

No entanto, certos problemas são comuns a algumas empresas e um consultor pode inclusive, ter um case de sucesso em algo muito parecido. Portanto, ele vai te ajudar com sua experiência a encontrar a solução que você não chegaria sozinho.

5) Tempo recorde nas soluções

Esse é um desdobramento do ponto que falamos acima. Como o consultor carrega consigo uma enorme bagagem, tanto de sua formação quanto das empresas por onde ele passou, ele vai acelerar os seus resultados.

Desse modo, é como se você tomasse um atalho seguro com uma pessoa que já passou pelo mesmo caminho e portanto, conhece a saída.

Com uma boa parceria, o consultor pode dizer o que a empresa precisa fazer e você e sua equipe só precisarão aplicar e validar os resultados. Em muito menos tempo do que levariam para pesquisar, estudar e descobrir as soluções sozinhos.

Ou seja, o empresário consegue economizar seu tempo, energia e dinheiro.

Conosco, você pode contar com uma equipe de consultores especializados na área que você precisa. Para descobrir se você precisa de uma consultoria, estamos disponibilizando um diagnóstico gratuito, em que faremos um levantamento dos principais problemas do seu negócio. Para se inscrever é só clicar neste link.