Entenda como o valuation funciona, como atrair investidores para o seu negócio e ainda melhorar seu posicionamento no mercado.

Se já conseguiu uma estabilidade para se manter no mercado, chegou o momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores com o valuation.

Normalmente, quando alguém pensa em expandir o seu negócio, a primeira dúvida que surge é: quanto vale a minha empresa?

Para entender melhor sobre este assunto, você precisa saber o que é o valuation e como ele interfere na sua jornada de expansão. Primeiramente, precisa compreender que esse conceito é fundamental e deve ser bem compreendido, pois é a percepção que o mundo business tem sobre um negócio.

Porém, apesar da sua importância, muitas empresas ainda sofrem para fazer essa avaliação do valor justo do negócio. Isto, por sua vez, acaba criando dificuldades na hora de conquistar novos investidores.

Mas afinal, o que é o valuation?

Como já foi citado acima, o Valuation é o que precifica o valor de um negócio. É um termo de origem inglesa que significa em português “avaliação de empresas”. Ao analisar as percepções que uma determinada empresa possui, o valuation identifica a posição que a mesma ocupa no mercado.

Por exemplo: uma organização pode ser avaliada em diversos aspectos, como transações ou aquisições e principalmente fins contábeis. Além disso, em processos judiciais é usado para definir os bens que precisam ser divididos entre as partes envolvidas.

As pessoas responsáveis por essa análise normalmente estudam vários componentes da empresa em questão, como o relacionamento da marca com o público e, a partir desses dados e informações, estima o valor monetário dos seus ativos intangíveis.

Diante dessa avaliação, os empresários conseguem ter uma visão mais ampla do negócio no mercado e se beneficiar com:

 

·         A identificação das características que o valorizam

·         A descoberta de quanto pode ser investido

·         O entendimento do crescimento a longo prazo

·         A negociação justa do valor da empresa com os sócios

 

E porque é importante fazer o valuation da sua empresa?

Já falamos acima alguns dos benefícios que o valuation pode trazer para os seus negócios, certo?  Mas vamos explicar melhor como você deve usar isso a seu favor no mercado.

Ao entender como funciona o Valuation do seu negócio, vai te ajudar a compreender melhor como ele está configurado no mercado e, assim, terá o auxílio necessário para tomar as decisões estratégicas na hora certa. Isto porque, durante a avaliação, os responsáveis vão realizar um estudo completo do financeiro da empresa e também do seu setor.

O resultado dessa análise é o levantamento de possíveis falhas, o entendimento da empresa frente aos seus concorrentes e o estudo de diferentes cenários de risco.

Outro ponto importante para a realização do Valuation é sobre o alinhamento que seu negócio terá diante do que realmente vale. Pois, é bastante comum, que os empresários tenham em mente esse valor equivocado, já que possuem um vínculo emocional com a marca na qual representam. Por esse motivo, é fundamental que o dono saiba o valor real da sua empresa, para não perder boas oportunidades por desconhecimento dessas informações que são muito importantes.
Agora que você já sabe a importância do valuation, precisa saber quais os métodos mais utilizados para precificar o valor de um negócio no mercado.


3 métodos tradicionais de valuation
 

1.          Fluxo de caixa descontado

Essa avaliação é capaz de mostrar o valor presente e a capacidade do negócio de gerar riquezas no futuro, por meio de uma taxa de desconto chamada de WACC (Weighthed Average Cost of Capital), que em português representa o custo de capital da empresa.

Ou seja, esse método é realizado levando em consideração o estudo dos investimentos feitos em seus ativos operacionais, o custo de capital e os riscos do empreendimento no setor que ele é trabalhado.

 

2.          Múltiplos de mercado

Quando a sua TV estraga, a primeira coisa que você faz é uma pesquisa do modelo que deseja comprar na internet para saber qual a loja com a melhor oferta, não é mesmo? Isso é uma análise comparativa de valores, sobre um mesmo produto e, para calcular o valor de um negócio no mercado, esse método é realizado pelo mesmo processo.

Para realizar essa análise é necessário fazer um comparativo do desempenho econômico-financeiro das empresas com características parecidas do mercado, principalmente nos quesitos porte e setor de atuação.

 

3.          Valor patrimonial

Para precificar uma empresa por esse método é preciso ter como base a avaliação do patrimônio líquido. Para chegar no valor exato, é preciso somar todas as contas dos ativos circulantes (caixa, despesas antecipadas e valores a receber dos clientes) e não circulantes (máquinas, equipamentos, estoque e etc).

Com esses dados, deve-se subtrair as dívidas e outras obrigações presentes entre ambas, como fornecedores, obrigações trabalhistas e tributárias da empresa.

Com a realização do valuation em uma empresa, os empreendedores conseguem ter uma percepção mais ampla do seu negócio no mercado para poder expandir e buscar investidores no setor.

 

Você sabe quanto vale a sua empresa?

O valuation é um conceito fundamental que deve ser realizado nas empresas, principalmente quando elas estão à procura de novos investidores para ter uma posição mais elevada no mercado. Os métodos mais tradicionais podem ajudar os empresários que não têm o levantamento completo do setor financeiro do seu negócio e precisa dessa avaliação para precificar seu valor de mercado.

Com dados mais completos, podem tomar as decisões estratégicas, fazer um levantamento das falhas e entender um pouco mais como está o posicionamento de sua marca frente aos concorrentes para estudar os diferentes cenários de riscos.

Agora que você já sabe tudo sobre o Valuation, procure um profissional ou uma empresa como nós Empresa JR ADM UFBA, para te auxiliar nesse processo.