Gestão, Marketing e Finanças são os principais pilares da administração, e fato é, todas as empresas bem-sucedidas passaram por um pente-fino de análise nessas áreas. 

Gestão, Marketing e Finanças são serviços que podem ser integrados. Considerados fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento, seja ele novo no mercado ou dentro do cenário como uma empresa tradicional, unir conhecimento nessas três áreas, utilizando testes, dados e análises, é um grande passo rumo a resultados satisfatórios.

Agregar os serviços de administração dentro das estratégias executadas para obter o crescimento de um negócio requer esforços e conhecimento. É necessário entender quais são os pontos enfraquecidos na gestão empresarial para só então alcançar os potenciais resultados positivos.

Dentro das grandes empresas, ter essa compreensão aliada a bons desempenhos nas grandes áreas da administração, já é um grande salto à frente, que leva em direção a um presente e um futuro excepcionalmente positivos.

Marketing X Finanças

Um ponto comum em diversos empreendimentos, sejam eles de grande porte ou em PMEs, é sobre a disputa entre os investimentos dentro das áreas de marketing, que é proporcional ao instinto de economizar dos setores financeiros, fator que pode advir tanto de um encarregado desses assuntos, como de todo um departamento.

É necessário estabelecer que disputas desse teor não agregam ao andamento de um negócio, servindo apenas para atrasar o funcionamento e desenvolvimento do mesmo. É necessário que, nestes eventuais desencontros de ideias, a equipe de gestão de pessoas possa manter a saúde da empresa – bem como das discussões setoriais, dentro de um limite aceitável.

O marketing e as finanças precisam compartilhar a mesma visão comercial e apreciar o valor um do outro. Assim, eles podem trabalhar juntos com objetivos semelhantes, mas definitivamente sem segregar ou haver diminuição de uma ou outra área. Algumas possibilidades de colaboração entre esses setores, são:

Acompanhamento das tendências de vendas;
Orçamento com precisão para campanhas;
Alocação de recursos com eficiência.

Os três itens acima são importantes para o sucesso financeiro porque levam o negócio a ganhar estratégias coesas onde o crescimento acontece nas áreas certas. A chave para alcançar esse resultado está na comunicação eficaz e em um nível mais profundo de compreensão.

empresário rodeado de gráficos apara análise

Recursos humanos e Gestão financeira

A capacidade do RH de uma organização e da equipe de finanças atuarem juntos e entenderem a função um do outro tem valor crítico para uma empresa. Em muitos empreendimentos, esses setores estão em áreas de negócios distintas. A equipe de finanças ajuda a alocar recursos para apoiar as metas de uma organização, mantendo um equilíbrio entre custos e receitas. O time de Recursos humanos contrata, recruta e motiva as pessoas a promoverem esses mesmos objetivos.

Gestão de Pessoas e Financeira devem atuar lado a lado para que uma organização possa permanecer no mercado e crescer. Enquanto um se preocupa em maximizar os lucros, o outro prioriza o pessoal, dois elementos fundamentais para um negócio.

O ponto de partida é descobrir como, exatamente, a organização em questão ganha dinheiro. Para o RH em particular, também é importante entender como o dinheiro circula.

Saber disso pode ajudar os dois departamentos a entender onde eles se encaixam no plano da organização no que se refere à obtenção de receita. Com esse entendimento, surge a oportunidade de desenvolver um relacionamento mais eficaz às partes.

Marketing e RH

Gestão, Marketing e Finanças Pessoas sentadas fazendo anotações

Os gestores precisam entender a necessidade cada vez maior de manter os colaboradores trabalhando harmoniosamente, a fim de construir um relacionamento mutuamente benéfico. Uma relação simbiótica entre os dois aprimora os processos essenciais e agrega valor a toda uma organização.

O marketing e o RH compartilham objetivos semelhantes direcionados a públicos diferentes. O primeiro é responsável pela marca da empresa e por comunicá-la aos consumidores. O segundo é responsável pelo branding de empregos; garantindo que a organização seja percebida adequadamente pelos funcionários internos e candidatos externos.

As linhas entre essas duas áreas podem ficar um pouco confusas à medida que o Marketing e o Recursos Humanos compartilham a responsabilidade de garantir que a marca seja forte e que os funcionários estejam enviando a mensagem certa para os clientes.

Gestão, Marketing e Finanças

Para otimizar operações, reduzir riscos e custos, é importante para uma organização ter sempre etapas bem definidas. Nesse sentido, temos soluções inteligentes para padronizar e otimizar seus processos.

Fornecer suporte às funções técnicas para um desempenho equilibrado da gestão é o ponto mais importante dos Serviços Organizacionais.

A capacidade de fazer uma gestão eficaz de pessoas é uma qualidade necessária para líderes atuais e aspirantes que visam melhorar a comunicação no local de trabalho e preparar os funcionários para o sucesso. Examinar as habilidades que compõem a gestão de pessoas pode ajudá-lo a descobrir seus pontos fortes e a identificar áreas de melhorias.

Lidando com conflitos interpessoais

Gestores e funcionários em cargos de liderança têm um papel importante na resolução de conflitos. Uma gestão eficaz de pessoas pode ajudá-lo a mediar desentendimentos entre funcionários de uma maneira que promova a colaboração e o respeito.

Treinamento de funcionários líderes

Como líder do local de trabalho, é preciso ser responsável por treinar novos funcionários e orientar os “da casa” sobre processos atualizados. É possível usar os elementos de gestão de pessoas para fornecer feedbacks construtivos e orientar os funcionários para que tenham sucesso em suas posições.

Gerenciando prazos

A direção de colaboradores inclui a atribuição de tarefas e o estabelecimento de metas alcançáveis. A gestão de pessoas pode ajudá-lo a avaliar os recursos de sua equipe e definir prazos realistas que incentivam o progresso.

Construindo a cultura da empresa

É essencial usar as responsabilidades na gestão de pessoas para construir um relacionamento com os colaboradores. Também é possível pedir feedbacks à sua equipe sobre a perspectiva de crescimento na organização e, em seguida, transformar essas informações em mudanças viáveis ​​na cultura da empresa, algo que todos os funcionários podem ajudar a desenvolver.

Marketing

Colaboradora em reunião on-line

Estratégias de marketing bem definidas impulsionam os resultados da empresa, promovendo o alcance necessário no momento certo.  Segmentar seu público e traçar formas efetivas de alcançá-lo, é uma das tarefas essenciais dentro do Marketing. Não existe motivo para levar em frente outras estratégias sem fazer essa identificação da audiência-alvo antes.

Quando você não tem um grande orçamento, fazer marketing pode ser um desafio, mas há muito que um pequeno empresário pode fazer para atrair e manter uma base de clientes. O aumento do marketing digital tornou ainda mais fácil para o pequeno empresário encontrar uma maneira de criar presença e atrair um comprador informado.

Antes de sua empresa começar a comercializar um produto, é útil criar uma persona do comprador que você deseja alcançar com seus materiais promocionais. Depois de encontrar seu cliente ideal, é possível ter uma ampla escolha de metodologias.

Grande parte delas são táticas de baixo ou nenhum custo. É possível usá-las em diferentes estágios do seu ciclo de negócios – ou de uma vez, desde o início do processo geral de abertura da empresa.

Finanças

Funcionária fazendo cálculos

Planejar, organizar, dirigir e controlar as atividades financeiras, como aquisição e utilização de fundos da empresa, são os processos essenciais nessa área da administração. Esse trabalho tem como principal objetivo aplicar os princípios gerais de gestão aos recursos financeiros da empresa.

O balanço de uma organização identifica seu patrimônio líquido. Com essa declaração, é possível identificar se os ativos da empresa excederam seus passivos. Isso a ajuda a obter um diagnóstico instantâneo da saúde do seu empreendimento, indicando quanto possui (ativos) e quanto deve (passivos).

Seu desempenho é refletido na Demonstração dos Resultados. Quando é necessário saber se um negócio teve lucro ou prejuízo em um determinado período, este é o relatório utilizado. A declaração é geralmente dividida em duas partes: seções operacionais e não-operacionais.

Gestão e Finanças

Embora alguns proprietários de pequenas empresas possam ter experiência anterior em administração ou grande conhecimento financeiro, muitos são totalmente novatos. É quando vale a pena ter recursos aos quais recorrer para guiá-los nas decisões iniciais cruciais e nas tarefas financeiras a serem enfrentadas.

Uma boa gestão está no cerne de cada negócio, independentemente de sua dimensão. Sem ela, mesmo empresas viáveis ​​e potencialmente lucrativas irão à falência.

O dinheiro entra e sai constantemente do seu empreendimento, tendo início do seu ciclo como “receita” de clientes que compram seus produtos e serviços. Em seguida flui para fora na forma de “despesas”, como aluguel, salários, pagamentos mensais de empréstimos, negociações com os fornecedores, etc.

O ‘Fluxo de caixa positivo’, ou seja, quando você recebe mais receita do que paga em despesas, deve ser mantido se quiser que o seu negócio permaneça no mercado. Nesse caso, sua empresa deverá ser capaz de pagar as contas até a data de vencimento e enfrentar os custos inesperados.

Podem haver períodos em que você experimente um “fluxo de caixa negativo”, por exemplo, se uma nova máquina for adquirida ou o pagamento de um cliente estiver vencido. Potencialmente, é possível ter que contar com um um empréstimo de curto prazo para cobrir esse déficit no seu fluxo.

No entanto, desde que o fluxo de caixa negativo tenha sido planejado e sua condição seja revertida para uma posição positiva em seguida, isso não deve causar um problema sério para o seu negócio.