A Avaliação de Desempenho é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que ela realiza, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento. Ela é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão de pessoas para mensurar a performance dos colaboradores de uma organização.

Conheça agora os 5 principais métodos de aplicação da avaliação de desempenho:

1 – Autoavaliação

A autoavaliação, por exemplo, é um dos principais tipos de avaliação de desempenho.

Ela é realizada em duas etapas. Primeiro o colaborador responde a um questionário com o objetivo de refletir sobre a sua atuação, identificando seus pontos fortes e fracos; depois, junto ao seu superior, é discutido o que pode ser feito para melhorar a performance do colaborador.

2 – Avaliação da equipe

Avaliar os profissionais individualmente é importante, pois cada um apresenta peculiaridades que definem o seu potencial. No entanto, é fundamental que seja feita também uma avaliação da equipe, tendo em vista que a soma de esforços é uma das principais responsáveis por excelentes resultados.

3 – Escala gráfica

De todos os tipos de avaliação de desempenho, este talvez seja o mais simples e tradicional. No método Escala Gráfica, cria-se um formulário em colunas organizado da seguinte maneira:

Na primeira coluna, são colocadas as variáveis que serão avaliadas. Por exemplo: pontualidade, assiduidade, trabalho em equipe, criatividade etc.
Nas colunas seguintes, são colocados os valores de cada variável. Por exemplo: péssimo, ruim, regular, bom ou ótimo. Pode-se também atribuir notas de 0 a 5.

4 – 360 graus

A avaliação 360 graus é considerada uma das mais completas. Isso porque todos os envolvidos na rotina de trabalho do colaborador são convidados a participarem do processo.

Líderes, membros da equipe, o próprio colaborador e até mesmo clientes e fornecedores participam da avaliação. Ao fim do processo, é feita uma comparação entre as considerações dos avaliadores e as do avaliado, gerando feedbacks valiosíssimos.

5 – Escolha forçada

Em um formulário, é feita uma lista com várias afirmações estratégicas e que podem definir o comportamento do colaborador. Por exemplo:

– costuma atrasar as entregas;
– não se dá bem com os colegas de trabalho;
– cumpre bem os seus horários;
– é um profissional proativo.

Depois, na frente de cada afirmação, o avaliador precisa colocar um sinal de “+” (nas afirmações que se aproximarem do perfil do colaborador) ou de “-” (nas afirmações distantes do perfil do colaborador).

Em suma

É possível aplicar essas dicas sozinho, no seu negócio? Com certeza, sim. Porém, os resultados são muito melhores se você tiver a assessoria de profissionais especializados em relacionamento e satisfação do cliente.

A Empresa JR ADM UFBA oferece consultoria para empresas que  desejam aprimorar a gestão de pessoas dentro da organização. Contamos com uma equipe capacitada e apresentamos o melhor custo-benefício.