Avaliação de Desempenho: o que é e por que é importante

Para garantir o funcionamento adequado de uma organização, é elementar assegurar o bom desempenho de seus funcionários. E também conscientizá-los do impacto do seu trabalho na empresa como um todo. Para isso, existe a avaliação de desempenho, que, de forma imparcial, verifica a performance de cada colaborador em função das suas atividades, metas e potencial de desenvolvimento.

avaliação de desempenho

Por que fazer uma Avaliação de Desempenho?

A partir da análise dos resultados, é possível perceber o nível de alinhamento cultural do funcionário, identificar pontos de melhoria a serem desenvolvidos e pontos fortes a serem explorados para estruturação adequada dos cargos e consequente aumento de produtividade, estabelecer medidas eficazes de resolução de problemas, e, principalmente, desenvolver habilidades para que a equipe tenha performance e sinergia cada vez melhores.

Outro fator importante é a periodicidade de aplicação da avaliação de desempenho. Ela é essencial para que as curvas de desenvolvimento dos funcionários possam ser observadas. Tanto para o oferecimento de gratificações e avaliação de promoções de forma justa, quanto para promover autocríticas e autorreflexões entre as pessoas quanto ao engajamento com a organização.

Quais os tipos de Avaliação de Desempenho?

Existem sete formas de aplicação da avaliação de desempenho. São elas: auto-avaliação, do gerente pelo subordinado, por pares, pela equipe, pelo cliente, pelo supervisor ou gerente e 360º. As duas últimas se destacam, pois as avaliações realizadas pelo supervisor ou gerente são as mais comuns. Enquanto a 360º é a mais completa por ser uma compilação de todas as outras.

Portanto,

depois de escolhida a forma de aplicação, é importante que a escolha do método de avaliação também seja adequada à organização, tendo em vista seu planejamento estratégico e organograma. Existem métodos de ênfase no passado, que avaliam o que já foi realizado pelo colaborador. De ênfase no futuro, que se preocupam com o desenvolvimento do avaliado; e de ênfase no passado e futuro.

Foco no Funcionário

Depois de escolhida a sistemática, para tornar a avaliação o mais justa possível, o funcionário deve estar ciente do processo, além de saber das expectativas em relação ao seu trabalho. Dessa forma, a avaliação de desempenho o estimulará para atender essas expectativas e mostrar seus resultados quando avaliado. O engajamento dos funcionários é, portanto, ponto indispensável para o sucesso da avaliação.

Apesar de ser uma ferramenta de gestão de grande relevância, a Avaliação de Desempenho deve ser implementada juntamente com uma política de gestão de pessoas bem estruturada, a fim de garantir a excelência em sua aplicação e para que os dados gerados se tornem realmente insumos para melhorias na organização. E, claro, no trabalho dos colaboradores!

estrutura organizacional

Pontos de Atenção Para uma Boa Aplicação:

1 – Pressa

Não espere que o processo seja rápido. Uma avaliação bem-sucedida precisa de análises detalhadas! Tanto sobre os pontos positivos, como sobre os pontos negativos de quem está sendo avaliado.

2- Equipe de Gestão de Pessoas Capacitada

Caso os gestores da empresa, responsáveis pela área de gestão de pessoas, não se sintam capacitados para aplicar a Avaliação de Desempenho, existem boas empresas que realizam todas as etapas do processo. Para uma avaliação bem-sucedida, é necessário que os gestores estejam preparados.

3 – Feedback Mal Aplicado

O feedback não deve ser encarado como algo negativo, é a partir dele que o profissional poderá se desenvolver. A organização não deve apenas apontar o que está errado, mas oferecer recursos para que o colaborador evolua.

4 – Vinculação Com a Cultura da Empresa

A Avaliação de Desempenho deve estar em sintonia com a cultura da organização. E deve ser encarada como um processo sério, tanto pelos gestores, como pelos colaboradores.

5 – Cansaço ao responder a Avaliação de Desempenho.

Em organizações que possuem uma grande quantidade de colaboradores, é comum que as pessoas fiquem desgastadas após responderem muitas Avaliações de Desempenho. Portanto, para que o resultado das Avaliações seja o mais verídico possível, recomenda-se que os gestores não apliquem muitas Avaliações em sequência.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: 6 dicas para formar uma equipe de vendas de alta performance.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram