O empreendedorismo é, geralmente, muito associado com o ato de abrir uma empresa ou ter seu próprio negócio. Nesse contexto, acaba-se gerando uma certa confusão da diferença entre empresário e empreendedor.

Apesar de não serem sinônimos, eles têm muito mais em comum do que a maioria das pessoas imagina, podendo contribuir para o crescimento um do outro.

Na essência, podemos dizer que o empreendedor está mais relacionado a uma postura, uma maneira única de enxergar o mundo, enquanto o empresário é uma profissão.

Portanto, ambos possuem papéis distintos e exigem competências diferentes. Nem todo empreendedor é empresário, assim como nem todo empresário é um empreendedor.

Neste artigo vamos mostrar a diferença entre empresário e empreendedor, bem como suas principais semelhanças.

O que é ser empreendedor?

Antes de entender a diferença entre empresário e empreendedor, precisamos entender as suas características individuais.

Podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que percebe as oportunidades que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Neste contexto, é natural que o empreendedor seja relacionado com a abertura do seu próprio negócio. No entanto, muito mais do que uma profissão, ser empreendedor é mais um estilo de vida, um conjunto de comportamentos e habilidades que podem ser desenvolvidos.

Conheça algumas das principais características de um empreendedor:

  • Busca de Oportunidades e Iniciativa: capacidade de se antecipar aos fatos e criar oportunidades. Agir com proatividade, antecipando-se às situações, aproveitando situações incomuns para progredir.
  • Persistência: habilidade de enfrentar obstáculos para alcançar o sucesso. Reavaliar e insistir ou mudar seus planos para superar objetivos.
  • Correr riscos calculados: a disposição de assumir desafios e responder por eles. Procura e avalia alternativas para tomar decisões, buscando reduzir as chances de erro.
  • Busca pela Qualidade e Eficiência: procura fazer sempre mais e melhor. Cria procedimentos para cumprir prazos e padrões de qualidade.
  • Comprometimento: traz para si mesmo as responsabilidades sobre sucesso e fracasso.
  • Busca de Informações: atualiza-se constantemente com dados e informações sobre seu mercado, bem como a orientação de especialistas para embasar suas decisões.
  • Estabelecimento de Metas: saber estabelecer objetivos que sejam claros, desafiadores e importantes para si mesmo. Tem clara visão de longo prazo.
  • Planejamento e Monitoramento Sistemáticos: desenvolve a organização de tarefas de maneira objetiva, com prazos definidos, para alcançar os resultados desejados.
  • Persuasão e Rede de Contatos: engloba o uso de estratégia para influenciar e persuadir pessoas, relacionando-se com quem possa ajudá-lo a atingir os objetivos do seu negócio.  Desenvolve redes de contatos e constrói bons relacionamentos.
  • Independência e Autoconfiança: desenvolve a autonomia para agir e manter sempre a confiança no sucesso. Confia em suas próprias opiniões mais do que nas dos outros. É otimista e determinado, mesmo diante da oposição.

Pela lista de características, podemos perceber que ser empreendedor significa ser um realizador que produz novas ideias ou resolve problemas, independente da área de atuação.

As atitudes empreendedoras listadas podem ser aplicadas não apenas para abrir empresas ou criar negócios, mas em qualquer profissão.

Por exemplo, um funcionário público que vai além das suas obrigações para resolver um problema operacional ou até mesmo melhorar um processo que o ajude a realizar seu trabalho de forma mais rápida e eficiente pode ser considerado um empreendedor.

O que é ser empresário?

Juridicamente, o considera-se empresário quem exerce, profissionalmente, uma atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.

Desta definição, percebemos que, ao contrário do empreendedor, que consiste em um conjunto de atitudes e comportamentos, ser empresário significa exercer uma profissão relacionada à administração de uma empresa.

Assim como o empreendedor, para ser um empresário são necessárias algumas competências. Vamos listar as principais:

  • Auto-Disciplina: o empresário precisa ser disciplinado para fazer o que deve ser feito, seguindo um plano bem constituído.
  • Integridade: essa é a qualidade mais valorizada e respeitada no dia a dia do empresário. Ele precisa inspirar confiança nas pessoas para que elas estejam dispostas a trabalhar para ele, investir em sua empresa, comprar seus produtos e serviços e ajudá-lo nos momentos difíceis.
  • Persistência: uma qualidade indispensável para quem precisa comandar uma empresa. O empresário precisa ser mentalmente preparado para encarar os contratempos e decepções, sem desistir.
  • Visão de futuro: visão de futuro muito bem definida, para direcionar o seu foco para os objetivos de curto, médio e longo prazo. O empresário não pode ficar apenas apagando incêndios que surgem na forma de problemas do dia a dia. Eles devem investir o tempo necessário para realizar um planejamento futuro de seus negócios.
  • Liderança: a gestão de pessoas é essencial para manter uma empresa produtiva, reter os talentos e proporcionar um ambiente de trabalho saudável e inspirador.
  • Gerenciar riscos: não há negócio totalmente seguro, isento de riscos. Portanto, gerenciar riscos é uma das principais características que o empresário precisa possuir.

Essas são as principais características do empresário. Vamos ver agora a diferença entre empresário e empreendedor.

Qual a diferença entre empresário e empreendedor?

Em geral, o empresário possui bom conhecimento das técnicas de administração, sabe planejar, controlar as finanças, entende de vendas, gestão de pessoas e marketing.

No entanto, isso não garante o crescimento da empresa. Basta reparar em quantas corporações bem-geridas acabam paradas no tempo, ou seja, ficam estagnadas ou vão à falência em longo prazo.

O que demonstra que o empresário, neste caso, não está sendo empreendedor. Ele não busca por algo novo, por oportunidades diferentes. Ele não usa duas das principais atitudes empreendedoras que são a criatividade e a inovação.

Isso significaria sair da zona de conforto, o que, para alguns empresários, não é algo comum, ao contrário dos empreendedores.

Por outro lado, existem empreendedores que falham justamente por não se tornarem empresários.

Eles percebem uma oportunidade, abrem o negócio, mas não buscam se capacitar nas áreas estratégicas de uma empresa: finanças, marketing e gestão de pessoas.

Assim não conseguem consolidar a empresa que iniciaram.

Em resumo

o empreendedor costuma ter boas ideias, não somente quando cria uma empresa, mas durante toda a existência dela. Ele possui a iniciativa de renovar sempre, identificando oportunidades onde as outras pessoas não conseguem.

Por outro lado, o empresário age com mais cautela. Ele consegue a empresa, porque a montou, comprou ou herdou, mas sua atuação limita-se a administrar a companhia. Prefere atuar de maneira mais conservadora, para evitar riscos desnecessários à empresa.

Por isso, apresenta dificuldade em implementar rapidamente um projeto. E, também, porque não acredita em mudanças bruscas.

Como citado anteriormente, empreendedor e empresário possuem perfis que se complementam. O ideal é que o empresário seja empreendedor para manter sua empresa no mercado.

E que o empreendedor desenvolva as competências de gestão, finanças, planejamento estratégico e administração do empresário, para que possa criar uma empresa sustentável e duradoura.

Conclusão

As diferenças entre empreendedor e empresário podem ser a chave para o sucesso ou para o fracasso de um negócio. Assim como um empreendedor pode ter dificuldades na gestão do dia-a-dia, um empresário pode enfrentar problemas para inovar.

O ideal é ser um empreendedor empresário ou vice-versa, identificando quais são as competências que precisam ser desenvolvidas para que a empresa possa crescer.

Conseguiu entender a diferença entre empresário e empreendedor? Deixe seu comentário abaixo!