Para garantir o funcionamento adequado de uma organização, é elementar assegurar o bom desempenho de seus funcionários. E também conscientizá-los do impacto do seu trabalho na empresa como um todo. Para isso, existe a avaliação de desempenho, que, de forma imparcial, verifica a performance de cada colaborador em função das suas atividades, metas e potencial de desenvolvimento.

avaliação de desempenho

Por que fazer uma Avaliação de Desempenho?

A partir da análise dos resultados, é possível perceber o nível de alinhamento cultural do funcionário, identificar pontos de melhoria a serem desenvolvidos e pontos fortes a serem explorados para estruturação adequada dos cargos e consequente aumento de produtividade, estabelecer medidas eficazes de resolução de problemas, e, principalmente, desenvolver habilidades para que a equipe tenha performance e sinergia cada vez melhores.

Outro fator importante é a periodicidade de aplicação da avaliação de desempenho. Ela é essencial para que as curvas de desenvolvimento dos funcionários possam ser observadas. Tanto para o oferecimento de gratificações e avaliação de promoções de forma justa, quanto para promover autocríticas e autorreflexões entre as pessoas quanto ao engajamento com a organização.

Quais os tipos de Avaliação de Desempenho?

Existem sete formas de aplicação da avaliação de desempenho. São elas: auto-avaliação, do gerente pelo subordinado, por pares, pela equipe, pelo cliente, pelo supervisor ou gerente e 360º. As duas últimas se destacam, pois as avaliações realizadas pelo supervisor ou gerente são as mais comuns. Enquanto a 360º é a mais completa por ser uma compilação de todas as outras.

Portanto,

depois de escolhida a forma de aplicação, é importante que a escolha do método de avaliação também seja adequada à organização, tendo em vista seu planejamento estratégico e organograma. Existem métodos de ênfase no passado, que avaliam o que já foi realizado pelo colaborador. De ênfase no futuro, que se preocupam com o desenvolvimento do avaliado; e de ênfase no passado e futuro.

Foco no Funcionário

Depois de escolhida a sistemática, para tornar a avaliação o mais justa possível, o funcionário deve estar ciente do processo, além de saber das expectativas em relação ao seu trabalho. Dessa forma, a avaliação de desempenho o estimulará para atender essas expectativas e mostrar seus resultados quando avaliado. O engajamento dos funcionários é, portanto, ponto indispensável para o sucesso da avaliação.

Apesar de ser uma ferramenta de gestão de grande relevância, a Avaliação de Desempenho deve ser implementada juntamente com uma política de gestão de pessoas bem estruturada, a fim de garantir a excelência em sua aplicação e para que os dados gerados se tornem realmente insumos para melhorias na organização. E, claro, no trabalho dos colaboradores!

estrutura organizacional

Pontos de Atenção Para uma Boa Aplicação:

1 – Pressa

Não espere que o processo seja rápido. Uma avaliação bem-sucedida precisa de análises detalhadas! Tanto sobre os pontos positivos, como sobre os pontos negativos de quem está sendo avaliado.

2- Equipe de Gestão de Pessoas Capacitada

Caso os gestores da empresa, responsáveis pela área de gestão de pessoas, não se sintam capacitados para aplicar a Avaliação de Desempenho, existem boas empresas que realizam todas as etapas do processo. Para uma avaliação bem-sucedida, é necessário que os gestores estejam preparados.

3 – Feedback Mal Aplicado

O feedback não deve ser encarado como algo negativo, é a partir dele que o profissional poderá se desenvolver. A organização não deve apenas apontar o que está errado, mas oferecer recursos para que o colaborador evolua.

4 – Vinculação Com a Cultura da Empresa

A Avaliação de Desempenho deve estar em sintonia com a cultura da organização. E deve ser encarada como um processo sério, tanto pelos gestores, como pelos colaboradores.

5 – Cansaço ao responder a Avaliação de Desempenho.

Em organizações que possuem uma grande quantidade de colaboradores, é comum que as pessoas fiquem desgastadas após responderem muitas Avaliações de Desempenho. Portanto, para que o resultado das Avaliações seja o mais verídico possível, recomenda-se que os gestores não apliquem muitas Avaliações em sequência.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: 6 dicas para formar uma equipe de vendas de alta performance.