No mundo dos negócios, é comum ver empresas adquirindo outras por determinados valores de compra. Entretanto, mesmo que uma empresa seja boa e lucrativa, nem sempre essa aquisição será vantajosa – dependendo do seu valor de compra. É aí que entra o valuation: uma informação valiosa que dita se determinada empresa possui um valor justo de compra.

Por conta disso, calcular o valuation de uma empresa é essencial. Existem alguns critérios que devem ser observados para fazer este cálculo, como fluxo de caixa e taxa de desconto. Neste artigo, você vai entender melhor como funciona o valuation e como fazer o cálculo para hospitais.

O que é valuation?

Valuation é um termo em inglês que pode ser interpretado como “avaliação de empresas”. O termo determina o valor real de uma companhia, e serve para identificar se o negócio possui um preço justo e vantajoso quando o objetivo é a compra e venda de ativos. Ou seja, o valor real de uma empresa.

Para fazer um valuation, podem ser usadas diversas técnicas. As principais delas são o Fluxo de Caixa Descontado, a Análise Comparativa de Múltiplos e a Avaliação do Histórico de Múltiplos. Além de simplesmente identificar um valor para a empresa, o valuation também abrange análises de especialistas e análises sobre o retorno do investimento.

Valuation é um indicativo essencial para todos os segmentos, principalmente na área da saúde.

Por que uma empresa deve fazer valuation?

Seja qual for o tipo de compra, as pessoas sempre esperam – com razão – pagar pelo produto com um preço justo. Da mesma forma funciona a compra e venda de companhias. Os investidores que desejam adquirir aquele negócio esperam investir um valor justo e obter retorno desse investimento em forma de lucros no futuro.

Entender qual é o valor real de uma empresa gera segurança no investimento e proporciona economia de capital. Afinal, o investidor está ciente de que determinado negócio requer um investimento X, e poderá lhe proporcionar lucros Y em um período de tempo. Assim, pode ponderar se a compra vale a pena ou não.

Identificar pontos fortes do negócio

No processo de valuation, são levantadas diversas informações sobre a empresa que possam contribuir para a avaliação do valor real do negócio. Alguns dos principais são o fluxo de caixa, margens de lucro, comparações de mercado, entre outras. Essas são informações valiosas para uma companhia.

Por isso, além de obter o valor da empresa, o valuation também colabora para identificar os pontos fortes de um negócio. Com essa análise, é possível explorar caminhos de mercado nos quais a companhia se destaca e se consolidar cada vez mais.

Elaborar estratégias assertivas

Outra grande vantagem de fazer valuation é poder elaborar estratégias assertivas. Afinal, os gestores passam a contar com métricas precisas que tornam mais eficiente o processo de planejamento e execução de estratégias de negócio.

Tomar decisões no dia a dia da gestão também se torna mais eficaz, pois o gestor possui uma visão ampla de tudo o que precisa em relação aos processos da empresa. Além disso, o valuation também colabora para a diminuição de riscos: a partir do momento em que as métricas estão estabelecidas e claras, as decisões estratégicas podem ser tomadas de forma a evitar riscos para a companhia.

Mapear pontos de melhoria

Da mesma forma, o valuation coloca em evidência os eventuais pontos de melhoria de uma empresa. Para um investidor, esse é um aspecto importante a ser considerado antes de comprar ativos ou ações. Já para os gestores da empresa, é essencial identificar esses pontos e trabalhar para torná-los cada vez melhores.

Dessa forma, se torna possível elaborar um planejamento para corrigir e aprimorar aqueles aspectos da companhia que necessitam de atenção. Em contrapartida, pode-se explorar e maximizar os pontos nos quais a empresa se destaca.

Entender quanto deve ser investido

O valuation tem papel fundamental no processo de entender quanto dinheiro deve ser investido em pontos internos de uma empresa. Com os pontos de melhoria e os pontos fortes da companhia bem definidos, elimina-se o risco de colocar todos os recursos em áreas que não darão muitos resultados.

Assim, com essas informações, os gestores podem redirecionar os recursos humanos e financeiros para áreas que trarão mais vantagens para a empresa. Sejam essas vantagens em forma de lucros, visibilidade, consolidação no mercado, entre outras.

Como fazer valuation para hospitais?

O valuation é importante para empresas de todos os segmentos. No caso da valuation para hospitais, é preciso analisar alguns aspectos específicos do setor. Entre eles: base de produção (onde consta um somatório dos procedimentos realizados em um período de tempo); faturamento (contratos com convênios e planos de saúde); honorários médicos; entre outros.

Como são muitas as métricas, o mais recomendado para uma empresa como um hospital é contar com uma empresa especializada para realizar o cálculo do valuation.

Por que contratar uma empresa especializada?

Para a realização de um valuation, conhecer o segmento em questão faz toda a diferença. Mas, mais do que isso, é preciso dominar o método de valuation e saber como deve ser aplicado na empresa. Este é um serviço complexo e valioso para um negócio. Por isso, contar com profissionais qualificados para sua realização é essencial.

Além disso, é muito comum que os gestores e empresários envolvidos no dia a dia do empreendimento possam ter seu olhar carregado de subjetividades. No caso de um valuation, é necessário que as informações sejam coletadas e analisadas de maneira objetiva para definir o valor real da empresa. Tarefa que somente consultores externos podem executar.

A Empresa Jr. ADM UFBA oferece o serviço de valuation e utiliza o método Fluxo de Caixa Descontado. Essa metodologia engloba fatores internos e externos do empreendimento e parte do pressuposto que o valor de uma empresa é a sua capacidade de gerar caixa. Sendo assim, nesse serviço é projetado o fluxo de caixa futuro de uma empresa, para posteriormente, determinar seu valor. Valor que pode ser utilizado como base pelos sócios para futuras negociações.

Agora que você já conhece o valuation e sua importância para o setor da saúde, confira o site da Empresa Jr. ADM UFBA e solicite seu orçamento!