Pessoa calculando e analisando dados em um tablet.

Fazer investimentos no seu negócio pode parecer difícil, ainda mais quando se tem muitas siglas que acabam confundindo quem está começando. Mas se você quer saber como mensurar se teve retorno sobre os seus investimentos, o ROI é a sigla que você não pode esquecer.

Seja no marketing digital, no varejo ou na gestão de empresas, a utilização de métricas para facilitar os processos de mensuração de gastos e lucros são essenciais. E pensando na praticidade para quem busca a melhoria e assertividade na hora de investir, o indicador “ROI” vai te ajudar. 

Para saber mais sobre o que é, como calcular e qual a importância do ROI para a sua empresa, continue lendo este artigo.

O que é o ROI?

A sigla ROI vem do termo em inglês “Return Over Investiment” e a tradução significa Retorno Sobre Investimento. O termo foi criado em 1977 por Gideon Gartner, fundador de uma das grandes referências de TI no mundo, a indústria Gartner Group. Mas foi apenas em 1990 que o conceito ficou conhecido pelo mercado, fortalecendo a sua utilização no meio dos negócios.

Utilizado nos mais diversos setores na rotina das empresas, o ROI é uma das métricas mais importantes no meio da comunicação, como no marketing digital. Com esse indicador, os profissionais podem analisar se o planejamento está seguindo o rumo conforme o esperado, e caso contrário, podem traçar uma nova rota mais eficaz, trazendo mais resultados.

Por que usar a métrica?

Os empresários iniciam seus trabalhos com muitos estudos, sejam de campo, análises de mercado e até mesmo sobre as previsões futuras no ramo empresarial. Afinal, é preciso ter o máximo de garantia no canal investido, para que ocorra tudo conforme o planejado.

Para ter um bom resultado, todo investimento precisa ter um planejamento das ações, mas o mais importante é: ter uma análise eficaz sobre elas. Infelizmente, alguns profissionais acabam investindo tempo e dinheiro em determinados projetos que não dão retorno e as metas acabam não se cumprindo. 

É neste momento que a mensuração de resultados entra, para analisar se os investimentos estão valendo a pena e se os retornos são de lucros ou gastos. Dependendo do resultado da análise, você pode continuar seguindo o planejamento ou precisará traçar uma nova rota que trará mais resultados.

Agora que você sabe a importância da mensuração sobre o retorno dos investimentos, vamos colocar a mão na massa e aprender mais sobre como colocar isso em prática.

Como calcular o ROI?

Além da praticidade e eficiência, calcular o ROI também é muito simples. Com essa conta, você pode avaliar três pilares muito importantes de um negócio, como: receita, custo e investimento. Esse resultado é um número percentual, uma taxa que mostra o retorno financeiro a partir do investimento aplicado, seja ele positivo ou negativo.

Para calcular, você precisa fazer a seguinte conta: 

ROI = (receita gerada – custos) / custos x 100

Por exemplo, vamos imaginar que sua empresa fez um investimento de R$10.000,00 em determinado mês, e naquele período o ganho foi de R$30.000,00. Então, deve seguir a seguinte conta:

(30.000 – 10.000) / 10.000 x 100

20.000 / 10.000 x 100

 2 x 100

200%

De acordo com o cálculo do ROI, o retorno sobre o investimento da empresa naquele determinado mês foi de 200%. Para cada segmento e canal, deve ser analisado qual era o objetivo do planejamento e se o resultado foi conforme o esperado.

O que fazer com os resultados?

Após conseguir calcular os retornos sobre o investimento, o primeiro passo é avaliar se o retorno foi positivo ou negativo, de acordo com as estratégias da empresa. Reavaliar o rumo do planejamento se torna muito mais fácil com os números em mãos e, se o retorno não foi conforme o esperado, você pode repassar o valor do investimento para outro projeto.

Assim você consegue ter mais garantia, evitando gastos desnecessários com investimentos que não trazem retorno financeiro nenhum para a empresa e aumentar a produtividade da equipe, qualificando o tempo trabalhado.

Visualização de um gráfico ilustrativo

Pontos de atenção

Como em qualquer área da empresa, avaliar os resultados da campanha deve ser feito com muita atenção, levando em conta um ponto muito importante: o tempo. 

Lucrar 200%, conforme o exemplo que demos acima, pode parecer um bom número. Mas você deve avaliar quanto tempo esse investimento levou para dar o retorno, analisando se vale a pena ou não esperar aquele período para ter esse resultado. 

Neste caso, não existe uma fórmula específica para a análise, pois dependerá do valor do investimento, do retorno, do segmento, campanha e período que aquela ação foi feita. 

Para evitar que sua empresa possa sair em desvantagem, o recomendado é inserir o cálculo de ROI e a análise de resultados no cotidiano do negócio, trazendo sempre resultados frequentes sobre suas ações.

Como a Empresa Jr ADM UFBA pode ajudar

Além de conseguir verbas para fazer os investimentos necessários na empresa e conseguir calcular se o retorno foi positivo ou negativo, o seu negócio precisa de um parceiro qualificado que analisará o melhor rumo para seguir no futuro. 

Com a Empresa Jr ADM UFBA, as análises financeiras poderão potencializar os investimentos do seu negócio, através de metas realistas e palpáveis. A utilização dos dados redimensionará os melhores indicadores financeiros da empresa, ajudando na melhor tomada de decisão.

Assessoria Financeira

A organização dos dados financeiros beneficia qualquer ramo de empresas, sejam elas pequenas, médias ou grandes. Mas com a falta de tempo, sabemos que muitas vezes esse serviço acaba sendo deixado de lado, causando problemas futuros para a empresa. 

E é por isso, que a Empresa Jr ADM UFBA criou uma área de serviço para assessoria financeira. Através de um contato próximo com a empresa, a organização de todos os números é feita em tempo real por um software que mais se encaixa nos padrões e na realidade do negócio.

Com muitas pesquisas e análise de dados, são criados relatórios que mostram claramente como está a realidade financeira, sempre utilizando os indicadores, trazendo resultados de confiança.

Planejar estratégias certeiras sobre redução de gastos e que influenciam na otimização de tempo de serviço fica muito mais fácil depois realizar as análises sobre o negócio.