O planejamento  é indispensável para tomar ações importantes em qualquer segmento, independentemente do nicho em que o empreendimento atue.

Em primeiro lugar

Vale ressaltar que, diante do turbulento cenário econômico que o Brasil vem atravessando, toda e qualquer atividade comercial está sujeita a enfrentar os impactos. Estes são causados por mudanças abruptas no comportamento de seu público consumidor, cada vez mais receoso e cauteloso para gastar. Daí a importância de uma análise de mercado aprofundada.

O mesmo vale para acompanhar de perto a tendências de seus principais concorrentes: o momento exige total atenção na disputa por novos clientes e também pela fidelização do público. Na corrida pelas melhores condições para aquisição de seus produtos e bens, o público, então fragilizado pela inflação e pela diminuição de seu poder de compra, não poupará esforços para encontrar preços mais atrativos, assim como benefícios e vantagens.

Um dos meios mais assertivos e concisos para reunir dados sólidos e acompanhar o mercado de atuação de sua empresa é a análise de mercado.

 

UM OLHAR APURADO SOBRE O MERCADO ATUAL TRAZ MAIS CHANCES DE SUCESSO

Imagine um cenário que seu mix de produtos conte com itens de potencial comercialização em picos de sazonalidade. A exemplo da volta às aulas ou o Dia das Mães, por exemplo. Como saber se seu cliente está disposto a comprá-lo nas condições e preços oferecidos por sua loja?

Sem as informações e dados necessários para avaliar a demanda por seus produtos e a oferta da concorrência, qualquer ação tomada pode acarretar um desequilíbrio ainda maior nas vendas e conversões.  Além disso,  avaliando os produtos mais procurados pelo público, sua loja poderá compreender as preferências do consumidor e agir. Assim, disponibilizando e evidenciando os itens de seu catálogo que estão em alta nas pesquisas.

Dessa forma, medidas como a formação do preço, ações de marketing e também de vendas, como a elaboração de promoções e ofertas terão um alcance maior. Todos sempre pautados nas preferências e demandas reais do consumidor.

Vale lembrar que seus concorrentes mais atentos tendem a seguir o mesmo padrão, investindo nos produtos de maior procura e saída. Com o auxílio da análise de mercado, até mesmo as ações dos concorrentes podem ser monitoradas. Isso da seu negócio maiores chances de competir com preços e disponibilidades mais realistas.

Ao analisar as medidas da concorrência, pode-se calcular de forma apropriada quais serão as estratégias de aproximação com o público. Por exemplo, otimizando estoques e flexibilizando preços de acordo com as reais possibilidades de lucro.

analise de mercado

É preciso avaliar com atenção e realismo a abrangência de suas ações mais agressivas. Isso sem prejudicar sua receita atual com um confronto de preços mal planejado. E evitar também atrasos e imprevistos no atendimento ao cliente final, que pode prejudicar a imagem de sua marca.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Oportunidade de negócio: saiba como identificar.