As vendas em 2021 poderão ter aumento significativo. Essas projeções têm como base não apenas o crescimento nas compras antes do período de festas de fim de ano e Black Friday, como também o interesse da população, que demonstra com pesquisas a intenção de adquirir bens, apartamentos na planta e trocar de carro em 2021.

Este tem sido um ano agitado e imprevisível para os profissionais de vendas. Houveram diversas revisões de planos e ajustes de cotas. Grande parte das empresas só decidiu recentemente como lidar com o terceiro trimestre de 2020, mas elas mesmas já são forçadas a começar a pensar sobre o planejamento de vendas para 2021.

O próximo ano já tem algumas complexidades conhecidas, de modo que a expectativa é que esse entendimento ajude os empreendedores a traçarem seus planos com um direcionamento que considere o cenário que virá. É possível que uma vacina contra o coronavírus esteja disponível ainda no início do ano, mas o momento da imunização em massa não está claro.

A vacinação da população resultante determinará o momento da retomada das atividades normais, com uma possível recuperação da economia, provavelmente não muito depois disso. No entanto, sabemos que o país já estava em crise antes da pandemia piorar esse diagnóstico. Resta agora preparar as empresas para quando elas puderem atuar sem mais esse empecilho, em busca de uma recuperação inicial.

Vendas Business to Business

B2B é uma abreviação do termo Business to Business (“De Empresa para Empresa”, em tradução livre). Em suma, trata-se de duas companhias que fazem negócios como cliente e fornecedor, em caso de produto ou serviço, como por exemplo:

Atacadistas vendendo para lojistas do varejo;
Fabricantes de papel que fornecem seus produtos para diversas empresas;
Um estabelecimento de administração fornecendo seus serviços para empresas que queiram melhorar o desempenho nos seus negócios, como é o nosso caso.

mulher escolhendo produto compras

As vendas B2B estão passando por grandes transformações. A forma como as empresas vendem e interagem com seus clientes está se tornando radicalmente diferente das práticas mais antigas, bem como nos primeiros dias do engajamento digital.

Os clientes em potencial estão procurando uma experiência personalizada como nunca antes. O marketing B2B está começando a se parecer cada vez mais com o marketing B2C (Business to Client, ou De Empresa para Cliente).

Questionamentos

A tecnologia digital permite interações com clientes potenciais em todo toda a sua jornada de vendas. É justo dizer que o papel de um vendedor diminuiu e está sendo substituído por um marketing com ferramentas de automação de vendas? Os bots e a automação substituem os vendedores?

Não. Existe espaço para todos os recursos e profissionais. A grande sacada é saber como dividir, de modo a poupar tempo, repetição de ações e gastos dos vendedores em algumas determinadas situações. Porém, a mente humana ainda está ali, é necessária, e para o B2B funcionar, é necessária, sim, a interação social.

Exceto em casos de e-commerces, mesmo assim, as marcas que se destacam, possuem gestores ou vendedores para tirar dúvidas, responder a feedbacks muito específicos, resolver problemas e realizar até mesmo processos secundários internos. Afirmar generalizando que a tecnologia substitui pessoas ainda é especulativo e incorreto, especialmente se tratando do nosso país.

Vendas Business to Customer

Nesse tipo de negócio existe um ponto de venda, físico ou on-line e o relacionamento é curto e busca ir direto ao ponto. Por exemplo, você mesmo, é um consumidor final de várias marcas como as de produtos de higiene, beleza, brinquedos, etc.

O B2C lida com vendas mais simples, já que não há burocracia ou complexidade para compreender a funcionalidade do produto. Da mesma maneira, o ato da compra pode ser realizado em poucos minutos, já que do início ao fim, no geral é um único consumidor que toma a decisão. E mesmo em casos de não ser apenas uma pessoa, não existem complicações na venda em si, pelo menos para o negociador.

Datas comemorativas

Aproveitar a alta no consumo durante períodos anteriores às datas comemorativas e temáticas é um fator decisivo para o crescimento nas vendas. Apostar em campanhas bem elaboradas, descontos pré-divulgados e estratégias de marketing assertivas é um grande passo para subir o volume de distribuição.

vendedora sorridente anotando informação

Algumas das datas comemorativas populares mais relevantes em termos de consumo aqui no Brasil, são:

– Carnaval;
– Dia da Mulher;
– Páscoa;
– Dia das Mães;
– Dia dos Namorados;
– São João;
– Dia dos Avós;
– Dia dos Pais;
– Dia das Crianças;
– Black Friday;
– Natal;
– Férias, Feriados ou Recesso.

No entanto, existem outros eventos que podem ser explorados e bem aproveitados, se tiverem uma campanha de força com antecedência:

– Dia do Consumidor;
– Dia do Frete Grátis;
– Dia Nacional do Turismo;
– Dia do Amigo;
– Dia do Estudante;
– Dia do Cliente;
– Halloween;
– Cyber Monday.

Vendas em 2021: expectativas nos principais setores

Imobiliárias

Especialistas que atuam no mercado imobiliário constataram uma tendência de recuperação consistente do setor e enxergam um ciclo de crescimento sustentado de vendas e até de lançamentos em 2021.

De acordo com a Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), a melhora nas vendas do mercado imobiliário tende a ser mantida no próximo ano. A pesquisa apontou que 97% dos empresários, dos 38 entrevistados, pretendem lançar projetos nos próximos 12 meses. Já 92% deles comprarão terrenos no período citado.

Moda

Segundo pesquisa realizada pelo Sebrae, a grande maioria dos empresários dentro do setor da moda reduziu o volume de compras ou desistiu de obter novas coleções para a próxima temporada, em comparação com 2019 (20% deles não compraram e 39% reduziram o volume de compras acima de 30%).

Para esses profissionais, os principais desafios para a retomada e sobrevivência do negócio em 2021 são: capital de giro (50%), planejamento de compras e fluxo de estoque (27%), o fato dos produtos moda não serem vistos como essenciais (25%) e a retomada dos controles financeiros na pós-pandemia (23%).

Atacado Vendas Caminhões produtos

Eletrônicos

Apesar dos atrasos ocorrido este ano devido à pandemia, tem havido uma série de inovações em toda a indústria de componentes, conduzindo as tendências de tecnologia em várias tecnologias, incluindo 5G, inteligência artificial (AI), realidade estendida (XR), Internet das coisas (IoT) e segurança automotiva.

A previsão para 2021 indica que a adoção de novas tecnologias continuará a crescer. Uma das informações que sabemos até agora, aponta que operadores de rede móvel intensificarão a construção de sua estação base 5G, no entanto, Japão e Coréia anteciparão para 6G.

A Internet das coisas (IoT) é um conceito atual e inovador sobre a conexão entre objetos físicos utilizando sensores, chips e softwares. Espera-se que em 2021 a IoT veja a adoção em larga escala de setores específicos, particularmente, manufatura e saúde inteligente.

Automotivo

No início de 2020 houve grande queda na venda de automóveis no Brasil e no mundo, porém, de acordo com a consultoria LMC Automotive, parceira da Carcon Automotive, este mercado pode registrar uma recuperação importante já em 2021, quando espera que as vendas alcancem um crescimento de até 32% sobre o resultado deste ano.

Segundo o presidente da Toyota no Brasil, Rafael Chang, foi traçado um cenário de crescimento de dois dígitos do mercado de veículos novos para 2021. A marca trabalha com previsão de vendas da indústria, incluindo as demais montadoras, da ordem de 2,5 milhões de veículos no próximo ano, 25% a mais do que o mercado neste, de aproximadamente 2 milhões de unidades. A projeção tem como base o ritmo atual de vendas.

Mercado de nicho

Representando uma ótima oportunidade para pequenos negócios, o mercado de nicho atua de maneira diferente das grandes empresas que, por sua vez, não costumam atender públicos tão específicos. Por exemplo, existem diversos colecionadores e compradores regulares de quadrinhos ou action figures (figuras de ação, em tradução livre), que são miniaturas de personagens frequentemente de filmes, animes, de Videogames, ou de programas de televisão.

A oportunidade de atuação em um mercado de nicho sempre pode ser potencializada com a utilização adequada das ferramentas, planejamento estruturado e comércio eletrônico. Certifique-se de fazer uma pesquisa de mercado consistente e detalhada ao entrar nesse tipo de negócio, para, assim, evitar transtornos futuros. A nossa dica é: realize muitas entrevistas com os consumidores do seu produto ou de um semelhante, e observe o que os seus concorrentes estão fazendo.

E-Commerces

consumidora sorrindo celular compras

As lojas de comércio eletrônico precisam fazer alguns ajustes agora para se preparar para um tráfego mais alto e mais vendas, e capturar aqueles que desejam passar das compras físicas para as compras on-line. Se o seu negócio ainda não teve suas estratégias de vendas virtuais para 2021 atualizadas, lembre-se desses fatores no futuro:

As pessoas querem ter a opção de fazer compras on-line e retirar em algum lugar, por exemplo. Os varejistas on-line sem uma loja física devem considerar fazer uma parceria com vendedores ou um transportador próximo para facilitar as devoluções.

Considere aceitar Criptomoedas

Devido às preocupações com a sujeira do dinheiro em tempos de pandemia, mais consumidores estão recorrendo aos métodos de pagamento sem contato. A criptomoeda existe há muito tempo e não é exatamente popular. Porém, existem muitas vantagens em lojas de comércio eletrônico que aceitam Bitcoins.

Uma vez que o pagamento é realizado, o cliente não pode reverter as cobranças, como pessoas sem escrúpulos fazem com alguns outros métodos de pagamento. Você também recebe o dinheiro instantaneamente.

Use imagens relevantes

Os avanços na tecnologia dos smartphones tornaram as resoluções mais altas do que nunca. As velocidades de conexão também são mais rápidas do que no passado e devem aumentar mais à medida que o 5G se tornar comum. É possível compartilhar fotos ou vídeos de alta qualidade e transmitir instantaneamente para a tela das pessoas.

Procure maneiras de apresentar produtos em seu site. Atraia seus visitantes oferecendo ideias sobre como usar o item, para isto, seja dinâmico e ganhe a atenção do consumidor nos 5 primeiros segundos do seu material. Dessa maneira, suas chances de impactá-lo são muito maiores.