Tudo que não te contam ao abrir o próprio negócio

capa como empreender blog empresa jr

Empreender não é fácil, por isso é preciso ter conhecimento e inspirações para conseguir abrir o próprio negócio.

Ter o próprio negócio pode ser o sonho de muitas pessoas, contudo, na hora de tirar as ideias do papel e colocá-las em prática, as dúvidas surgem com bastante facilidade e por isso, a realização desse projeto se torna cada vez mais distante.

Se você se identificou com o tema e quis ler o artigo é porque esse também é o seu caso e provavelmente está em busca de inspiração para colocar esse sonho em ação, correto?

Diante disto, vamos te ajudar a entender mais sobre como empreender por conta própria, quais as vantagens e os pontos principais que precisam ser abordados para dar o primeiro passo.

como empreender blog empresa jr1

 

Continue a leitura!

 

As vantagens de empreender por conta própria 

Em primeiro lugar, quando falamos em empreender por conta própria não nos referimos ao trabalho que pode ser realizado de casa, mas sim sobre abrir uma empresa e ser seu chefe.

Claro, inicialmente, parte das atividades poderão ser realizadas no conforto do seu ambiente familiar, caso opte pelo Home Office ou em um escritório alugado.

Em ambos, não se exclui a necessidade de fazer reuniões, frequentar eventos corporativos e que façam referência ao ramo do qual o seu negócio foi direcionado.

Contudo, esses esforços, são mínimos quando comparados as vantagens de ser o dono da empresa. Por exemplo: 

 

Liberdade de agenda

Sendo o gestor da empresa, você terá a liberdade para controlar sua agenda e organizar seus horários como achar melhor.

 

Aprendizados 

Outra vantagem é a possibilidade de aprender mais sobre diversos assuntos relacionados ao mundo do empreendedorismo.

Com isto, vai adquirir conhecimento sobre como fazer seu negócio crescer de forma saudável e além disso, vai conseguir ter uma visão diferenciada do mercado.

 

Autonomia 

Essa parte é uma das melhores, pois você vai poder colocar em prática todas as ideias que acredita, sem precisar da permissão de alguém ou de algum supervisor ou gerente.

 

como empreender blog empresa jr2

 

bAIXE AGORA MESMO SEU EBOOK DE GERENCIAMENTO FINANCEIRO

Como abrir o próprio negócio com os cenários instáveis do mercado? 

Agora que você já sabe as vantagens de ter o próprio negócio, precisamos direcioná-lo para a parte mais estratégica.

Diante de cenários instáveis do mercado, é necessário que se tenha mais atenção e cuidado quando se planeja abrir uma empresa.

Atualmente, estamos vivenciando o combate a uma pandemia que alterou negativamente a economia do mundo e por consequência, diversas empresas tiveram que dar um passo para trás em alguns investimentos e outras aproveitaram a situação para reinventar-se no mercado.

Visto isso, podemos dizer que um dos primeiro passos que um bom empreendedor deve tomar ao abrir a própria empresa é fazer um planejamento estratégico, como por exemplo, um estudo de viabilidade ou a própria pesquisa de mercado.

Neste caso, A Empresa JR ADM UFBA, que há mais de 30 anos proporciona às empresas uma visão ampla para conquista do sucesso pode ser a sua escolha.

Se deseja conversar com especialistas e descobrir como podemos ajudá-lo nessa jornada, clique aqui e agende um diagnóstico rápido para vencer os seus problemas. 

 

Pesquisa de mercado e estudo de Viabilidade 

Como já citamos acima, a pesquisa de mercado e o estudo de viabilidade pode ser a porta de entrada para quem deseja empreender por conta própria. Com um planejamento bem estruturado, é possível conquistar o sucesso e um bom posicionamento no mercado para o qual o produto ou serviço foi destinado.

 

Entenda: 

  1.   A pesquisa de mercado é uma análise ampla que muitas empresas já fazem para entender a realidade do mercado, esse no entanto, também pode ser o caminho que um futuro empreendedor pode seguir para tirar suas ideias do papel.

 

  1.   O estudo de viabilidade nos negócios segue a mesma linha, partindo do ponto que com essa análise de dados e informações, você vai conseguir entender melhor o cenário atual do mercado e se deve ou não executar o projeto naquele período, como estava planejado inicialmente. Veja mais aqui!

 

Portanto, a partir desses dois levantamentos é possível compreender como você vai estruturar seu planejamento estratégico para abrir o seu próprio negócio. 

 

Dicas de como manter a saúde em dia e empreender por conta própria 

Parece até algo meio impossível, não é mesmo? A gente sabe que não é fácil abrir o próprio negócio, muitos empresários por exemplo, às vezes não dão conta nem da vida pessoal, quem dirás da profissional.

Por isso, é muito importante manter o equilíbrio entre essas duas áreas.

Segundo matéria publicada na Forbes Brasil, a cada ano mais as pessoas se aventuram em abrir o próprio negócio. Mas, não é só de flores que uma empresa vive, correto?

Partindo do ponto de que ao deixar de ser funcionário, inicialmente não se terá benefícios como o auxílio-doença, o indivíduo que está em busca do sucesso nos negócios acaba ignorando questões que podem comprometer a sua saúde e bem-estar.

como empreender blog empresa jr3

Pensando nisso, algumas dicas podem proporcionar uma ótima qualidade de vida, mesmo na rotina agitada do dono de uma empresa, por exemplo.

Confira abaixo as dicas para ter o próprio negócio:

  • Tenha um ambiente de trabalho confortável e uma sala ampla para receber parceiros e clientes;
  • Em casa ou no escritório, faça pequenas pausas para movimentar o seu corpo;
  •  Apesar da rotina, tente manter uma alimentação equilibrada;
  • Mantenha sua sala organizada e sua agenda atualizada.

 

Em conclusão 

 O sonho de ter o próprio negócio pode parecer distante em alguns momentos, mas, com os conhecimentos básicos e o direcionamento adequado, você também pode conquistar o seu lugar nesse mundo.

São inúmeras as vantagens de abrir uma empresa e trabalha para si, mas tudo isso exige muito esforço e dedicação. Com a ajuda de uma consultoria empresarial, por exemplo, é possível acelerar diversos processos para tirar as ideias do papel e colocá-las em prática.

Se o seu maior sonho é ter uma empresa e você já tem um planejamento básico sobre o que deseja oferecer ao consumidor,

fale agora com a gente e saiba em como podemos te ajudar nesta etapa.

 

Você sabe a importância de uma boa gestão financeira para o seu negócio?

Baixe agora mesmo o eBook de gestão financeira.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Fechar Menu