Ter uma boa ideia muitas vezes parece o principal insumo para ser empreendedor e ter sucesso no mercado. Porém, como explicar que cerca de 25% dos negócios baseados em boas ideias abrem e somem em uma média de dois anos? Fica claro então que é necessário avaliar, planejar, testar, identificar barreiras financeiras e mercadológicas e só então colocar seu negócio à prova.

Imagine quantos sonhos de toda uma vida sucumbiram em menos de dois anos e quantas economias de anos de trabalho foram perdidas por falta de uma simples estratégia que poucos empresários fazem ao entrarem no mercado.

Diante disso, aqui te dou a “faca e o queijo” para que você seja parte do seleto grupo de empreendedores de sucesso. Aliás o queijo você já tem: sua ideia de negócio. A faca lhe apresento agora: O ESTUDO DE VIABILIDADE!

O que é um Estudo de Viabilidade? Você pode estar se perguntando…

O estudo de viabilidade é composto pela avaliação mercadológica e financeira, que verificam a aplicabilidade de sua ideia no mercado. O que diminui substancialmente os riscos de investimento e de perda de tempo no setor errado.

O que é uma Avaliação Mercadológica? 

Essa é a parte onde são estudadas desde as macrotendências de mercado até o nicho específico de seu empreendimento. Nessa avaliação buscam-se potenciais clientes e suas preferências, além de seus principais concorrentes, quando são avaliadas as boas práticas de mercado, considerando alguns pontos de paridade e diferença entre sua ideia e o que realmente funciona na realidade.

Dessa etapa são coletadas informações importantes se sua ideia é ou não de grande risco, se você terá público, quais estratégias de marketing são melhores para atingir seu cliente e confrontar com sua ideia inicial. Se a ponderação for positiva, mercadologicamente seu negócio é viável, mas só isso não basta. É necessária uma avaliação financeira para que realmente sua ideia esteja fora de risco.

Exemplo: O mercado de hamburguerias cresceu muito ultimamente e você está considerando abrir uma e já imagina até um local específico, que você considera excelente. Na avaliação mercadológica você define quem é seu tipo de cliente: Pessoas de 15-35 anos que moram na região da Pituba em Salvador. A partir dessa definição buscam-se suas preferências de preço, sabor, horário, atendimento… assim você pode ponderar esses critérios e reformular, avaliando a viabilidade de sua ideia perante esse cenário. Em conjunto avaliam-se concorrentes no mesmo setor, diretos e indiretos, podendo basear suas decisões em práticas de mercado que funcionam.

O que é uma Avaliação Financeira?

Nessa etapa os riscos de investimentos no negócio são mitigados.

Primeiramente é necessário calcular seus investimentos totais, ou seja, recursos a serem investidos para que a empresa comece a funcionar. Os investimentos totais são divididos basicamente em: Gastos pré-operacionais e investimento em ativos.

Nesta avaliação financeira também é realizada uma projeção de demanda e de faturamento. Essa projeção é feita com base em coletas de dados no mercado e é de extrema importância para uma empresa, pois permite ao gestor reconhecer os períodos em que haverão maior necessidade de estoque, maiores custos e maiores receitas, além de possibilitar a análise do capital de giro.

Após todo o estudo de investimento, avaliam-se as formas de financiamento possíveis para o negócio. A origem depende de alguns indicadores que avaliam a possibilidade de investimento de capital próprio ou de terceiros, como bancos e investidores. É nessa etapa que um estudo de viabilidade pondera o retorno sobre seu investimento.

São analisados também alguns indicadores como o Payback, que avaliam o “ponto zero” do negócio, ou seja, em quanto tempo o empreendimento se paga. Já alguns como o CAPM (Capital Asset Pricing Model) ponderam o retorno de investimento teórico sobre seu negócio em relação ao investimento a uma carteira de mercado, servindo como comparação avaliativa da real capacidade de seu negócio ter lucratividade e rentabilidade. Importante salientar que essas avaliações consideram 3 cenários: pessimista, intermediário e otimista. O recomendável é sempre se basear no intermediário.

Nessa etapa também está incluída também a avaliação do famoso custo brasil, ou seja, a estrutura tributária que a empresa tem de arcar e isso acredite ou não é muito ignorada por muito dos empreendedores iniciantes e uma das maiores “pedras no sapato” desses mesmos.

Como fazer tudo isso e colocar sua ideia em prática?

Existem basicamente 3 formas de se fazer um Estudo de Viabilidade: por conta própria, por empresas de mercado ou por empresas juniores.

Por conta própria o custo monetário despendido provavelmente será menor, porém os canais de informações terão que ser descobertos e o tempo é o maior investimento nesse caso.

Por consultorias de mercado o valor cobrado pelo Estudo de Viabilidade será maior o que diminui o custo benefício.

Já por Empresa Juniores este custo benefício aumenta devido os preços serem cobrados abaixo do mercado, assim atestada ou não a viabilidade, o valor despendido será mais baixo e o tempo economizado também.

Portanto, se você pretende economizar em tempo e recursos financeiros a terceira opção é a mais viável:

Recentemente, nós da Empresa JR ADM UFBA, a partir de um estudo de viabilidade evitamos que um de nossos clientes fizesse um investimento de 120 mil reais em um negócio que não o traria retorno.

Além disso, temos 29 anos de história, realizando mais de 600 projetos e obtendo resultados satisfatórios ao longo dessa jornada, sempre prezando pela realização dos sonhos de nossos clientes.

Sendo assim, diminua os riscos, evite perda de tempo e coloque seu sonho em prática através de um projeto feito conosco. Solicite um orçamento a nossa equipe comercial!