A terceirização da contabilidade fornece um certo senso de flexibilidade para responder à volatilidade do mercado, bem como para lidar com a natureza variável da receita obtida. Ela também elimina o custo adicional de ter que treinar funcionários ou ter que gastar em softwares de contabilidade caros.

Da folha de pagamento às contas mensais, os serviços financeiros são vitais para qualquer empresa. É por isso que o capital e os recursos são gastos no treinamento da equipe e na contratação de contadores qualificados para gerenciar essas tarefas.

No entanto, manter uma equipe interna de contabilidade costuma ser caro e demorado, especialmente para pequenas e médias empresas (PMEs) que precisam gerenciar seus recursos com sabedoria.

É neste contexto que surge a externalização de serviços financeiros, que coloca à disposição das empresas soluções flexíveis que vão ao encontro dos seus orçamentos e necessidades específicas.

A terceirização de tais serviços não só oferece a oportunidade de obter assistência para resolver problemas financeiros complexos, mas também reduz o custo de contratação de pessoal adicional.

A empresa teria uma equipe interna de contadores e, à medida que a empresa crescesse, aumentaria o número de funcionários de contas empregados. Por sua vez, isso leva à necessidade de mais infraestrutura e recursos. Esse custo cada vez maior é mitigado com a contratação de empresa terceirizada que conta com seu conjunto de contadores qualificados.

Controle

Outro benefício da terceirização de serviços financeiros é o fato de reduzir o risco e fornecer mais controle sobre os processos de suporte de negociação, que por sua vez se tornam mais consistentes.

Além disso, como firmas de terceirização de renome têm uma vasta experiência à sua disposição, elas podem desenvolver um plano e uma estratégia que se adaptem especificamente ao seu negócio e às suas necessidades. Esses benefícios são apenas algumas das muitas razões pelas quais a terceirização de serviços financeiros é o futuro.

Os interessados em usufruir dos benefícios da contabilidade terceirizada podem contratar os serviços dessas empresas. Contabilidade e escrituração virtual, preparação de declarações de impostos, processamento de folha de pagamento, serviços de secretariado de empresas e preparação de contas de final de ano estão entre os muitos serviços prestados por organizações contábeis.

A terceirização de serviços contábeis é uma das estratégias mais proeminentes na atualidade. Muitas empresas agora estão transferindo suas responsabilidades contábeis para especialistas terceirizados independentes, a fim de se concentrar nas atividades essenciais de seus negócios.

Esta prática está sendo utilizada por muitas empresas de diferentes partes do mundo que operam em vários setores por causa das inúmeras vantagens que traz para o negócio.

Esta é uma das melhores maneiras de reduzir os custos de despesas gerais e operacionais e libertar a empresa dos aborrecimentos e encargos trazidos pelo processo de recrutamento, contratação e treinamento de contadores.

Haverá um envolvimento de terceiros que cuidará de todas as tarefas de contabilidade demoradas do seu negócio por um preço mais baixo do que seria o processo descrito.

Vantagens da terceirização da contabilidade empresarial

Mulher comemorando com relatório e gráfico na mão

Flexibilidade Financeira com a terceirização da contabilidade

A terceirização ajuda as empresas a decidir e escolher o tipo de serviço necessário. Eles podem contratar serviço em tempo integral ou pagar apenas pelo serviço que foi prestado pelo provedor de terceirização. Os custos fixos podem ser convertidos em custos variáveis e libera capital para outros investimentos.

A capacidade da empresa de terceirizar pode tornar o negócio mais atraente para os investidores, uma vez que a organização é capaz de obter mais capital diretamente nas atividades geradoras de receita.

Flexibilidade gerencial com a terceirização da contabilidade

Na terceirização, haverá o envolvimento de terceiros no gerenciamento de suas atividades contábeis. Isso significa que alguém gerenciará seus contadores enquanto você se concentra nas equipes-chave de seu negócio. Você tem a opção de adicionar e subtrair a contagem de cabeças a qualquer momento.

Aumento da eficiência do negócio

Nem todos os proprietários de empresas têm conhecimento sobre atividades financeiras. O departamento de contabilidade tem o importante papel de garantir que o negócio seja executado sem problemas.

Quando as atividades citadas são terceirizadas, as empresas não precisam mais arcar com os encargos e complexidades da contabilidade. Os gestores podem realizar outras tarefas comerciais sem sacrificar a qualidade da seção de finanças da empresa.

Deve-se pensar também na estrutura de pagamento. Além das taxas reais que a organização de contabilidade cobra, deve saber se essas taxas serão cobradas como mensais fixas ou se haverá uma conta de montante no final do ano. Para várias empresas, uma taxa fixa é mais administrável e as ajuda a planejar melhor seus orçamentos.

Para ajudá-lo a encontrar o contador certo para os serviços e manter o nível de desempenho, é necessário preparar uma lista de tarefas e seus respectivos cronogramas e prazos.

Este conteúdo pode ajudá-lo a determinar as tarefas de contabilidade que devem ser priorizadas. Use os prazos de cada uma das etapas como base para monitorar a produtividade e o desempenho.

Terceirização da contabilidade empresarial: mais vantagens

Como as operações financeiras de uma organização são uma função central e crucial para sustentar seu sucesso a longo prazo, é simples presumir que sua estrutura financeira e contábil deve permanecer interna, onde os proprietários de negócios podem manter o controle.

No entanto, justamente porque finanças e contabilidade são tão vitais para a estabilidade e saúde financeira, é que os tomadores de decisão devem ser compelidos a recorrer à terceirização deste setor.

Homem usando óculos com a mão no rosto demonstrando estresse

Fatores como perspectivas de crescimento e histórico de lucros desempenham papéis cruciais na avaliação do negócio. O profissional responsável por este serviço certamente vai querer dar uma olhada nas tendências de sua receita – que podem ou não desvalorizar sua empresa.

Em algum momento, investidores ou parceiros podem querer examinar seus registros financeiros para identificar o potencial de crescimento futuro, o que aumentará o potencial da avaliação.

Portanto, o processamento transacional desatualizado e ineficiente e a falta de políticas formais de documentação ou controles financeiros podem prejudicar seus negócios e afetar a avaliação contábil.

Manutenção

A manutenção consistente de registros contábeis precisos é crucial para uma empresa. Ele conta sua história financeira, mostrando seu sucesso e, ao mesmo tempo, expondo os pontos fracos. No entanto, essa transparência é crucial para a tomada de decisões informadas.

Com registros precisos, é possível decidir como reinvestir na organização, avaliando o valor disponível e os custos previstos que podem afetar o fluxo de caixa.

O departamento financeiro abrange contabilidade, serviços de controladoria, planejamento e análise. Envolve uma infinidade de tarefas para garantir a manutenção dos livros e a conformidade com os regulamentos e políticas.

A terceirização da contabilidade empresarial é um recurso que vale a pena?

Sim!

Se a organização deseja progredir, precisará garantir que seus funcionários atuais possam acompanhar as demandas de expansão. No entanto, se eles estão atolados em tarefas manuais tediosas, há pouco tempo e energia para treinar e desenvolver suas habilidades para o crescimento.

Além de garantir que sua equipe esteja preparada para a expansão, a administração também deve explorar estratégias econômicas que minimizem suas despesas gerais enquanto permanecem competitivas.

A terceirização se tornou uma solução que oferece muitos benefícios, ajudando muitas empresas a manter a estabilidade financeira e escalabilidade para alcançar o sucesso.

Funcionários assalariados vs. profissionais fracionados

Funcionários multiétnicos conversando na empresa

A terceirização da contabilidade empresarial significa redução de custos para a organização. O gestor só precisará pagar ao fornecedor terceirizado pelo trabalho que ele fornece.

O uso fracionário de profissionais de finanças e contabilidade permite que as organizações dimensionem suas operações sem os altos custos de manter uma equipe de contabilidade assalariada.

Quando não é necessário manter funcionários em tempo integral, livra-se de levar em consideração os custos adicionais dos benefícios dos trabalhadores, como impostos sobre a folha de pagamento, seguro médico, férias e planos de aposentadoria.

Os CFOs (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro) entendem que têm pouco valor quando passam a maior parte de seus dias realizando trabalho transacional interno, em vez de liderar uma equipe de finanças e focar no trabalho de alto valor.

Como líderes modernos, eles sabem que seu diferencial competitivo depende de uma tomada de decisão proativa, criatividade e percepção analítica.

Otimização do uso do tempo

Ao terceirizar tarefas redundantes e repetitivas, os CFOs podem usar seu valioso tempo e energia para liderar a organização em direção ao crescimento. Com o apoio de outros profissionais que não atuam de maneira padronizada na empresa, eles se tornam livres das obrigações diárias, podendo, assim, explorar de forma muito mais eficaz suas capacidades de crescimento.

Essa equipe também estabelecerá os controles financeiros que protegem e monitoram as receitas e despesas e implementam software de contabilidade empresarial.

A terceirização libera a equipe das tarefas rotineiras e repetitivas de finanças e contabilidade, para que possam se concentrar em trabalhos que proporcionam maior crescimento. Um provedor de serviços de contabilidade terceirizado é ideal para empresas que precisam se concentrar em sua flexibilidade e escalabilidade.

Em conclusão

Profissional terceirizado apertando a mão de diretor financeiro

Com o provedor de serviços terceirizado, você fará ótimo uso de conselhos dados por especialistas. Além disso, receberá relatórios abrangentes que aumentam a visibilidade dos dados financeiros, o que levará a uma tomada de decisões melhorada e informada. Alguns destes dados, são:

  • Reconciliações de contas;
  • Faturamento e pagamentos do cliente;
  • Receita Diferida;
  • Processamento de despesas do funcionário;
  • Contabilidade geral;
  • Relatórios financeiros, fiscais e automação;
  • Serviços de folha de pagamento;
  • Manutenção;
  • Gerenciamento de tempo e despesas;
  • Processamento de faturas de fornecedores e pagamentos.

A empresa de contabilidade terceirizada não deve apenas compreender o lado financeiro do seu negócio, mas também ter o conhecimento e a visão integral do setor.

Ela deve ser capaz de preencher as lacunas financeiras e contábeis com soluções de software modernas e melhores práticas. Além disso, deve estar preparada para aprender as complexidades e a singularidade do negócio, juntamente com seus objetivos financeiros específicos.