Sustentabilidade é um tema atual e urgente, mas não é nenhuma novidade. Muitos empresários e organizações já estão comprometidos com essa causa, seja com a adoção de hábitos internos mais sustentáveis, até com ações de mudanças efetivas, indo além do Marketing raso.

Desenvolver uma pegada ecológica consciente é mais do que obrigação para os gestores empresariais, é uma maneira de agregar clientes e audiência em uma causa positiva e necessária em tempos tão cruéis contra o nosso meio ambiente.

Tornar-se ecologicamente correto é uma das melhores maneiras para as empresas não apenas reduzirem seu impacto negativo no planeta, mas também aumentar as boas relações públicas, “tornar-se ecológico” pode ter um impacto incrivelmente positivo de longo prazo na reputação e lucratividade de uma empresa.

Além disso, não precisa ser tão difícil para uma organização se tornar mais sustentável; da reciclagem de produtos à conservação de energia, uma empresa que faz os ajustes necessários em suas políticas para apoiar o meio ambiente pode até economizar algum dinheiro.

Tudo o que precisamos para nossa sobrevivência e bem-estar depende, direta ou indiretamente, do nosso ambiente natural. A sustentabilidade cria e mantém as condições sob as quais o homem e a natureza podem coexistir em harmonia produtiva, que permitem atender às necessidades sociais, econômicas e outras das gerações presentes e futuras. A sustentabilidade é importante para garantir que temos e continuaremos a ter água, materiais e recursos para proteger a saúde humana e nosso meio ambiente.

Pequenas práticas do dia a dia

Assim como os consumidores individuais fazem sua parte reduzindo o uso de energia e reciclando seus resíduos, as empresas ecologicamente corretas também estão trabalhando muito para fazer a diferença. As melhores estão ganhando rapidamente uma reputação poderosa por seu compromisso com o meio ambiente e sua capacidade de inspirar práticas mais sustentáveis ​​em seus setores.

peças de gráfico cujas sombras são árvores

Seja intencional sobre a sustentabilidade 

A sustentabilidade precisa ser incorporada às estratégias corporativas e refletida nas metas de negócios organizacionais. Isso significa tornar isso uma prioridade em todos os aspectos das operações organizacionais.

Como acontece com qualquer outra iniciativa de negócios, é preciso fazer um plano de ação e atribuir responsabilidades. Mantenha as pessoas responsáveis ​​e avalie os resultados.

Uma das maneiras iniciais de fazer seu escritório apoiar a sustentabilidade é se livrar de produtos feito com  plástico, que não são sustentáveis ​​e substituí-los por itens que podem ser lavados e reutilizados. Este pequeno gesto já aumentará muito a sustentabilidade das empresas. Geralmente na copa das organizações vários desses itens poderão ser substituídos.

Faça parceria com os seus colaboradores

Invista tempo no treinamento dos funcionários sobre a importância de manter a saúde do meio ambiente e compartilhe o que a organização está fazendo para ajudar a conservar os recursos naturais. Os gestores podem se surpreender com o que os funcionários estão vivenciando em suas jornadas eco-friendly. Em muitos casos eles poderão contribuir com ideias para reduzir o desperdício e melhorar o ambiente de trabalho.

Estudo de caso: o Walmart tinha um gerente em uma de suas lojas que percebeu que as máquinas de venda automática dos funcionários tinham luzes que funcionavam o tempo todo, embora eles pudessem ver os produtos sem iluminação adicional. Com esse entendimento, a rede de supermercados fez algumas alterações, desligou as luzes de todas os locais e economizou 1 milhão de dólares por ano em custos de energia.

Essas simples ações são práticas em que todos podem participar, reduzindo as oportunidades de desperdício destes valiosos recursos. Por exemplo, a conversão para torneiras, vasos sanitários e iluminação com baixo consumo de energia pode ser uma ótima maneira de economizar água, energia e custos orçamentais.

As estatísticas mostram que os clientes preferem trabalhar com empresas sustentáveis ​​e ecologicamente corretas. Mantenha uma lista de fornecedores amigáveis ​​à sustentabilidade ​​e torne uma prioridade usar apenas organizações que adotem essas práticas. Ao negociar contratos, deixe clara essa expectativa.

Desenvolva um programa interno para produtos recicláveis como:

– Lâmpadas fluorescentes;
– Eletrônicos;
– Computadores e monitores;
– Produtos de papel;
– Suprimentos;
– Use o seu fornecedor de gerenciamento de resíduos para ajudar a criar um processo para isso.

Desenvolva políticas e procedimentos de sustentabilidade

Pequenas ações como desligar equipamentos no final do dia e habilitar configurações de economia de energia em todos os computadores e desktops são exemplos de políticas que podem apoiar a causa. O desafio de ter hábitos sustentáveis pode parecer avassalador, mas se cada uma de nossas organizações, grande ou pequena, fizer sua parte, todos podemos contribuir para a conservação deste grande planeta que chamamos de lar.

Leia aqui nossa matéria sobre negócios em 2021

homem segurando notebook e apontando dedo para cima

Dados

Mais de 90% dos CEOs de hoje acreditam que a sustentabilidade é essencial para o sucesso. As empresas estão sendo levadas a pensar além do básico de suas iniciativas e começar a fazer uma diferença real no mundo, por meio de:

– Produtos e serviços sustentáveis;
– Novas funções como Diretor de Sustentabilidade (SCO), que é o título de uma posição executiva dentro de uma corporação responsável pelos programas “ambientais” da empresa;
– Publicação de relatórios de sustentabilidade para transparência de ponta a ponta.

Marcas ecologicamente corretas são as empresas que reconhecem algumas das maiores ameaças que nosso planeta enfrenta e sabem como encontrar maneiras únicas de superar esses problemas. Essas organizações não usam apenas embalagens recicladas ou desligam seus termostatos durante o inverno. Muitas das marcas mais ecologicamente corretas também estão investindo em novas iniciativas que mudam a forma como operam em um nível fundamental.

Segundo publicação do CBN, 87% dos consumidores brasileiros preferem adquirir produtos de empresas sustentáveis. A conclusão é de uma pesquisa realizada pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster.

De acordo com o pesquisador do projeto Bússola da Sustentabilidade da Fiep, Augusto Machado, o resultado demonstra a atenção e preocupação dos consumidores em relação às práticas de sustentabilidade das organizações com as quais ele interage. Outro número mostrado pelo estudo é o de que 70% dos consumidores entrevistados não se importam em pagar mais caro por produtos fabricados por empresas sustentáveis.

Quais são os tipos de negócios sustentáveis?

Um negócio sustentável é aquele que tem baixo impacto negativo na sociedade, na economia ou no meio ambiente. Para cumprir esses objetivos, é comum que tais empresas sigam um conjunto de políticas ambientais e de direitos humanos. Esses direcionamentos podem ser elaboradas pelos fundadores da empresa ou emprestadas por especialistas progressistas em áreas relacionadas.

Existem muitos tipos diferentes de negócios que podem, com planejamento e políticas adequadas, se tornar sustentáveis. As empresas que produzem energia, fornecem transporte, tratam água, enfocam a agricultura e desenvolvem tecnologia, para citar apenas alguns setores de negócios, podem funcionar como sustentáveis.

Estes tipos de organizações ​​parecem estar avançando nos nichos de engenharia e arquitetura. Essas empresas não apenas podem funcionar como negócios, mas também podem produzir produtos verdes. A arquitetura sustentável, por exemplo, é bastante útil por si só, mas também pode ser importante para empresas eco-friendly ​​que precisam de um espaço para seus escritórios e serviços.

Cientistas de todo o mundo concordaram que precisamos fazer uma mudança se quisermos proteger nosso planeta. Na verdade, alguns estudos indicam que podemos ver uma ameaça significativa à civilização humana nos próximos 30 anos se a sustentabilidade não for mais abordada.

Colaboração

Consumidores nervosos estão por toda parte, e eles estão querendo apoiar o meio ambiente, gastando deliberadamente mais do seu dinheiro em empresas ambientalmente sustentáveis. De acordo com pesquisas econômicas, os consumidores de hoje classificam a posição ecologicamente correta de uma empresa com preço e características do produto ao determinar de quem comprar.

Uma mudança significativa nos comportamentos de compra do cliente, combinada com a disposição de pagar mais por produtos de empresas ecologicamente corretas, reforçou a necessidade das marcas de hoje fazerem a diferença em suas iniciativas. Desde o primeiro dia, as organizações precisam pensar cuidadosamente sobre como podem incorporar um compromisso de cuidar do meio ambiente em sua identidade de marca.

megafone de onde saem muitos símbolos de sustentabilidade

Deixar de mostrar ao mundo que você pode dar algo em troca ao meio ambiente e poderá te fazer perder uma grande variedade de clientes em potencial. No entanto, você não pode simplesmente incluir uma marca ecologicamente correta – você precisa torná-la parte do seu DNA.

Vamos a alguns exemplos de empresas que se importam com a sustentabilidade?

Nespresso

Segundo informações do site Notícia Sustentável, a Nespresso anunciou recentemente os resultados alcançados no Brasil pelo compromisso global denominado The Positive Cup, cujo objetivo foi traçado para permitir que cada xícara de café da empresa fosse sustentável. A meta estabelecida tinha três pilares, que eram: trabalho com produtores e produtoras de café, gestão responsável do alumínio e clima.

A Nespresso informou que, 6 anos depois de iniciar o projeto, fecha esse ciclo no Brasil com 100% dos cafés adquiridos de maneira sustentável e 100% de capacidade de reciclagem. Isso significa levar a cada consumidor da marca uma alternativa para coleta de resíduos.

Pantys

Essa marca de calcinhas absorventes tem sido um grande sucesso por sua qualidade comprovada, praticidade e pelo elemento sustentável, que é quase essencial hoje em dia para uma empresa ter credibilidade. Em publicação do próprio blog, a organização informa que cooperar pelo bem do planeta não significa abrir mão do conforto e mudar por completo o estilo de vida. E que as micro mudanças de hábitos são um primeiro passo essencial, como sempre foi a visão da empresa.

“Hoje em dia temos muitas alternativas que, além de totalmente indolores, cabem na nossa rotina. E sim, essas mudanças tem um impacto gigantesco, porque somos muitos e porque a ao mudar um hábito, influenciamos as pessoas ao nosso redor e isso vai se ampliando: essas pessoas também tem esse poder de influência e assim nunca estaremos fazendo nada sozinhas. Afinal, a maioria das pessoas estão tentando ser melhores e descobrir maneiras super acessíveis de fazer isso é maravilhoso.”, informou ainda, no post sobre sustentabilidade que você pode ler por completo clicando aqui.

Em conclusão

Duas pessoas segurando lápis e fazendo planejamento sobre sustentabilidade

Muitas empresas presumem que é mais caro se tornar uma marca amiga do ambiente. No entanto, a verdade é que o compromisso com práticas sustentáveis ​​pode ter um impacto benéfico em seus resultados financeiros. O papel reciclado é uma opção mais barata em muitas partes do mundo, por exemplo. Além disso, ações como reduzir o uso de energia no escritório diminuirão suas contas de serviços públicos e reduzirão as despesas gerais a médio e longo prazo.

Melhor imagem de marca: cultivar uma boa imagem é mais do que apenas um ótimo logotipo. Seu compromisso com práticas sustentáveis ​​mostrará a seus consumidores que você não está apenas interessado apenas em lucros.

Em vez disso, você será capaz de construir uma afinidade com seu cliente-alvo, mostrando que se preocupa com as mesmas questões sociais e ambientais que ele. As empresas mais ecológicas se beneficiam de uma reputação mais sólida, este é um fato imutável.