A gestão de estoque é uma das principais etapas de uma cadeia produtiva. Os materiais devem estar expostos de forma estratégica visando a agilidade do funcionário e o rápido atendimento ao cliente; os custos (de armazenagem, pedido etc.) devem ser administrados ao mesmo tempo que o nível dos serviços aumenta; e as decisões de compra necessitam diretamente dos dados analisados a partir desse estoque.

Para que esse controle seja feito de forma eficaz, existem três estratégias que se complementam, mas não se anulam. São elas:

   1) Curva ABC

A utilização da ferramenta ABC permite melhor controle e gerenciamento do estoque, de modo a auxiliar a organização no momento de priorizar a compra de itens e possibilitar um melhor controle de giro do estoque. Trazendo, dessa forma, benefícios como a redução de desperdícios e a promoção de um negócio mais lucrativo.

A análise ABC do volume de todos os produtos vendidos é feita a partir da listagem de todas as vendas e sua alocação nas classificações A, B e C, tendo como base a “Teoria de Pareto” que diz que 80% das consequências são responsáveis por 20% das causas, ou seja, identificar quais são os 20% de produtos que são responsáveis por 80% das vendas – classificação A; 30% dos produtos que representam 15% do volume vendido – classificação B; e os últimos 50% dos produtos que representam 5% do volume vendido – classificação C.

Com isso, é possível traçar um gráfico e identificar a curva ABC, com dados referentes a dois fatores: custo unitário do item e consumo médio mensal do mesmo item, visando tornar a classificação mais assertiva.

Após esse agrupamento, se faz necessário fazer o cálculo da representatividade de itens dentro do estoque total, levando em consideração a sua classe, de modo a alocar na regra definida por Pareto e analisar os resultados obtidos.

Isso irá permitir identificar com precisão o volume de vendas e o quanto é necessário produzir para suprir a demanda do mercado. Esse método pode ser utilizado em qualquer segmento ou trabalho.

2) Curva XYZ

A curva XYZ define o nível de importância do produto para a empresa e, a partir disso, classifica o estoque. Da mesma forma que a curva ABC, ela também divide os itens em classes e, posteriormente, define a importância de cada classe na cadeia produtiva.

Além disso, a curva XYZ ainda considera os itens que não devem tanto valor monetário para a empresa, mas que são necessários na produção.

A diferenciação das classes é feita da seguinte forma: classe X são os itens necessários para a produção; classe Y são os itens importantes, porém que podem ser substituídos mesmo que com certa dificuldade; e classe Z engloba os itens que quase não afetam na produção.

Para análise mais aprofundada, deve ser feito o cruzamento entre a curva ABC, que leva em conta o valor dos itens, e a curva XYZ, que analisa a essencialidade deles.

3) Sistema de Duas Gavetas

O Sistema é o método mais simples e interessante para aplicar em itens de valor C (analisado na curva ABC). Ele leva em consideração que a gaveta A, de caráter secundário, terá estoque suficiente para abastecer a produção durante o ressuprimento do estoque principal, enquanto a gaveta B, a principal, terá uma quantidade de estoque equivalente ao previsto para certo período.

A aplicação é feita da seguinte forma: a gaveta B possui o estoque que deverá ser utilizado na produção. Quando ele chegar ao fim, o estoque da gaveta A passará a ser consumido até que se faça o pedido e seja reabastecida a gaveta B. Quando esta, a principal, voltar a ser usada, a gaveta secundária deve ser prontamente reposta.

Conclusão

Como foi visto, existem muitas formas de gerir o estoque de sua empresa, e cada uma delas atende à diferentes realidades e demandas, porém com o mesmo objetivo: Otimizar a gestão do estoque de sua organização.

No entanto, é unânime que todos os métodos devem passar por etapas de identificação, revisão e adaptação, independente das possíveis variações. Além disso, é extremamente importante que se conheça detalhadamente a organização antes de introduzir qualquer estratégia.

Gostou do conteúdo? Siga nosso Instagram e fique por dentro de todas nossas postagens!