Riscos de abrir uma empresa: 7 coisas que você precisa evitar

Riscos que um empreendedor deve saber antes de abrir seu negócio

O sonho do empreendedorismo pode ser afetado quando as pessoas não estudam corretamente os riscos associado ao mundo dos negócios. Nesse contexto, é comum o futuro empreendedor iniciar seu próprio negócio sem estar realmente preparado para os desafios que virão.

Existem diversos riscos de abrir uma empresa que você precisa ter atenção antes de dar os primeiros passos. Quando essa preparação não é realizada adequadamente, os riscos do negócio fracassar aumentam consideravelmente.

Por isso, selecionamos os principais riscos de abrir uma empresa e explicamos como você pode se livrar deles e ter sucesso na carreira de empreendedor.

Conheça os riscos de abrir uma empresa

Se você pensa em abrir uma empresa, provavelmente já ouviu falar que todo negócio implica em risco. No entanto, no universo de incertezas em que o empreendedorismo se inclui, alguns riscos podem ser evitados, ou ao menos, minimizados, se você se preparar adequadamente.

Vamos ver quais são.

Perfil empreendedor

Para se obter sucesso nos negócios é necessário possuir uma série de características e atitudes que compõem o perfil empreendedor.

Muitas pessoas ainda pensam que empreendedores nascem prontos, mas a verdade é que as competências necessárias para empreender podem ser desenvolvidas.

Características como proatividade, criatividade, gosto pelo desafio e por assumir riscos são algumas delas.

Portanto, é essencial que você avalie o seu perfil para identificar quais dessas características já possui e quais deverão ser desenvolvidas.

É claro que, mesmo depois da empresa aberta, você poderá se capacitar e desenvolver estas competências. Entretanto, realizar essa análise antes de entrar no empreendedorismo pode poupar muitos problemas, diminuindo os riscos de abrir um negócio e descobrir que não leva jeito para empreender.

Análise de mercado

Outro passo importante para minimizar os riscos de empreender é conhecer profundamente o mercado em que deseja atuar. Uma ferramenta muito eficiente para isto é a pesquisa de mercado. Através dela você obtém importantes informações que ajudarão a entender como funciona o seu mercado. Por exemplo:

  • Conhecer seus principais concorrentes
  • Conhecer o seu público alvo
  • Estudar a legislação e barreiras regulatórias do futuro negócio
  • Calcular o investimento necessário para começar a empreender

Essa análise possibilitará se preparar para os futuros desafios ao mesmo tempo diminuir os riscos de abrir uma empresa que não terá bons resultados.

Escolha dos sócios

Caso você decida que é necessário ter um sócio, é importante tomar alguns cuidados na hora de escolher com quem irá dividir o sonho de empreender. Esse é um dos riscos de abrir uma empresa mais comuns, e que podem comprometer o seu negócio.

O risco de fechar a empresa por conta de desentendimentos entre os sócios é muito grande. Portanto, uma das maneiras de evitá-lo é investir na escolha do parceiro ideal para entrar no empreendedorismo.

Um erro muito comum na hora de escolher um sócio é pensar que será mais fácil trabalhar com um amigo ou familiar que tenha um perfil semelhante ao seu.

No entanto, mais do que amizade, o sócio ideal é aquele que possui perfil e habilidades complementares às suas.

Por exemplo, se você possuir um perfil mais estratégico, que gosta de analisar cenários mais amplos, um bom sócio seria alguém mais detalhista com gosto pelas atividades operacionais.

Uma das maneiras de evitar riscos desnecessários para os negócios é escolher acertadamente seu sócio.

Um bom planejamento

Realizar um bom planejamento é outro passo importante para você diminuir os riscos de abrir uma empresa ineficiente. Através dele, o empreendedor define as metas do negócio e alinha as principais estratégias e ações que serão realizadas para alcançá-las.

Existem alguns motivos que tornam o planejamento um fator essencial para a minimização dos riscos de empreender: mercado muito competitivo, burocracia e carga tributária muito pesadas.

Estes itens compõem o que é conhecido, informalmente, como ‘risco Brasil’.

Um bom planejamento permite ao empreendedor se preparar da melhor maneira possível para encarar o mercado.

Investimentos necessários

Planejar o investimento para abertura e operação da empresa é uma das principais ações para diminuir os riscos de abrir uma empresa desorganizada.

Os investimentos compreendem todo o capital empregado para iniciar e viabilizar a empresa até o momento em que ela se torna auto-sustentável.

O capital necessário deve abranger:

  • Custos iniciais de abertura da empresa: custos necessários para a abertura da empresa como, por exemplo, CNPJ, compra de equipamentos, reformas, identidade visual, entre outros;
  • Custos operacionais: são os custos recorrentes da empresa, pagos mensalmente, incluindo aluguel, salários, ações de marketing, compra de matéria-prima, entre outros;
  • Reserva financeira: valor reservado para emergências. Nos negócios, o empreendedor sempre estará sujeito a imprevistos que poderão colocar em risco sua empresa, como flutuações do mercado ou crises econômicas, por exemplo;

Conhecer os investimentos que serão necessários possibilitará a você se precaver destas situações, evitando os riscos de fechar a empresa por falta de dinheiro.

Capacitação constante

Outra maneira eficiente de diminuir os riscos de abrir uma empresa que não terá bons resultados é investir na capacitação constante.

É muito comum os profissionais que iniciam no empreendedorismo trazerem muita bagagem técnica da sua área de especialização, mas pouca vivência em outros setores fundamentais para a empresa.

Nesses casos, você deve avaliar as áreas em que precisará investir em aprendizado para garantir o bom funcionamento da empresa.

Por exemplo, se você é um profissional de TI que deseja abrir uma startup, mas nunca vendeu nada, deve realizar treinamentos em marketing e vendas.

Se nunca viu um fluxo de caixa na vida, deve estudar finanças. Se vai contratar funcionários e não possui experiência em liderança, invista em cursos de gestão de pessoas. E, assim por diante.

Outro aspecto fundamental é que os treinamentos devem abranger quem for trabalhar na sua empresa. Sua equipe também deve estar bem preparada para vender seus produtos e atender os clientes.

Assim, você estará diminuindo os riscos das vendas não acontecerem ou de lidar com a insatisfação dos clientes.

Regime tributário

Um dos passos mais importantes para diminuir os riscos de prejuízo de uma empresa, iniciante ou não, é a escolha do regime tributário adequado. Devido à complexidade do sistema tributário brasileiro, existem diversos fatores a serem considerados.

Cada empresa se encaixa melhor em uma forma de tributação e a escolha certa garante maior tranquilidade e segurança para o empreendedor.

Por outro lado, uma opção mal feita pode gerar a necessidade do pagamento desnecessário de impostos. Isso pode comprometer a saúde financeira dos negócios ou, até mesmo, criar problemas fiscais com a Receita Federal.

Existem três tipos de enquadramento que pode ser adotado pelas empresas: Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real.

A escolha, bem como as vantagens ou desvantagens de cada um deles, dependem de muitos fatores como, por exemplo, número de funcionários, faixa de receitas dos últimos doze meses, crescimento no ano, lucratividade, atividade praticada, entre outros.

Devido à importância e complexidade dessa escolha, é sempre recomendável consultar um contador experiente. Esse profissional poderá mostrar todas as variáveis que devem ser consideradas para que você possa escolher o regime de tributação mais adequado.

Concluindo, empreender é uma atividade cheia de riscos, como vimos ao longo do texto. No entanto, com estudo e preparação você consegue aumentar as chances do seu sucesso no empreendedorismo.

Se você gostou desse artigo em que apresentamos os riscos de abrir uma empresa, deixe seu comentário. Com certeza ele será muito importante para nós!

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram