Um empreendedor é aquele indivíduo criativo e inovador, que toma a iniciativa de abrir uma empresa. Além de saber lidar e identificar as oportunidades e ameaças para sua organização, precisa transforma-las em um negócio de sucesso.

É aquele que analisa, identifica e decide o desempenho de sua empresa.

Empreender significa independência para muitos profissionais, por conta da inexistência do papel do chefe e do protagonismo na administração, controle e planejamento do seu próprio negócio.

Porém,

um empreendedor que busca uma empresa lucrativa e de sucesso, deve se atentar para os riscos dessa nova jornada. A partir disso, confira abaixo os 5 riscos de abrir uma empresa que o novo empreendedor pode evitar.

1. Incerteza

Um dos riscos de abrir uma empresa mais recorrentes do empreendedor diz respeito à incerteza em relação ao sucesso e inserção do seu negócio. Por se tratar de uma situação nova, dependente de uma estabilidade do mercado, as dúvidas referentes sobre como começar um empreendimento e como mantê-lo, apesar das adversidades, constituem uma realidade na vida de todo e qualquer empreendedor brasileiro.

Isso se agrava por conta da falta de dados e informações fidedignas e de credibilidade, as quais afetam as difíceis decisões da abertura de um negócio.

Por conta disso, antes de tudo, é preciso que aqueles que sonham em ter sua própria empresa tenham, em primeira instância, autoconfiança e planejamento no que se refere às suas escolhas e convicções, buscando não ser influenciado e afetado de maneira negativa por terceiros.

Porém,

atenção, é importante salientar que o excesso de confiança pode prejudicar o empreendimento, no momento em que as decisões podem ser afetadas por emoções desprovidas de razão e organização.

2. Análise de mercado ineficaz

É essencial que o empreendedor tenha conhecimento prévio e completo do mercado no qual está se inserindo. Um estudo acerca de fornecedores, concorrentes e possíveis consumidores torna-se imprescindível para o sucesso de uma organização.

Diante do exposto,

uma análise de mercado ineficaz tende a prejudicar os resultados esperados pelo dono do empreendimento, sendo assim, um desafio que deve ser tratado e avaliado de forma cautelosa e periódica, para que não se consolide como principal empecilho na lucratividade do negócio.

Além disso,

a falta de uma boa análise de mercado pode causar muitos danos às empresas, parte das vezes, esses danos são irreversíveis, levando o negócio à falência.

Por isso,

é indispensável se manter atento ao ambiente externo, com o objetivo de entender as oportunidades e ameaças pertencentes ao empreendimento. Além da possibilidade de identificar como atingir e fidelizar clientes, se afastar de concorrentes e conhecer novas tecnologias e tendências úteis ao negócio.

3. Falta de planejamento financeiro

Para começar um negócio, é preciso considerar os custos de implementação. Partindo desse pressuposto, recomenda-se uma reserva mínima de caixa inicial, o capital de giro, para que as adversidades que possam aparecer no caminho sejam mitigadas.

Além disso,

a falta de planejamento financeiro acarreta em uma projeção tanto de demanda quanto de lucro imprecisa, afetando, portanto, o desempenho e estabilidade do negócio, tornando-se, desta forma, um risco muito prejudicial e que merece uma atenção especial, visto que controla a saúde financeira do empreendimento e, consequentemente, seu sucesso.

O ideal é contar com uma planilha ou software para controle de gastos.

4. Ausência de alinhamento e confiança em relação aos funcionários

Apesar do empreendedor ser dono de seu próprio negócio, os funcionários continuam sendo essenciais para o bom funcionamento de uma organização. A falta de confiança nos colegas de trabalho afeta os resultados da empresa no momento em que há um acúmulo de demandas,  gerando, assim, atividades realizadas com má vontade e qualidade.

Além disso,

o mau relacionamento entre os colegas de trabalho afeta o clima do empreendimento, já que os membros sentem-se desmotivados e despreocupados com o cumprimento das metas.  Ou seja, esse descompromisso traz consequências para o sucesso do negócio.

No momento em que você, futuro empreendedor, se deparar com tal situação, deverá agir com imparcialidade e empatia, buscando devolver o bem-estar coletivo.

Ademais, é interessante aderir medidas internas, como a busca de estratégias e ações de marketing institucional, voltadas aos colaboradores, culminando em uma equipe disposta, entrosada e unida em prol de um propósito em comum.

5. Deficiência de planejamento organizacional

o planejamento organizacional consiste em um conjunto de ações integradas e coordenadas que determinam as metas, planos e quais os objetivos devem ser alcançados. Em resumo, é o ato de planejar, definir e alcançar o que foi proposto.

A realização de um bom planejamento possibilita diversos benefícios, sendo esses: otimização dos recursos disponíveis, facilidade na percepção de oportunidades, maior conhecimento dos alvos, além de ser fundamental para conseguir credibilidade e apoio, tanto financeiro quanto humano.

Diante do exposto, é perceptível que um bom planejamento organizacional tende a garantir o sucesso de uma organização. Sendo assim, a deficiência na execução desse trata-se de um grande risco à estabilidade e crescimento do empreendimento.

Se você gostou dos riscos de abrir uma empresa que apresentamos neste artigo, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog!