Os Resultados de fim de ano são sempre muito esperados para o comércio. Em tempos atípicos como 2020, será que os lucros serão significativos? 

Para os varejistas e outros comerciantes, os resultados de fim de ano sempre determinam os níveis de sucesso em seus trabalhos, isso porque novembro e dezembro estão entre os melhores momentos para negociar. Este é um fato que não mudará, por esse motivo, saber tirar proveito das vendas sazonais pode trazer novos ganhos para sua empresa.

Todos os anos, assim que o terceiro trimestre termina, parece que as comportas se abrem – os clientes adquirem um humor generoso. Sem grandes avisos, há um número incontável de empresas correndo para lucrar com o frenesi dos gastos. Para aproveitar ao máximo esta temporada, é necessário ter um plano eficiente de marketing, com o objetivo de orientar a aproveitar ainda mais as chances de vendas.

Neste ano percebemos uma baixa no consumo de um modo geral – embora alguns setores específicos tenham obtido lucro superior a 2019. Fato é, estamos em uma crise devido às decisões falhas no mercado de trabalho, bem como o aparecimento da Covid-19, que impactou em milhões de negócios.

Porém, já é possível a avistar uma subida gradativa no consumo por parte da população, que retomaram as atividades normais. E não é diferente para o comércio, que está a pleno vapor e não demonstra que irá diminuir a movimentação.

Cenário geral

O Índice de Atividade Econômica, de acordo com o Banco Central, que pode ser comparado a uma termômetro de antecipação ao resultado do PIB, entrou em seu terceiro mês consecutivo de recuperação. A publicação oficial da organização informou ainda que essa retomada é gradual, porém, que vem acontecendo em vários setores da economia.

Vale observar que este é um momento estratégico para este início de recuperação, já que antecede o período de aquecimento do mercado, sua proximidade com as festas de fim de ano, férias e pagamento do 13º salário, é claro. Indústria, comércio e serviços devem se preparar para as vendas.

Indicadores presumem um período promissor no final de 2020. Muitas empresas estão produzindo com força total, até mesmo ficando próximas a bater recordes, e por esse motivo, a previsão de um trimestre positivo de consumo e prováveis aberturas de novos negócios vem surgindo como um possível desfecho.

Drive Thru

Drive Thru Natal Papai Noel

Imagem: Bahia Social VIP

O Salvador Shopping, localizado na Avenida Tancredo Neves, é um exemplo de como as marcas e os empreendimentos estão se reinventando para se adaptarem às condições atuais e não perderem as oportunidades de venda. Neste ano, o centro comercial inovou na maneira de comemorar o Natal, criando um Drive Thru para as crianças poderem ver o personagem Papai Noel, que se encontra localizado na garagem do Shopping.

De acordo com publicação do Correio 24 horas, os veículos esperam para o encontro em uma fila, onde passam por alguns personagens infantis que interagem com as famílias presentes. Quanto mais próximo do Papai Noel, mais intensos ficavam os efeitos visuais e sonoros do ambiente, o que cria uma ideia de imersão em um mundo mágico.

Esta é uma proposta, no mínimo, interessante. Muitas ações foram realizadas neste ano tendo o Drive Thru como base, e é muito fácil entender a junção da segurança para evitar contágio, com a praticidade de se manter dentro de um veículo. Houveram sessões de teatro e cinema usando esse formato mesmo, assim como doações e outros eventos. As empresas precisam mesmo se adaptar de formas criativas e funcionais, e é isso que temos visto.

mulher mostrando sacolas de compras

Antes da Black Friday

Partindo de uma gestão mais convencional, uma das mais famosas cadeias de lojas de vestuário abriu um processo seletivo para centenas de vagas em algumas cidades do país, a fim de intensificar as vendas durante o período da Black Friday. Dessa mesma maneira ocorreu com diversas outras organizações, deixando claro que, neste ritmo, o resultado das vendas dificilmente decepcionaria.

De acordo com pesquisa da ABComm em parceria com o Neotrust-Compre&Confie, a estimativa para o evento deste ano era de crescimento de 77% nas vendas em relação a 2019. Com isso, seria possível atingir a marca de R$ 6,9 bilhões. A previsão considerava o período da quinta anterior até segunda-feira pós-Black Friday.

O aumento das compras on-line também já prometia ser significativo neste final de ano. Segundo a líder da Ebit/Nielsen, Júlia Ávila, existem outros motivos além da pandemia, das baixas taxas de juros e maior confiança nas plataformas de vendas, que podem explicar as boas expectativas para o setor de vendas pela web em 2020:
“A entrada de novos consumidores no e-commerce foi alta durante o primeiro semestre, são pessoas que já estão comprando no ambiente virtual”.

Apesar da alta nas vendas prevista para este ano, há fatores que impedem estimativas mais otimistas, como por exemplo, a redução do valor do auxílio emergencial, ainda de acordo com Júlia. Além disso, a insegurança com o futuro da economia também pode diminuir o consumo durante as festas de fim de ano.

Resultados de fim de ano: Black Friday 2020

De acordo com levantamento realizado pela Neotrust / Compre&Confie, as vendas deste ano da Black Friday ultrapassaram os 5,1 bilhões, ou seja, estamos falando de um valor 31% maior que no mesmo evento e período de 2019. Ainda segundo a análise, 7,6 milhões de compras foram realizadas on-line, o que constituiu um aumento de 24,7% em relação às vendas feitas no ano anterior.

Vale lembrar que essas informações foram retiradas apenas com base nos resultados dos dias 26 e 27 de novembro, em todo o território brasileiro. Esses números já podem ser considerados referência para a cultura do e-commerce dentro do nosso país, especialmente se considerarmos as crises deste ano.

Resultado de fim de ano

Essas informações são ainda mais ricas do que já mencionamos aqui: de acordo com as publicações do site mercadoeconsumo.com.br, o valor médio entre os pedidos realizados durante a Black Friday foi de R$ 668,70 mais caros que em 2019.

Dentre as categorias de produtos mais vendidos, podemos citar: Moda e Beleza, Perfumaria e Saúde, Artigos para Casa, Entretenimento Geral e Eletrodomésticos. Dentro desses lucros, Telefonia, Informática, Móveis e Construção e Decoração se destacaram em termos de procura.

“Os principais estímulos para aumento das vendas da Black Friday 2020 podem ser atribuídos à entrada de novos consumidores on-line, à digitalização de lojas físicas e ao aumento do consumo de bens não duráveis. O consumidor comprou de tudo na data este ano, desde um novo smartphone até bebidas e produtos de beleza”, analisou André Dias, fundador da Neotrust/Compre&Confie.

Queda no varejo

As informações cedidas pela empresa brasileira de serviços financeiros Cielo apontaram que as vendas no varejo caíram 14,5% nesta Black Friday quando comparadas às do ano passado. Para chegar nesses resultados, algumas pesquisas foram realizadas – não apenas contando as transações que passaram pelas máquinas da Cielo, mas por todas elas.

A queda foi geral dentro do varejo físico, com uma contração de 25,5%, enquanto no comércio eletrônico as aquisições cresceram 21,2% em relação ao ano anterior. A maior queda, dentre as compras pesquisadas, foi dentro de turismo e transporte, que diminuíram pela metade seu faturamento. Esses baixos números são resultantes das consequências da pandemia, que basicamente dominou os esforços em 2020.

Jr. Week

Calendário de Novembro: Jr. Week

Com o objetivo de participar das campanhas da Black Friday e ajudarmos ainda mais o crescimento dos negócios em Salvador, criamos a nossa própria ação: a Jr. Week. Durante todo o mês de novembro oferecemos excelentes descontos em nossos serviços, que tiveram mudanças a cada semana:

1º – Planejamento Estratégico: essa é uma das grandes dores entre os empreendedores, que muitas vezes não entendem o porquê do seu negócio não alcançar os frutos desejados. Eles veem as ideias sendo postas em prática, as estratégias seguindo seu curso, mas pouca melhoria nos resultados;

2º – Marketing: essa dificuldade é duradoura para os gestores. Eles não sabem ao certo quais métricas esperar dentro de um serviço de Marketing, ou quais segmentações adotar. Dessa maneira, ignorando etapas e estratégias, esses empresários gastam recursos que poderiam trazer grande retorno para os seus negócios;

3º – Assessoria Financeira: entender qual valor total deve ser investido em um novo negócio ou avaliar a viabilidade financeira de um empreendimento são fatores essenciais. Parte do nosso trabalho é analisar os dados, com o objetivo de entender a lucratividade, o fluxo de caixa e os indicadores financeiros das empresas.

4º – Os 3 serviços citados tiveram desconto na 4º e última semana de novembro. Além disso, é importante ressaltar que em nossa ação, criamos uma parceria com o Martagão Gesteira. Dessa maneira, todos os projetos tiveram 10% do seu valor revertido para este hospital. Nossa campanha buscou atingir positivamente diversas áreas, e dessa maneira, converter ainda mais proveitosamente nossos serviços.

Em Conclusão

Ilustração empresário analisando dados positivos

Superar o ano que está terminando pode não ser uma tarefa simples para nenhuma empresa, especialmente dentro do contexto em que estamos. No entanto, percebemos que os esforços ao longo de 2020 cresceram e vem se fortalecendo cada vez mais. Iniciar 2021 sem estar com os negócios no vermelho é um desafio que, pelo que percebemos, muitas empresas lutarão para enfrentar.

Somos uma organização que preza seriedade e alcance de resultados. Por isso, não nos contentamos com o básico solicitado: trazemos novidades para nossos clientes, agregamos valor aos serviços prestados e encontramos tecnologias que possam ajudar nos desdobramentos das nossas atividades.

Quando se faz parte de uma empresa Jr, transpor as métricas e resultados esperados é um caminho muito natural, pois levamos em consideração sempre aprender mais e transmitir cada uma das lições valiosas às quais temos acesso. Entendemos o privilégio de estar em uma organização que representa a faculdade onde estudamos, bem como as responsabilidades advindas dos nossos cargos.

O ponto fundamental disso, é ter em mente o principal lema e motor da nossa Casa dos Sonhos: “Menos desculpa, mais atitude”. Desse modo, seguimos em frente impactando os negócios dos nossos clientes e nossas próprias carreiras.