Conhecer o potencial de mercado e saber analisá-lo é indispensável para o sucesso do seu negócio. A questão é que muitas gestões ainda não reconhecem a importância dessa análise ou mesmo não sabem como realizá-la.

 

Por isso, decidimos criar esse post para detalhar o conceito de potencial de mercado. Além disso, mostrar como você pode reconhecer sua situação e entender mais sobre como seu negócio pode se expandir e se consolidar.

Em primeiro lugar,

o potencial de mercado pode ser avaliado sob duas perspectivas. A primeira delas diz respeito a quanto um determinado negócio é capaz de produzir ou vender dentro de um período de tempo estabelecido. Já a segunda diz respeito ao mercado em si. E trata de quanto dinheiro um segmento da economia tem em mãos para gastar, especialmente, com seu negócio.

Portanto, naturalmente, essas duas visões estão totalmente ligadas, pois não basta a empresa ter capacidade de produzir e vender sem que o mercado tenha dinheiro para comprar.

 

Para calcular seu potencial de mercado, é preciso começar entendendo mais sobre seu público. Qual é a quantidade de consumidores que você pode atingir no mercado?

Este é um fator fundamental do cálculo do mercado potencial. Partindo para um exemplo prático, imagine que seu negócio ofereça serviços de conexão de internet para empresas. Nesse caso, para entender a quantidade provável de consumidores é preciso considerar por exemplo:

 

em 2013, 97% das empresas brasileiras já utilizavam o serviço de internet em algum nível.

Quanto seu mercado pode gastar? No mesmo exemplo, imagine que você ofereça conexões de altíssima velocidade e que, por isso, elas se tornam mais caras. Assim, é preciso ter em mente que nem toda empresa que usa internet dispõe dos recursos necessários para adquirir esse tipo de serviço. Nesse cenário, uma pesquisa em 2015 mostrou que o número de empresas que contratam velocidades acima de 1Mbps é de 48%, em média. Com isso, nesse momento seu potencial de mercado não é de 97% das empresas brasileiras e, sim, de menos de 50% delas.

potencial de mercado

POTENCIAL DE MERCADO E DE VENDAS SÃO A MESMA COISA?

 

Na hora de calcular  o potencial de mercado é muito importante ter em mente que ele não é o mesmo que potencial de vendas. O potencial de vendas corresponde à projeção. Esta, baseada em diversos fatores, do quanto você pode ou pretende vender em um determinado momento.

 

Uma pesquisa de potencial de mercado, por outro lado, pode ser entendida como o cenário em que todos os clientes disponíveis efetivamente convertem. O que, é claro, não acontece. Com isso, o potencial de vendas é sempre menor do que o potencial de mercado.

 

Analisar o potencial de mercado é fundamental para entender a situação da empresa. E, para essa análise, deve-se levar em conta a capacidade do mercado consumidor e a capacidade de oferta da empresa.

 

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Marketing e Vendas: como aliar para alavancar a receita.