Plano de Negócio: evite que sua ideia se torne uma decepção

O desenvolvimento de um projeto é, para um empreendedor, uma importante realização, uma vez que ele vai poder observar e implementar algo criado por ele mesmo.

 

Porém,

 

ter uma empresa que atua sem um plano de negócio é o mesmo que estar assumindo inúmeros desafios e chances de insucesso.

O que dizem os números?

O Sebrae Nacional aponta que 24,4% das empresas fecham as portas com menos de dois anos de existência. Esse percentual pode chegar a 50% nos estabelecimentos com menos de quatro anos, isso porque não tem um plano de negócios definido.

Por isso,

estruturar muito bem o negócio é muito importante para garantir não apenas o seu crescimento, mas também que ele se mantenha estável no mercado.

E  o que isso tem a ver com plano de negócio?

Dentro desse cenário,

o plano de negócios é uma das ferramentas mais indispensáveis para que um empreendimento realmente se desenvolva positivamente e consiga alcançar os melhores resultados.

Um Plano de Negócio é o planejamento que descreve os objetivos de um negócio, traça um retrato mais fidedigno do mercado, do produto, das atitudes e estratégias necessárias para que as metas sejam alcançadas, diminuindo os riscos e as incertezas do futuro empreendimento.

Sendo assim,

o plano funciona como uma espécie de guia para o empresário, empreendedor ou investidor. Essa ferramenta assegura avaliar a viabilidade das suas ideias e fazer um seguimento da aplicação das mesmas na prática.

Um plano de negócio não é mais um diferencial, e sim uma necessidade.

Como elaborar um plano de negócio?

Na Empresa Júnior Administração UFBA esse processo é realizado através de etapas estrategicamente pensadas para entregar ao cliente o máximo de insumos fundamentados e que agreguem ao projeto, sendo este um dos diferenciais dessa organização.

Etapa de análise

A etapa análise de Macroambiente que reúne informações do ambiente em que a organização esta ou estará inserida, a fim de se precaver de possíveis ameaças e aproveitar as oportunidades, além de orientar o projeto a se adaptar às mudanças identificadas no mercado.

Já a etapa de concorrentes é quando a análise do comportamento da concorrência é o fator crucial a ser investigado.

Sendo assim,

busca-se observar as melhores práticas do mercado a fim de aperfeiçoar as tecnologias utilizadas, bem como os métodos e processos para proporcionar maior vantagem competitiva.

Potenciais clientes

A análise dos potenciais clientes busca descrever quem são os clientes que a empresa atende ou pretende atender, quais suas necessidades e como o produto ou serviço poderá satisfazê-los para, a partir disso, desenvolver algo mais próximo da realidade dos consumidores e, consequentemente, reduzir as taxas de rejeição.

Empresa Jr Administração UFBA

A Empresa Jr Administração UFBA

A Empresa Jr ADM UFBA atua em todos os segmentos de negócios e, há 29 anos, vem pondo as ideias empreendedoras dos seus clientes em prática.

Buscar a excelência e qualidade em cada projeto feito não é o suficiente. Faz parte da cultura comprar a causa do projeto, e isso faz com que seus consultores sejam altamente capacitados para transformar, em realidade de mercado, os sonhos dos seus clientes.

Se você quiser conhecer melhor a empresa Jr Administração UFBA, acesse o site.