O plano de marketing têm sido para muitas empresas a saída para conquistar novos clientes e consequentemente aumentar as vendas.

Qual a empresa nos dias de hoje que se arriscaria a dizer que o seu crescimento exponencial aconteceu sem uma boa estratégia? Com certeza não é a sua! Se você está lendo esse artigo é porque sabe da importância de ter um plano de marketing para conseguir alcançar o sucesso e ter uma posição de relevância no mercado.

Bom, um exemplo de plano de marketing de um negócio deve primeiramente ajudar a identificar os desejos e necessidades dos clientes. A situação atual da empresa e claro, ter como base um estudo de mercado e concorrência para futuros ações estratégicas.

Saber como fazer um planejamento de marketing dentro dos seus negócios, pode ser o diferencial que fará você decolar no mundo business. Visto que, ele possibilitará o desenvolvimento de ações mais assertivas diretamente para os seus consumidores.

 

 Como desenvolver um plano de marketing?

O documento é criado pela própria empresa ou uma organização especializada em consultorias, como a Empresa JR ADM UFBA, com o objetivo de registrar e guiar a criação de ações que serão voltadas para o público-alvo ou personas. Por meio dessas desse planejamento bem elaborado, você pode formular estratégias que estejam à altura das demandas do mercado para o qual você oferta.

Vale lembrar que antes de criar um plano de marketing é preciso desenvolver uma boa estratégia para descobrir o que deseja alcançar e assim poder traçar metas. Abaixo, veja alguns os primeiros passos que deve tomar para obter os resultados que deseja:

 

Objetivo

É o que você deseja alcançar com o plano de marketing, seja o aumento nas vendas ou na produtividade da sua equipe.

 

Estratégia de marketing

Além do segmento que o seu serviço ou produto já está inserido, faça um estudo sobre possíveis caminhos onde o negócio possa ser inserido no futuro.

 

Plano de ação de marketing

Desenvolvimento de campanhas e ações de comunicação para sua audiência e também para os novos consumidores.

 

Planejamento estratégico

Definição dos objetivos e metas a serem atingidas com a elaboração e execução do plano de marketing.

 

Análise do seu negócio

É preciso conhecer todos os fatores (internos e externos) que influenciam na área onde a empresa está inserida, como a situação do seu produto ou serviço no mercado e se atende as necessidades reais perante aos consumidores.

 

Análise da concorrência

É fundamental conhecer as outras empresas que estão ofertando produtos ou serviços similares e saber quais os pontos positivos e negativos do que estão disponibilizando no mercado.

 

Proposta única de valor

Ela estabelece o diferencial competitivo que uma empresa terá diante da concorrência, como o que será entregue de valor ao cliente a partir dos produtos ou serviços.

 

Estratégia de posicionamento

Saber qual a posição que a empresa ocupa na mente do público e se diferenciar da concorrência para alcançar a liderança e conquistar destaque no mercado.

 

ATENÇÃO!

Antes de iniciar, é importante lembrar que não existe um passo a passo dos sonhos a ser seguido para a criação de um plano de marketing. Mas, existem alguns processos que fazem parte dessa etapa e que se trabalhados da maneira correta, resultam em bons planos.


Quer saber quais são essas etapas? Veja abaixo os 6 passos principais para criar um plano de marketing para o seu negócio:

 


6 etapas principais para criar um plano de marketing

 

1- Objetivos de Marketing

É fundamental saber quais os seus objetivos ao criar um plano de marketing para o seu negócio, pois isso vai definir como você deve trabalhar para alcançar o resultado que deseja. Seja ele, no aumento de vendas, reconhecimento de marca, ampliação de atuação online e até mesmo posicionamento do seu produto ou serviço no mercado.

 

2 – Definição de público

O seu plano de marketing precisa ser voltado diretamente para atingir o público-alvo, isto quer dizer, que você deve voltar suas estratégias para as pessoas que vão consumir os seus produtos ou serviços. É importante analisar os detalhes do seu nicho, para entender quando e como seu cliente deseja adquirir uma oferta do mercado que esteja disponível em sua empresa.

 

3 –  Jornada de compra

A jornada de compra vai te ajudar a acompanhar o consumidor em todos os processos para a aquisição ou contratação do seu serviço. Neste caso, você pode fazer por meio dos canais de comunicação uma interação online ou offline com seu cliente para te proporcionar uma experiência diferenciada e surpreendente.

 

4 – Mix de marketing

Representam os 4 pilares fundamentais para qualquer estratégia de marketing, conhecidos como 4Ps: produto, preço, praça e promoção. Normalmente quem utiliza desse conceito trabalha com produtos. Já para quem oferta serviços, é comum utilizar apenas os 3Ps: pessoas, processos e prova física.

 

5-  Cronograma de execução

A criação de um cronograma é muito importante para fazer o acompanhamento de todas as ações que serão realizadas no plano de marketing da empresa. Todo levantamento de dados e do monitoramento dos resultados alcançados, serão de extrema necessidade para melhorar suas estratégias e assim alcançar o sucesso.

 

6 – Controle de orçamento e definição de métricas

Definição com antecedência dos gastos com as ações de marketing por um determinado período, visto que, se faz necessário também estabelecer prazos de duração e o custo estimado de cada uma. Por meio dessas projeções financeiras é possível organizar melhor os investimentos no marketing, desenhando os possíveis cenários para o futuro. 


Saia da zona de conforto e crie um plano de marketing que esteja de acordo o seu negócio

Se você está pensando em iniciar um plano de marketing na sua empresa, saiba que, antes de qualquer ação, é necessário conhecer bem a sua área de atuação. Neste caso, as dicas acima podem te ajudar a  montar uma estratégia e um ótimo planejamento. Mas eles devem ser coerentes com a maneira que seu negócio se posiciona no mundo business e também em como as tendências do mercado podem afetá-lo.

 

Diagnóstico Gratuito para sua Empresa

Visto que, o plano de marketing em uma empresa funciona como um ponto de referência. Mostra qual a direção mais assertiva a seguir e ainda facilita na tomada de decisões estratégicas. Uma excelente ferramenta para empresários e gestores independente da situação da empresa.

 

Talvez a principal vantagem seja em manter as pessoas envolvidas no negócio. Comprometidas com os mesmos ideias e pode ser muito valioso se for criado e utilizado da maneira correta.

 

Por isso o nosso time irá te presentear com um Diagnóstico Gratuito. Além de estruturar seu plano de marketing a equipe da Empresa Jr deseja tirar dúvidas e ajudá-lo nesse processo de crescimento do seu negócio.