Pesquisa de Mercado e Plano de Marketing não são assuntos recentes no cenário empresarial e nem sequer na vida das pessoas. Eles já existem há bastante tempo. No entanto, a forma do consumidor escolher produtos e pesquisar preços mudou muito nas últimas décadas.

E para as empresas, como fica?

Com tanta facilidade, as empresas precisam considerar sempre o melhor para o cliente. Afinal, o simples fato de não atender determinada região pode ser o motivo de uma brusca queda nas vendas.

E, para conhecer o cliente, antecipar e atender suas necessidades, entram em cena dois instrumentos importantes: o Plano de Marketing e a Pesquisa de Mercado. Nesse artigo você vai descobrir o que é cada um e também quais as diferenças entre eles.

O que é Pesquisa de Mercado?

Se você tem 30 anos ou mais, provavelmente se recorda de como na sua infância, sua mãe “pechinchava” procurando os melhores preços: escolhia um dia da semana para ir de loja em loja ou de supermercado em supermercado, anotando os preços e promoções.

Ao final, com dezenas de encartes e anotações em mãos, escolhia lojas com melhor custo benefício.

Porém, hoje, para conhecermos o mercado, não é mais necessário sair em peregrinação. A Pesquisa de Mercado é uma das ações de uma empresa (ou pessoa física) para entender mais sobre o cenário externo ao seu negócio.

Certamente, conhecer os seus clientes, seus concorrentes e o mercado como um todo é uma forma de obter vantagem competitiva e identificar oportunidades de crescimento.

Existem diversos tipos de Pesquisas de Mercado. Continue lendo para saber quais são.

Estudo do Ambiente

O estudo do macroambiente da empresa inclui conhecer dados relevantes que interferem no setor. Podemos citar, como exemplo, decisões políticas, econômicas, mudanças no padrão de consumo e advento de novas tecnologias.

Toda alteração de cenário que possa impactar diretamente nos produtos e serviços devem ser avaliados. Esses dados geralmente podem ser obtidos em publicações e estudos de outras fontes, como IBGE, IPEA, SERASA, SEBRAE, dentre outros.

Análise de Concorrentes

Conhecer quem são seus maiores concorrentes, seus parceiros de mercado e também quais as ações que vêm direcionando suas decisões podem ser de grande valia.

Uma das formas mais comuns desse tipo de pesquisa é o Benchmarking, que pode ser tanto competitivo (com empresas do mesmo ramo de atuação) ou não-competitivo (com empresas que não concorrem entre si).

Uma vantagem do Benchmarking não-competitivo é conhecer as melhores práticas de empresas de outros setores, que podem ser aplicadas na sua empresa.

Pesquisa de satisfação do cliente

Não existe atendimento de excelência se o foco não for ele, o consumidor. Portanto, para empresas que desejam realmente se diferenciar no mercado, conhecê-los é fundamental.

Saber se os seus clientes estão satisfeitos com o produto que recebem, ouvir suas sugestões de melhoria e principalmente, manter um canal de comunicação com o consumidor é a forma mais simples de conhecer o seu mercado.

Quer saber mais sobre Pesquisa de Mercado? Neste outro artigo você encontra de forma detalhada tudo que precisa saber.

O que é Plano de Marketing?

O Plano de Marketing é um instrumento útil tanto para quem deseja abrir um negócio, como para quem já tem uma empresa atuando a todo vapor.

Então, se você não conhecia esse conceito até aqui, tudo bem. Ainda dá tempo de fazer o seu, seguindo o passo a passo que vamos apresentar a seguir.

Primeiramente, vamos definir o que é Plano de Marketing. Segundo o SEBRAE, o serviço de apoio para micro e pequenas empresas do país, Plano de Marketing é:

“uma ferramenta de gestão que deve ser usada regularmente e atualizada sempre, pois auxilia empreendedores a se adaptar às constantes mudanças do mercado, identificar tendências e, com isso, criar vantagens competitivas em relação aos concorrentes.”

Em outras palavras, o Plano de Marketing é um mapa com o conjunto de atividades e ferramentas a serem empregadas na divulgação dos produtos e serviços de uma empresa, de forma a mantê-la lucrativa, com o passar do tempo.

Sabendo disso, vamos estudar como é feito um Plano de Marketing, ok?

Etapas do Plano de Marketing

O Plano de Marketing de uma empresa é realizado em etapas, que são necessárias para sua eficácia. São elas: Planejamento, Implementação e Avaliação e Controle.

1) Planejamento

A etapa inicial do Plano de Marketing consiste nas ações de planejamento. Em primeiro lugar, define-se, exatamente, qual o objetivo da empresa, onde ela está hoje e onde quer chegar.

Para isso, os gestores devem definir o mercado, público-alvo da empresa, metas de crescimento, indicadores de performance e traçar o caminho para que seus objetivos sejam alcançados.

Sim, há bastante trabalho envolvido! E desse modo, a etapa de planejamento é dividida em etapas menores que elencamos a seguir:

  • Sumário Executivo
  • Análise de Ambiente
  • Definição de Público Alvo
  • Posicionamento de Mercado
  • Definição da Marca
  • Objetivos e Metas
  • Estratégias de Marketing

Cada etapa do Plano de Marketing contribui para mais clareza dos objetivos e, consequentemente, mais assertividade na hora das vendas.

2) Implementação

Além de planejar minimamente os detalhes das ações de Marketing, depois disso é hora de implementá-las. É na Implementação que sua empresa tem a oportunidade de testar e validar os itens do plano.

Desse modo, ao colocar em prática as estratégias definidas no Plano de Marketing, o ideal é ter um Plano de Ação, em que estejam definidos os papéis claros de cada item.

Um método eficaz de criar um plano de ação é através da ferramenta 5W2H. Largamente empregada em planejamento, o 5W2H corresponde às iniciais em inglês de perguntas essenciais.

What (o que será feito?)

Why (por que será feito?)

Where (onde será feito?)

When (quando será feito?)

Who (por quem será feito?)

How (como será feito?)

How much(quanto vai custar?)

3) Avaliação e Controle

Por último, vem a etapa de Avaliação e Controle. É nessa etapa que a empresa irá reunir informações obtidas, avaliar e decidir as formas de controle sobre as ações de marketing. Ainda, serão validados os indicadores de performance.

Com essas respostas, a empresa terá subsídios para embasar decisões gerenciais a respeito do marketing de seus produtos e serviços.

Embora seja a última etapa, ela marca o início de um novo ciclo. Pois é nessa hora que se avalia o que deve prosseguir na estratégia e o que deve ser descartado, ou ao menos, reformulado.

Em conclusão

esperamos que tenha ficado evidente que ações de marketing são, antes de tudo, ações estratégicas. Não adianta implementar ações soltas e buscar ter resultados. Elas devem estar embasadas em um Plano de Marketing.

Uma das etapas de um Plano de Marketing é a Pesquisa de Mercado e aqui fechamos o nosso ciclo de estudo sobre ambos. Tanto pessoas físicas quanto empresas podem obter vantagem competitiva de uma boa Pesquisa de Mercado.

Para saber como podemos ajudar sua empresa a escolher e direcionar as melhores estratégias de Marketing para seu mercado, entre em contato conosco agora mesmo.