Pesquisa de Mercado

O mercado está constantemente se atualizando e novas tendências surgem mais rápido que nunca no ecossistema de negócios. Mas, como assegurar que sua empresa continua com potencial competitivo no mercado ou que seu futuro negócio vai ter o desempenho esperado?

É nesse cenário que surge a necessidade de uma pesquisa de mercado.

Por que fazer uma pesquisa de mercado?

Muito além da estruturação dos processos internos da empresa, é necessário entender para onde o mercado está convergindo no momento de alocação de recursos. Tomadas de decisões com base no achismo podem resultar em grandes prejuízos para a organização.

Dessa forma, para conduzir os esforços assertivamente, é realizada a pesquisa de mercado, que consiste em um processo de coleta de informações e desenvolvimento de análises acerca do macroambiente em que a empresa está ou será inserida, dos seus concorrentes, atuais e potenciais clientes.

O conhecimento que é gerado a partir dessa coleta de informações é capaz de produzir insumos que possibilitam conduzir estrategicamente o futuro da sua empresa.

As 4 principais etapas da Pesquisa de Mercado

1. Entender o Macroambiente

O entendimento do macroambiente é o pontapé inicial da pesquisa de mercado. Esse consiste na análise de variáveis externas à organização, que podem impactar nos resultados internos, tais como avanços tecnológicos, política, contexto legal etc.

A análise do macroambiente normalmente é construída através de pesquisas de dados secundários, ou seja, dados já antes coletados por fontes diversas, com outras finalidades.

2. Estudar a concorrência

O estudo dos concorrentes, por sua vez, acontece em duas vertentes. Pode ser realizado para conhecimento acerca das principais empresas que disputam a mesma parcela de mercado, com o intuito de entender quais são os pontos fortes e fracos dos concorrentes. E pode ser realizado apenas com o intuito de colher boas práticas a serem replicadas, o chamado benchmarking.

Normalmente, o benchmarking é realizado com empresas que são referência no setor, independentemente de disputarem a mesma parcela de mercado que a empresa estudada.

Essa pesquisa com concorrentes pode ser realizada através de diferentes métodos, como a aplicação de questionários com contrapartidas aos respondentes, ou através do cliente oculto, onde o pesquisador analisa os concorrentes através da experiência como cliente ou potencial cliente da organização.

3. Fazer pesquisas com potenciais clientes

Já a pesquisa com potenciais clientes tem como objetivo entender os anseios dos clientes daquele mercado, os motivos que fazem com que eles consumam nas empresas concorrentes, quais fatores consideram mais importantes em uma empresa e quão dispostos estão em consumir de outra empresa.

Dessa forma, é possível definir o perfil dos seus clientes e direcionar os recursos ao que realmente impacta na decisão de compra e satisfação.

4. Entender os atuais clientes da empresa

Por fim, quando se trata da pesquisa de mercado para uma empresa já constituída, o entendimento sobre os atuais clientes também é parte fundamental para alavancagem dos resultados.

Os insumos coletados são referentes às satisfações e insatisfações com a empresa, para que sejam definidos pontos de melhoria assertivos, tanto para a fidelização destes atuais consumidores, quanto para melhor atender novos clientes.

As pesquisas com ambos os tipos de clientes pode ser realizada através de métodos quantitativos e qualitativos. Dois exemplos são a aplicação de questionários e as entrevistas de grupos focais. A definição do método depende do tipo de informação que é mais estratégica para a empresa.

A realização de todas essas etapas da pesquisa de mercado requer tempo e esforço para que o resultado sejam direcionamentos aplicáveis. Grandes empresas como o Sal e Brasa e o Colégio Integral já confiaram na Empresa JR ADM UFBA para a realização de suas pesquisas de mercado.

Você também deseja melhorar o potencial competitivo da sua empresa e alavancar seus resultados? Faça um orçamento conosco, podemos te ajudar a tornar seus objetivos realidade!