A pesquisa de mercado é uma análise de grande importância para as empresas que buscam o crescimento e a inovação. 

No dia a dia do seu negócio, você costuma tomar decisões importantes, não é? Para isto acontecer, precisa de ferramentas estratégicas que te ajudem a realizar essas ações com mais segurança. Diante de tantas variáveis que envolvem o planejamento de um negócio de sucesso, existe uma que se destaca e faz grande diferença para as empresas: a pesquisa de mercado. 

Ainda que estejamos envolvidos pela era digital e do marketing, onde temos acesso a dados e ferramentas robustas capazes de analisar e prever resultados com altíssima precisão, toda e qualquer decisão relacionada a um empreendimento envolve incertezas. Neste cenário, a pesquisa e avaliação prévia são formas eficazes de entender como os consumidores se comportam no mercado e ainda reduz a margem de erro nos próximos passos que serão tomados. 

Por que fazer uma pesquisa de mercado? 

Como já citamos acima, a pesquisa de mercado é um instrumento adotado por muitas empresas para entender a realidade do mercado onde eles ofertam seus produtos ou serviços. Basicamente, esse levantamento é uma maneira de coletar informações que auxiliam os negócios em tomada de decisões mais seguras e assertivas. 

Neste aspecto, você tem duas formas diferentes para obter esses dados: pesquisa primária ou secundária. 

Na pesquisa primária, a própria empresa fará o uso dos dados por algum profissional contratado para essa finalidade; Já na secundária, os dados são analisados por terceiros, como profissionais ou empresa especializada, que é o caso da Empresa JR ADM UFBA. 

Diante desses recursos que auxiliam os empresários em sua jornada pelo crescimento dos negócios, muitos ainda enxergam a pesquisa de mercado com maus olhos. Visto que, acreditam que não há necessidade de estudar as estratégias de outras empresas para construir algo sólido. Mas, o que eles não sabem é que esse método não se baseia apenas em uma análise de empresas concorrentes. Esse estudo pode também envolver vários tipos de dados e isso inclui relatórios, artigos, guias disponibilizados publicamente por outras organizações, que oferecem um panorama mais amplo de todo seu nicho. 

PESQUISA DE MERCADO IMAGEM1

Pesquisa de mercado para os negócios

Benefícios e resultados 

As informações levantadas neste estudo tendem a contribuir positivamente para a empresa com novos insights e oportunidades de negociação a partir de ideias e sugestões muito mais realistas e compatíveis com o cenário do mercado. Diante disto, podemos dizer que a pesquisa de mercado traz diversos benefícios, como: 

  • Avaliação e viabilidade do negócio 
  • Teste de novas campanhas do produto ou serviço 
  • Exploração de novos nichos de mercado 
  • Descoberta de estratégias inovadoras 
  • Otimização dos processos internos 

3 tipos mais comuns de pesquisa de mercado 

A análise de mercado realizada por uma empresa pode variar de acordo com o objetivo que ela deseja alcançar. Seja para encontrar soluções estratégicas de mercado ou para melhorar seu relacionamento com o público. Por isso, separamos os 3 tipos mais utilizados nesta pesquisa nas empresas: 

  • Hábitos de consumo 

Esse tipo de levantamento é feito com foco no público da empresa e geralmente é realizado para conhecer melhor os clientes a partir de dados de consumo. Nesta pesquisa, os empresários se beneficiam dessas informações para identificar possíveis ações que estavam ocultas e oportunidades para o crescimento no mercado com a criação de novas estratégias de vendas e marketing. 

  • Força de marca 

Neste caso, o propósito da pesquisa é medir a atenção que sua empresa recebe em relação aos concorrentes e descobrir pontos positivos ou prejudiciais em suas ações. Quando seu produto ou serviço não tem um bom desempenho com o público, é sinal de que muitas melhores podem ser providenciadas e são esses dados que vão impulsionar esse reposicionamento de marca no mercado. 

  • Satisfação do cliente 

Medir a satisfação dos clientes é fundamental, pois tecnicamente, são eles que decidem quem fica e quem permanece no mercado. Por isso, essa pesquisa de mercado deve ser feita como uma análise de feedbacks do seu produto ou serviço. Os consumidores não têm o costume de recorrer aos canais de atendimento para fazer elogios ou críticas de uma empresa e é por isso, que essa avaliação deve ser feita por meio de entrevistas ou formulários, que são mais eficientes nesses casos. 

Cases de sucesso da Empresa JR Adm UFBA 

PESQUISA DE MERCADO IMAGEM2

Pesquisa de mercado com a Empresa JR adm Ufba

 

Nessa busca por melhores estratégias de mercado, muitos empresários recorrem a empresas especializadas, como a Empresa JR ADM UFBA, para solucionar seus processos internos e conseguir realizar ações mais assertivas com seus consumidores. Por esse motivo, nós buscamos atender todos os clientes conforme as expectativas e da melhor maneira possível. 

Abaixo, veja como utilizamos a pesquisa de mercado para solucionar as deficiências estratégicas do cliente “Pizza Hut” 

Projeto Cabana – Pizza Hut 

A partir desse projeto realizado pela nossa equipe, a Pizza Hut conheceu melhor o seu mercado e conseguiu monitorar os hábitos dos seus consumidores, para proporcionar assim melhores resultados. O grande desafio foi analisar as franquias em Salvador, entender seus clientes com foco no consumo de pizza. Neste caso, a empresa desejava saber como estruturar suas estratégias de marketing para atingir esses consumidores. 

A solução que oferecemos para eles foi uma pesquisa de mercado com foco em brand awareness e hábito de consumo no shopping, levando em consideração os potenciais clientes e os atuais. Também realizamos as análises de tendências a serem abordadas e estratégias de relacionamento e fidelização. 

Os resultados foram surpreendentes. Pois conseguimos os direcionamentos com foco no aumento do Market Share e aumentamos as vendas da empresa com a utilização de estratégias com foco em cross selling e up selling, apresentando as diferentes tendências. 

Esse foi apenas um dos clientes que se beneficiaram ao contratar nossos serviços, como a Pesquisa de Mercado, para melhorar as estratégias de vendas. 

Se quiser saber mais sobre os nossos cases de sucessos, clique aqui e conheça outras empresas que também conseguiram alcançar resultados satisfatórios.