Não importa se sua empresa é grande ou pequena, todo empreendedor já se encontrou em alguma situação onde se questionou: Qual será o real perfil dos meus clientes? Quais serão os pontos fracos da concorrência? Será este o melhor momento para expandir? Entre muitas outras dúvidas que surgem como um desafio para manter o seu negócio a pesquisa de mercado.

Em primeiro lugar

 

Para o potencial empreendedor, pode ser ainda mais difícil começar! Será que o público se interessaria pelo meu produto ou serviço? Qual será a melhor estratégia para atingi-lo? Quais as principais ameaças ao sucesso desse negócio? Afinal, ninguém quer correr o risco de investir e não ter o retorno esperado.

E é para responder estas e outras perguntas que tiram o sono dos empreendedores que existe a pesquisa de mercado!

As pesquisas de mercado são realizadas para estudar e mapear as particularidades e melhores condições de um determinado mercado.

Assim, será possível ter uma visão ampla do segmento, além de benefícios como por exemplo:

  • Observar vantagens e desvantagens do setor: dificuldades para começar atuar, altos custos de produção, grande demanda do público e outros fatores que influenciam nos resultados;
  • Conhecer pontos fortes e fracos dos concorrentes: as outras organizações praticam preços mais altos ou mais baixos? Qual o nível de qualidade do seu produto? O que o público diz dos seus concorrentes? São algumas questões importantes de serem respondidas;
  • Conhecer o perfil do cliente: saber dados demográficos como faixa etária e renda, mas também seus hábitos de consumo;
  • Detectar tendências: possíveis linhas ou segmentos de produtos ou serviços que estejam sendo mais consumidos atualmente, por exemplo;
  • Avaliar performance de produto ou serviço: ver a aceitação perante o público de algo que já é comercializado pela sua empresa, possibilitando tomar decisões acerca de ampliações ou redução de oferta;
  • Perceber quais preços podem ser praticados em um mercado: quanto os clientes dos concorrentes pagam? Quanto os clientes poderiam pagar pela sua solução? A precificação é um fator decisivo.

E, com tudo isso, tomar decisões estratégicas para empreender ou alavancar os resultados do seu negócio!

No entanto,

para obter os melhores insumos de uma pesquisa de mercado, é preciso se atentar! Deve-se elaborar um plano de execução cuidadoso e utilizar as técnicas corretas de pesquisa.

Por isso, separamos 3 fatores fundamentais para a boa realização de uma pesquisa de mercado. Confira:

 

1. Estabeleça os objetivos

O que você quer descobrir com a pesquisa? Busque definir alguns (poucos) objetivos gerais e específicos. E que sejam mensuráveis! É a partir dessa definição que será possível tomar outras decisões fundamentais para o sucesso da pesquisa.

Exemplo: Analisar a aceitação do público a uma loja de produtos naturais no centro da cidade. Já alguns objetivos mais específicos poderiam ser saber quanto as pessoas gastam com esse tipo de produto e saber quais os melhores canais para divulga-los entre este público.

Para isso, você pode usar a metodologia S.M.A.R.T. para construir seu plano de ação para uma pesquisa de mercado!

Este acrônimo é a abreviação dos 5 critérios que você precisa ter nas suas metas:

S (specific): Especificidade

Quanto mais específico for, mais fácil de saber se conseguiu atingir. Quer conquistar algum público? Mas que público? Onde? Ter clareza é fundamental.

M (mensurable): Mensurável

É importante que se possa mensurar, de alguma forma, os seus objetivos estabelecidos. Você pode usar algo referente ao tempo, termos financeiros ou de resultado específico. Isso vai evitar que você seja muito subjetivo nas análises!

A (attainable): Alcançável

Seus objetivos precisam ser grandes, mas realistas. Tenha bom senso na hora da definição e utilize do consenso entre sócios e outros colaboradores. Isso vai fazer com que todos tenham ciência do estabelecido e se engajem!

R (relevant): Relevante

É preciso alinhar o objetivo da pesquisa com o propósito do seu negócio. Se o seu foco está em conhecer algum aspecto dos seus clientes, foque nisso na sua pesquisa, no questionário e nas análises. Cuidado par anão perder o foco!

T (time-related): Temporal

Estabelecer prazos é essencial para evitar a procrastinação! Ter uma data de entrega cria o senso de urgência e engaja os colaboradores para tirar a ação do papel. Cuidado para não definir metas curtas demais, gerando stress, ou longas demais que prejudique sua atuação no mercado.

Se não tiver objetivos bem definidos antes de fazer a pesquisa, poderá perder o foco no meio de tantas informações dispersas. E acabar não tirar os insumos necessários para solucionar o seu problema!

 

2. Defina um método de pesquisa e como aplica-la

Existem diferentes metodologias e técnicas de pesquisa. E, a depender de quais informações você precisa, é possível escolher a que vai gerar os melhores resultados.

Além disso, se precisa de dados qualitativos, como conhecer hábitos e preferências do consumidor, pode utilizar entrevistas em grupo ou discussões. Isto por que estas técnicas possuem uma abordagem mais pessoal e aprofundada. Costumam maior detalhamento das informações como crenças, sentimentos e experiências de consumo dos entrevistados. Já uma pesquisa quantitativa, é recomendado que você aplique questionários a partir de amostras da população. Com eles, é possível ter respostas precisas.

Algumas ferramentas gratuitas e muito úteis para aplicar questionários online são por exemplo:

Alguns desses sites, inclusive, possuem modelos de questionários para pesquisa de mercado que você possa ter como exemplo e consiga elaborar o seu próprio com assertividade!

 

3. Transforme dados em conhecimento

Ao final da pesquisa, é fundamental que se organize os dados coletados para elaboração de um relatório final. Este relatório deve conter todos os resultados observados, expostos de forma clara e simplificada, facilitando o entendimento de todos.

Além disso, precisa apresentar as respostas aos objetivos traçados inicialmente, lembra?

Observe os padrões de resposta do público e construa gráficos e tabelas que facilitem a interpretação. Assim, todos os colaboradores e gestores poderão ser capazes de extrair o máximo de conhecimento do relatório e tomar decisões mais corretas!

Portanto,

se você pretendia lançar um produto novo, por exemplo, agora poderá saber qual o público pode se interessar mais por ele e as características essenciais que ele precisará ter para obter sucesso. Isso vai te dar embasamento para traçar as melhores estratégias e alavancar seus resultados.

Além disso,

é preciso ter foco para escolher um público-alvo e um segmento de mercado são essenciais para ter um empreendimento escalável.  Sua empresa estabelecerá uma Inteligência de Negócios (BI), servindo para coletar, organizar, analisar, compartilhar e monitorar informações para dar suporte ao gerenciamento do negócio, a partir de um Data Science (o estudo dos dados e seus processos da coleta à disseminação), permitindo tomadas de decisões inteligente.

Em suma

Após realizar a sua pesquisa de mercado, de olho nestes pontos fundamentais, você saberá como agregar valor à sua marca para o consumidor, assim como terá todo o conhecimento disponível para fazer as mudanças necessárias e empreender com sucesso!

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Potencial de Mercado: como calcular e analisar.