Todo empresário deseja que o seu negócio seja um sucesso. Para que isso ocorra, é necessário reunir esforços para evitar os maiores erros de administração cometidos por muitas empresas.

O mercado está cada vez mais competitivo, e isso faz com que aumentem as pressões e responsabilidades do empresário, aumentando as chances dos erros de gestão. E esses erros podem atrapalhar o crescimento da sua empresa ou até mesmo levá-la à falência.

Por isso, vamos indicar quais são os erros de administração mais comuns que os empresários cometem para que você possa evitá-los, garantindo os resultados da sua empresa.

Os maiores erros de administração dos empresários

A má gestão do negócio pode ocasionar em diversos problemas dentro da sua empresa, que, por conta da sua rotina corrida de compromissos, podem ser ignorados até ser tarde demais.

É essencial que você esteja atento ao dia a dia da sua empresa para que isso não aconteça. Conhecer os maiores erros de administração cometidos pela maioria das empresas é fundamental para que você se antecipe e não os repita na sua empresa.

Vamos a eles:

1. Falta de planejamento estratégico

Um dos maiores erros de administração cometidos pelos empresários é a falta de planejamento estratético. Muitos realizam um planejamento detalhado para abrir a empresa, montam um plano de negócios elaborado, mas depois que a empresa já está no mercado, esquecem de dar continuidade a essa prática.

O planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão essencial para o seu negócio. Ele inclui a missão e os valores da empresa e os objetivos que você deseja alcançar.

Assim você consegue analisar as melhorias que precisam ser implementadas, especificar as melhores estratégias para a empresa, definir planos de ação e orientar a equipe para os resultados desejados.

2. Falta de gestão financeira

A gestão financeira é fundamental para a saúde do negócio. Ela vai muito além de controlar receitas e despesas, incluindo o controle do pagamento de todos os impostos, custos relacionados aos funcionários e à operação, entre outros.

Esse também é um dos grandes erros de administração que os empresários cometem. Não conhecer os números da empresa significa que você não tem domínio sobre o fluxo de caixa, não tem controle sobre os empréstimos, não sabe ao certo quanto gasta nem se está tendo algum lucro com seu negócio.

3. Misturar as finanças pessoais e da empresa

Esse é outro dos erros de administração clássicos e que atrapalham o empresário a gerenciar a saúde financeira da empresa.

Muitos empresários acabam confundindo o dinheiro da empresa com o seu próprio e realizando retiradas do caixa para pagamento de contas pessoais.

Essa atitude acarreta a perda do controle do fluxo de caixa, prejudicando as finanças empresariais. Esse tipo de erro pode comprometer o futuro do negócio ou até mesmo levá-lo à falência.

O mais indicado é que você determine um valor fixo mensal de retirada, o pro labore, que seja suficiente para manter os seus custos pessoais.

4. Não investir no setor de marketing

O marketing é estratégico para qualquer empresa, ainda mais com a competição intensa do mercado atual. Infelizmente, existem empresas que ainda o veem de uma forma muito simplista.

Muitos empresários pensam que o marketing serve apenas para vender produtos e que basta investir na distribuição de flyers, em comerciais, ou no envio de e-mails. No entanto, sua função é muito mais ampla.

Um bom plano de marketing pode analisar os comportamentos dos clientes e melhorar o relacionamento da empresa com eles, estudar os concorrentes, fortalecer sua marca e, também, aumentar as vendas.

5. Não acompanhar a rotina da empresa

A sua rotina diária como empresário pode ser muito cansativa, principalmente em  empresas de pequeno e médio porte, onde você precisa atuar em todos os setores.

Nesse contexto, é comum que você acabe absorvendo em excesso as atividades operacionais de determinado setor, deixando outros setores nas mãos dos seus funcionários.

Esse é um dos erros de administração muito comum. Você não consegue acompanhar a rotina integral da empresa, deixando-a vulnerável as falhas de processos e dos funcionários.

Separe um tempo para verificar todas as áreas e analisar possíveis pontos que necessitam de maior atenção. Assim, você conseguirá identificar as falhas mais rapidamente, realizando as ações necessárias para saná-las.

6. Não investir no desenvolvimento da equipe

Muitos empresários investem na capacitação dos novos colaboradores quando eles entram na empresa. E depois disso, não investem mais no seu desenvolvimento,  considerando um custo a mais para o negócio.

No entanto, a capacitação dos profissionais da sua equipe só traz benefícios para a empresa. Diminui a rotatividade e os custos atrelados aos processos de admissão e demissão, aumenta a produtividade da equipe, mantém a qualidade dos resultados, melhora a autoestima dos funcionários e dos relacionamentos interpessoais.

E, o mais importante, gera no colaborador a satisfação e o desejo de permanecer em uma organização que investe de verdade no seu desenvolvimento profissional. 

7. Não investir na sua capacitação

Não investir no próprio desenvolvimento é outro dos erros de administração cometidos por muitos empresários.

Por mais qualificado que você seja, não esqueça que o mercado está em constante mudança, algumas muito rápidas, e você precisa estar preparado para isso.

Por exemplo, investir em treinamentos de finanças, marketing ou liderança, que são setores estratégicos para qualquer empresa, permitirá que você acompanhe as tendências, evitando a estagnação e perda de competitividade do seu negócio.

A sua capacitação está intimamente ligada ao sucesso da sua empresa, já que é você quem toma as decisões.

8. Não se relacionar com os clientes

Um erro muito comum é o empresário não valorizar o relacionamento com seus clientes, correndo o risco de perdê-los.

Você precisa estabelecer canais eficientes para conversar com seus clientes, ouvindo suas reclamações e necessidades. As pessoas estão cada vez mais exigentes e querem ver suas expectativas superadas quando adquirem um produto ou serviço.

Atingir este patamar de atendimento exige sensibilidade, entendimento e preparo técnico.

Portanto, assim você conseguirá desenvolver a confiança necessária para que seus clientes se tornem leais e promotores do seu produto e da sua marca.  

9. Não conhecer o seu mercado

Alguns empresários pensam que, devido à sua experiência no mercado que atuam, não precisam se atualizar.

Esse é um dos grandes erros de administração e que pode ser mortal para sua empresa.

Imagine a situação: você tem uma ideia fantástica para um novo produto ou serviço. Investe tempo, energia e dinheiro, além de monopolizar sua equipe, com a certeza de ter encontrado uma necessidade do mercado e que será um sucesso.

O produto é lançado e as vendas não acontecem.

Conhecer o seu cliente e o mercado em que está atuando é fundamental no mundo dos negócios.

Dedique-se constantemente a entender os comportamentos dos seus clientes, as estratégias dos seus concorrentes e as tendências de consumo do seu mercado.

Este conhecimento permitirá que você realize ações estratégicas para se diferenciar no mercado, diminuindo os riscos e os custos. 

Em conclusão, qualquer empresa é suscetível a erros de administração que podem prejudicar seriamente a sua atuação no mercado.

Você, como empresário, precisa conhecer os erros de gestão mais comuns e se preparar para evitá-los, garantindo que o seu negócio cresça de forma sustentável e consistente.

Portanto:

Se você gostou desse artigo sobre os maiores erros de administração que empresários cometem, assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades do nosso blog.