Para que uma empresa seja capaz de atingir seus objetivos organizacionais, é necessário saber como escrevê-los primeiro. Ele deverá começar com um pensamento claro sobre o que você deseja alcançar, seguido do planejamento e, finalmente, trabalhar duro para conquistar este objetivo.

Metas e objetivos são declarações do que você deseja que sua empresa realize. As metas geralmente são definidas primeiro, seguidas por objetivos que o ajudam a medir seu progresso em direção a elas. Depois de estabelecer suas metas e objetivos, determine as ações e etapas específicas necessárias para alcançá-los. Estas são as estratégias e planos de ação da sua empresa.

Comece com uma análise SWOT

Como mencionado antes, os objetivos organizacionais são escritos em busca das metas. Para persegui-los, a organização deve conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como quais oportunidades se apresentam agora ou no futuro – e da mesma maneira, quais são as ameaças aos seus planos.

Isso é exatamente o que faz a análise SWOT, uma revisão cuidadosa dos pontos fortes e fracos de uma empresa, bem como das oportunidades e ameaças. É uma ótima estrutura analítica para começar a escrever seus objetivos organizacionais.

Use o modelo SMART para definir objetivos

Este é um modelo muito popular usado por organizações para definir objetivos organizacionais. Ele aconselha as autoridades competentes da empresa a manterem seus objetivos específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e limitados no tempo. Vamos explicar isso com um exemplo.

Digamos que você comece com uma ideia simplificada e abstrata, como se tornar uma empresa mundialmente conhecida. Essa concepção não é um objetivo organizacional porque não possui aspectos do modelo SMART. Para ser um objetivo organizacional, precisa ser:

Específico: em qual setor você deseja ser conhecido?
Mensurável: como você saberá quando atingiu seu objetivo?
Atingível: é possível realmente atingir esse objetivo com seus recursos? Se não, como você obterá esses recursos?
Relevante: esse objetivo beneficiará sua organização? É relevante para o seu crescimento?
Limite de tempo: você definiu um cronograma pelo qual planeja atingir esse objetivo?

Determine as contribuições de cada membro

Cada participante da empresa terá que contribuir com algo para ajudar a alcançar o objetivo. É sempre melhor determinar de antemão quem contribui com o quê. Por exemplo, o que as partes interessadas precisam fazer para garantir a realização do objetivo, o que a equipe de marketing fará, qual será o papel do departamento de vendas, como o departamento de RH contribuirá para o cumprimento do objetivo e atribuições semelhantes.

Faça um brainstorm com seus colaboradores

equipe trabalhando junta

Os funcionários da organização podem ter percepções que podem fazer muita diferença. Os colaboradores trabalham lá fora no campo, interagindo com clientes e, portanto, às vezes têm acesso a informações que os gerentes podem não ter. Implemente um sistema para que seja possível obter feedback de todos os funcionários, que deve incluir pesquisas, grupos em redes sociais e entrevistas diretas.

Certifique-se de que os objetivos se vinculem para cumprir as metas

É muito importante garantir que seus objetivos organizacionais estejam alinhados com suas metas. Eles são apenas degraus para alcançá-las. Ao escrever os objetivos, faça de forma que eles se liguem e se complementem, como peças de um quebra-cabeça que se encaixam para formar uma imagem maior.

Escrever e planejar os objetivos organizacionais é apenas a primeira metade da batalha, já que a execução real vem depois. Porém, se você fizer o primeiro tempo de forma eficaz, seguindo os pontos acima mencionados, o segundo será muito menos trabalhoso.

Distinção entre objetivos organizacionais e metas

Metas são declarações mais amplas e gerais do que você pretende alcançar. Elas são perseguidas por um prazo mais longo do que os objetivos. Uma meta pode ser vender seus produtos nacionalmente em três anos.

Para cumprir essa meta, você precisa de outras de curto prazo para medir seu progresso em direção às de longo prazo. Alcançar seus objetivos torna possível você alcançar seu destino final. Um objetivo para o primeiro ano, por exemplo, pode ser estabelecer canais de distribuição em todo o  estado.

Trabalhando juntos

Se uma a for muito generalizada, pode ser difícil medir o progresso da empresa para alcançá-la. A meta de ser o líder reconhecido do setor é válida a longo prazo, mas pode não estar claro para todos na organização o que ela significa.

Uma maneira de garantir essa clareza é ter objetivos mensuráveis ​​vinculados às metas mais qualitativas, que melhorem o atendimento ao cliente e que pode estar ligada a objetivos como reduzir o número de reclamações de consumidores em 10% no próximo ano.

Definição de metas e objetivos

Mão marcando um calendário com caneta

As metas e objetivos do próximo ano são construídos com base nas realizações do anterior. O gerente e sua equipe analisam as metas e objetivos do ano passado e avaliam quanto progresso foi feito em direção ao seu cumprimento. Veja o que a empresa fez bem e onde o desempenho precisa ser melhorado.

Os objetivos são como a melhoria do próximo ano será medida. Para que as metas e objetivos sejam uma ferramenta de gestão útil, devem ser realistas e atingíveis. Crie metas e objetivos desafiadores o suficiente para expandir as capacidades de sua equipe e exigir o máximo esforço, mas certifique-se de que eles sejam realisticamente alcançáveis.

O estabelecimento de metas e objetivos deve incluir uma análise e previsão do ambiente econômico e competitivo que a empresa provavelmente enfrentará. Se a economia deverá enfraquecer, a definição de objetivos extremamente elevados para o próximo ano levará à decepção quando os resultados reais forem comparados às previsões.

Benefícios das metas

Metas e objetivos ajudam a impulsionar o crescimento e a lucratividade dos negócios. Eles concentram os esforços de cada indivíduo no que é mais importante alcançar. Crie objetivos para cada departamento e atribua a responsabilidade por alcançá-los a cada gerente de departamento.

Essa responsabilidade é crítica para garantir que todo o trabalho essencial da empresa seja feito e os departamentos coordenem os esforços. Os objetivos também são marcos de conquista que você pode compartilhar com sua equipe, o que motiva os funcionários e lhes dá um sentimento de orgulho pela organização.

Cronograma

homem olhando post its coloridos

Definir metas e prazos de negócios é um aspecto importante da estratégia de gerenciamento de tempo para qualquer empresa, seja ela de pequeno ou grande porte.

Ter objetivos e cronogramas estabelecidos pode manter os funcionários focados em projetos específicos, o que, por sua vez, ajuda a manter os custos sob controle e garantir a entrega pontual do trabalho.

Fazer planos também pode ajudar a manter um certo nível de produtividade, que é sempre importante para os resultados financeiros de uma empresa.

Planeje estrategicamente

As metas que você definiu para a empresa serão exclusivas para sua operação específica e devem ser baseadas em seu plano operacional estratégico de longo prazo.

Elas podem incluir receita ou crescimento de clientes, expansão de mercado, implementação de uma nova estratégia promocional ou desenvolvimento de um novo produto ou serviço.

Todas as metas devem ser razoáveis, alcançáveis ​​e mensuráveis, bem como relevantes para o seu negócio. Depois de estabelecê-las, priorize-as de acordo com a urgência, o orçamento ou a necessidade de construção do negócio.

Serviços organizacionais e metas: crie um plano de projeto

Ao fazer um plano de projeto para cada meta definida, você define as especificações do que é necessário para a conclusão no prazo. Esse planejamento pode incluir um orçamento, cronograma, designação de equipe e resultados mensuráveis.

Quando todos estão trabalhando com o mesmo plano, é menos provável que surjam desacordos, falhas de comunicação e mal-entendidos. Incorpore relatórios de status regulares e será possível aumentar suas chances de permanecer focado e no caminho certo.

Desenvolva gráficos de fluxo de trabalho

Equipe trabalhando em gráficos

Os fluxogramas de trabalho são um subconjunto do plano do projeto, pois definem as tarefas e responsabilidades específicas de cada indivíduo associado a uma meta dentro dele.

Um fluxograma de trabalho também indica prazos para cada aspecto do plano e ajuda a manter os funcionários responsáveis. Distribua gráficos de fluxo de trabalho individuais para todos os envolvidos no projeto em questão e redistribua novas cópias sempre que o gráfico for atualizado. Isso manterá os membros da equipe informados sobre o progresso uns dos outros.

Cumpra os prazos

Estabeleça prazos razoáveis ​​e resista ao impulso de alterá-los, a menos que circunstâncias extremas o justifiquem. Prazos perdidos podem resultar em custos adicionais do projeto e redução da produtividade.

Os prazos em constante mudança dão aos funcionários a impressão de que as datas de vencimento são “sugestões”, em vez de diretrizes fixas. Essa crença pode descreditar sua política de prazos de negócios e levar a uma redução na eficiência no local de trabalho.

Quando Desviar

Mudanças em sua equipe, em seu orçamento ou nas condições econômicas ou de mercado podem, em algum momento, alterar a validade de seus objetivos. Embora ter metas e prazos específicos seja representativo de operações de negócios inteligentes, não seja tão rígido em seu planejamento a ponto de perder a capacidade de ser flexível quando necessário.

Reavalie periodicamente sua estratégia e metas operacionais para garantir que ainda sejam adequadas aos seus planos de negócios de longo prazo.