Negócios em 2021: sua empresa está pronta para crescer?

Computador setas crescimento homens de máscara trabalhando

Os negócios em 2021 não estão fora de alcance: ainda dá tempo de reavaliar o que foi feito em 2020 e planejar os próximos passos a serem tomados a fim de otimizar os seus projetos. 

Muito do que as empresas podem fazer a fim de se preparar para o sucesso dos negócios em 2021 depende das atividades realizadas durante este ano, assim como das análises detalhadas dos resultados alcançados – positivos e negativos, a fim de traçar metas e ajustar o que não foi executado de maneira eficiente.

Segundo levantamento do Sebrae, pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas fecharam as portas e 9 milhões de funcionários foram demitidos, devido à crise deste ano no Brasil. Além disso, 30% dos empresários tiveram que buscar empréstimos para manter seus negócios.

Aprendizado

Uma autoanálise bem feita pode ajudar sua empresa a enxergar seus pontos falhos e fazê-la seguir rumo aos bons resultados. Pelo menos foi o que aconteceu com diversos empresários de sucesso, no Brasil e no exterior.

Reveja o que foi aprendido em 2020. Pense no que fez este ano para superar os perigos que surgiram em seu caminho: quais estratégias funcionaram? Quais ações não valeram de nada? O que você faria de diferente em 2021? O que considera factual para um melhor desempenho num futuro próximo?

Use o aprendizado para obter um entendimento, a fim de gerenciar seu negócio de uma maneira que atenda às suas necessidades e às de seus clientes. Pergunte a si mesmo o que o futuro reserva e como você lidará com as dificuldades que surgirem no caminho.

Clientes podem fornecer dicas

Converse com seus melhores clientes, especialmente aqueles com quem existe um relacionamento franco. Descubra o que eles precisam e como preveem que suas vidas – ou negócios – serão em 2021. Neste momento, é necessário entender como encaixar seus produtos e serviços neste novo fluxo de mercado, que sofreu diversas mudanças.

Negócios em 2021: praticidade é essencial

Antes de mais nada, tente saber se esses consumidores querem que a sua empresa continue entregando sua linha de produtos de maneira virtual ou é se importante para eles poderem ir até suas instalações para uma reunião presencial, e juntos, discutirem suas necessidades.

Negócios em 2021 pessoas entrando e saindo loja compras

Neste momento a sua empresa deve vê-los como parceiros, portanto, as decisões, mesmo as de menor impacto, devem ser em conjunto. Lembre-se que sempre é possível negociar determinadas questões, como mencionamos anteriormente: a sua solução está em fornecer o melhor dos dois mundos, oferecendo visitas virtuais juntamente com oportunidades de interação física? Ou a opção certa é algo que você ainda não explorou?

Atenção aos concorrentes

Veja o que seus concorrentes estão fazendo. Descubra como eles estão alcançando clientes e conquistando-os hoje, e se é possível obter alguma ideia sobre o que podem fazer amanhã. Observar, explorar e se permitir aprender não significa imitar: apenas quer dizer que a sua empresa está descobrindo o que funciona melhor para si, sem seguir fórmulas prontas, e usando outros negócios – e experiências como fundo de pesquisa.

Repense como usar seu orçamento para o marketing. Eventos presenciais, como palestras, feiras de negócios ou conferências, em que é possível interagir com clientes em potencial, foram suspensos por causa da pandemia. Provavelmente a situação não estará completamente normalizada no início de 2021, portanto, pensar em alternativas é providencial.

Inbound Marketing

Esta é uma opção que tem sido muito eficaz para as empresas já há alguns anos, e em 2020 essa solução vem se mostrando ainda mais necessária. O Marketing de Atração é um conjunto de estratégias que visa chamar a atenção do usuário da internet (basicamente qualquer pessoa hoje em dia), atraí-lo ao seu negócio por meio de conteúdos interessantes e ricos, e criar um relacionamento com ele.

Essas ações do marketing digital são eficazes e mostram resultados sólidos para os clientes. Elas não se baseiam em impressões e gráficos, mas sim em conversões, vendas e assinaturas de contrato. Seguindo as etapas do funil de vendas e ajustando uma ou outra estratégia e segmentação, é possível transformar um leitor do seu site em lead, e depois convertê-lo em cliente.

Outbound Marketing

O marketing de interrupção, por sua vez, se refere a qualquer tipo de ação em que uma empresa inicia uma conversa e envia sua mensagem para um público. Os exemplos de outbound incluem as formas mais tradicionais de marketing e publicidade, como comerciais de TV, anúncios de rádio e impressos (jornais, revistas, folhetos, catálogos, etc.), chamadas de vendas externas, também conhecidas como “ligações não solicitadas” e lixo eletrônico (Spams).

Essa modalidade de marketing está perdendo cada vez mais espaço para o marketing de atração, que vem gerando resultados precisos, tendo como base sólida conteúdos incríveis direcionados para segmentos específicos e utilizando muito menos recursos financeiros. Este é um fato e uma tendência a ser mantida – e aumentada em 2021.

Google Ads

Os links patrocinados são uma opção que o Google oferece a sites e empresas que desejam pagar uma taxa para aparecer nos resultados de pesquisa para consultas relevantes. Essa estratégia é uma excelente forma de obter exposição da marca e atrair visitantes para o seu site.

Uma das vantagens desses anúncios, é que quando os consumidores procuram um serviço ou produto específico no Google, você sabe que eles já estão no mercado para esse item. Eles estão prontos para comprar. Se você escolher a palavra-chave certa, que seja específica o suficiente para atingir o público ideal, mas geral o suficiente para alcançar uma boa quantidade de pessoas, provavelmente obterá alguns cliques que resultarão em uma venda.

Anúncios no Facebook e Instagram

Existem bilhões de pessoas nas redes sociais, tornando-as a plataforma perfeita para encontrar o seu nicho de mercado e falar com eles. Exibir anúncios no Facebook e Instagram pode ser ótimo para o reconhecimento da marca e promoções de engajamento.

Os anúncios do Facebook permitem que você anuncie nos feeds de notícias do Facebook, do Instagram e Stories de ambas as plataformas. É possível alcançar uma grande variedade de pessoas e atingir seus interesses específicos. Uma das grandes vantagens é que o Facebook Ads é muito econômico: com pequenos investimentos, você pode impactar muitas pessoas.

Duas pessoas trabalhando de máscaras

E-commerce

Você já parou para pensar que os e-commerces estão entre os formatos de negócios menos impactados negativamente neste ano de 2020? Se você ainda não colocou sua loja para vender na internet, ou seus serviços disponíveis dessa maneira, pode ser uma forma de garantir seus lucros em 2021.

De acordo com pesquisa da Ebit/Nielsen, realizada em parceria com a Elo, o faturamento com as vendas on-line subiu 47% no primeiro semestre de 2020, totalizando 38,8 bilhões de reais. Ao todo, foram feitos 90,8 milhões de pedidos entre janeiro e junho deste ano.

Os números no Brasil

Segundo o mesmo conjunto de informações, de 7,3 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra on-line durante os primeiros 6 meses deste ano, um crescimento de 40%.

Com esses números, o Brasil chega à marca de 41 milhões de usuários ativos no e-commerce. Deste total, 58% compraram ao menos quatro vezes em 2020, enquanto 20% concluíram mais de dez pedidos no período em questão.

O crescimento dos e-commerces aconteceu, entre outras causas, por conta do aumento no número de lojistas que aderiram ao sistema on-line. A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), afirmou que 150.000 novas lojas foram criadas de março a julho no Brasil. Esses números não devem ser ignorados.

Mercado de voz

Uma maneira simples, mas muito eficaz de capturar mais tráfego orgânico de pesquisas de voz para sua loja virtual é otimizar o conteúdo do funil de conversão de nível superior para incorporar respostas às perguntas comuns dos consumidores em torno de seus produtos ou mercado.

Ao atrair, envolver e oferecer valor a clientes em potencial por meio de conteúdo direcionado, os coloca diretamente em seu caminho de conversão, para quando eles quiserem comprar mais tarde.

Por exemplo, o que começa como uma rápida pesquisa por voz de um usuário da Internet em busca de conselhos sobre ‘como reduzir lesões durante a corrida’, o levará a ler sua postagem de blog baseada em soluções, que por sua vez poderá resultar na venda de suas palmilhas de tênis.

O comércio de voz agora é grande demais para ser ignorado, então, se você é dono de uma loja de comércio eletrônico, certifique-se de aproveitar esta nova tendência digital e ficar à frente da curva antes que outros o ultrapassem. É essencial estar sempre atento às novidades oferecidas pelas tecnologias, adaptando ao seu negócio.

Negócios em 2021

Homem e mulher caminhando mesma direção estrada negócios

Os principais gestores já entenderam a importância de planejar com antecedência. Embora haja muita incerteza no mundo e ninguém saiba ao certo quando teremos estabilidade financeira no mercado, ainda existem etapas importantes que você pode seguir para preparar a si mesmo e sua empresa para o próximo ano.

Em muitos mercados, há uma demanda reprimida, e os agentes inteligentes se posicionarão agora para estarem preparados quando as comportas se abrirem novamente como antes. Aqui estão algumas táticas a serem consideradas:

Vá devagar

A maioria das projeções prevê uma taxa de crescimento modesta para a economia no próximo ano. Com isso em mente, você deve ter projeções otimistas, enquanto mantém um plano de negócios mais conservador. Ao esticar as metas, você será capaz de motivar a si mesmo e a outros agentes, ao mesmo tempo que tem um plano modesto que o protegerá caso o mercado dê uma guinada para pior.

Pé no chão

Defina perspectivas realistas. Nestes tempos de incerteza, é quase impossível prever o futuro. Ao definir expectativas de forma pragmática para si mesmo, você adiciona outra rede de segurança para o seu negócio, caso o mercado se torne ainda mais volátil. Além disso, certifique-se de estar ciente do plano de negócios de longo prazo da sua empresa. Qualquer informação que você possa obter agora sobre o que pode encontrar no próximo ano é valiosa.

Pesquisa de mercado

As pesquisas de mercado são fatores determinantes para novos empreendimentos, no entanto, podem ser realizadas para empresas que já existem, estão se reinventando ou fazendo um rebranding. Várias das etapas desse processo de análise podem ajudar em campo operacional e técnico, essenciais para este momento que vemos um mercado tão instável e em plena crise.

A análise competitiva refere-se a um processo de pesquisa estratégica que se especializa na coleta e análise de informações sobre os concorrentes de uma empresa no mercado. É normalmente estruturada como uma tática essencial para identificar o que os concorrentes estão fazendo e as ameaças em potencial que eles podem representar para o bem estar da empresa.

Esse estudo ainda possibilita as empresas a identificar sua posição no mercado e o que os concorrentes estão fazendo. Isso levaria seu negócio a dar um passo extra com o intuito de oferecer algo mais. A análise competitiva em marketing e vendas ajuda a identificar as áreas de melhorias observando as marcas concorrentes.

Mulher e homem trabalhando gráficos e resultados

Flexibilidade é lei

Permaneça adaptável. Sendo ágil e flexível durante a crise, será possível manter seu negócio vivo e ativo. Os empresários que tomarem decisões inteligentes agora são os que mais se beneficiarão no ano que vem, quando o mercado eventualmente for corrigido. Estabeleça metas adaptáveis e esteja disposto a fazer uma mudança radical se for necessário.

Realizar serviços dentro da área de Gestão, neste momento, também é uma excelente ideia, pois muitos deles podem avaliar características internas da empresa que têm grande importância e influência nos resultados finais. Muitos empreendedores ainda não têm dimensão da necessidade dos serviços organizacionais, preferindo, eventualmente, manter as decisões e quadro de funções da mesma maneira que sempre fez.

Empresa Jr. ADM em 2021

Sem distrações ou abatimento, valorizamos excelência e entrega, bem como a satisfação de cada cliente que contrata os nossos serviços. Quer saber mais sobre os trabalhos que desenvolvemos? Nossos cases de sucesso falam por nós.

Entenda melhor sobre alguns dos serviços que oferecemos: 

Planejamento estratégico

Contrate este serviço para alcançar e potencializar os resultados que deseja para o seu negócio de maneira organizada e sustentável. O Planejamento Estratégico tem como meta a elaboração antecipada de ações e táticas para o alcance dos objetivos traçados, sem causar nenhum dano ao funcionamento interno da empresa, como funcionários desmotivados ou gerentes com acúmulo de funções.

Marketing

Nossas ações englobam planos e execução de estratégias personalizadas dentro das mídias, assim como análise dos resultados de tudo que foi executado nesse ínterim.

Contratar um serviço de Marketing é ter a possibilidade de mostrar o que você é capaz de fazer, só que para todas aquelas pessoas que têm, de fato, interesse nos serviços que você oferece. Unimos estratégias que farão sua empresa ser vista da maneira que merece: uma autoridade dentro do seu nicho de atuação.

Assessoria Financeira

Qual foi a última vez que você fez um balanço dos recursos da sua empresa? Você gasta mais do que recebe? Como está a saúde do seu capital de giro? E o mais importante: você é capaz de responder a essas perguntas sobre o seu negócio?

Ter total controle das finanças de uma empresa requer tempo e dedicação exclusiva, além de muito conhecimento dentro dessa área. Contratar uma empresa para atuar dessa maneira por você é uma decisão que se mostrará muito certa a médio e longo prazo.

Em resumo

Contratar uma Empresa Jr. para lidar com todos os fatores administrativos necessários para o desenvolvimento e sucesso do seu negócio é um investimento com garantia de sucesso, pois conta com jovens determinados a alcançar sucesso em seus serviços prestados, que unem tecnologia, estudos, know-how e muita disposição para pesquisar e analisar mudanças para os rumos que o seu negócio deverá tomar.

Estamos animados para ter um 2021 ainda mais vitorioso e satisfatório em termos de colocar nossos estudos em prática e assistir a sua empresa crescer utilizando o nosso conhecimento e metodologias.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram