Marketing Digital de resultados: como fazer em uma empresa?

O avanço das novas tecnologias permitiu que empresas de todos os portes e segmentos utilizassem o Marketing Digital de resultados para se aproximar dos seus clientes e alavancar os seus resultados.

Isso significa que mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas na internet e atrair consumidores do outro lado da cidade, do país e do mundo.

É o que mostram os resultados obtidos pelo Instituto de Marketing de Conteúdo (CMI). De acordo com um relatório de tendências e benchmarkspublicado em  2017, mais de 60% dos profissionais de marketing Business to Business (B2B) informaram que suas estratégias foram mais eficazes do que no ano anterior.

Entretanto, assim como o marketing tradicional, o Marketing Digital também demanda planejamento, estratégia, pesquisa e acompanhamento constante do trabalho executado.

E isso acaba gerando muitas dúvidas nas empresas que ainda não utilizam o Marketing Digital em seus negócios. Afinal, como aplicá-lo de forma eficiente e sem perder dinheiro?

Portanto, o propósito deste post é listar as principais estratégias de Marketing Digital de resultados para você começar a aplicar em sua empresa.

Por que usar Marketing Digital de resultados na sua empresa?

Atualmente, as empresas não se defrontam mais com a questão se devem ou não trabalhar com Marketing digital de resultados. A questão é como implementá-lo na rotina da empresa, já que ele se tornou, praticamente, uma imposição do mercado.

Não só pela sua concorrência estar utilizando, mas pelo potencial de resultados que ele apresenta.

Ao realizar um bom plano de ação em Marketing Digital, sua empresa poderá aproveitar diversos benefícios, como, por exemplo:

Segmentação de público-alvo

Uma das maiores vantagens proporcionada pelo Marketing Digital de resultados é, efetivamente, segmentar o público que você deseja alcançar.

Nos métodos tradicionais, as campanhas de comunicação buscam atingir o maior número de pessoas possível. Com a segmentação, sua empresa conseguirá fazer ações para atrair e conquistar as pessoas que realmente têm o perfil ideal para consumir seus produtos e serviços.

Você vai economizar dinheiro ao parar de anunciar seus produtos para pessoas que não estão interessadas neles. Além disso, você também vai conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.

Análise e mensuração de dados

Quando sua empresa investe em propagandas offline, como anúncios no intervalo de programas de TV ou outdoors em uma avenida, existe uma dificuldade muito grande em mensurar os resultados destas mídias.

No mundo do marketing online, a obtenção e análise de dados é uma etapa fundamental para a melhoria contínua da sua estratégia.

As ferramentas virtuais utilizadas no Marketing Digital de resultados propiciam o registro das interações das pessoas ao longo de todas as etapas do seu plano de marketing.

Assim, você  pode monitorar diversas métricas importantes para sua empresa, com, por exemplo, o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição do Cliente).

Você precisa medir se um cliente foi convencido a comprar um produto ou serviço pela sua ação de marketing para saber se a sua estratégia está funcionando.

E com base nas informações coletadas, poderá realizar ajustes necessários, personalizando ainda mais suas ações de marketing e aumentando os resultados.

Relacionamento com os clientes

Uma das principais razões do sucesso e popularização do Marketing Digital de resultados é o padrão de comportamento do consumidor atual.

Seus clientes não querem apenas comprar o seu produto. Eles desejam se aproximar e interagir com a sua marca. E fazer isso através de uma experiência que seja única e agradável ao longo da sua jornada de compra.

Através das campanhas, publicações e ações de marketing das empresas, as pessoas podem se engajar comentando, compartilhando ou indicando outras pessoas. E tudo isso com apenas alguns cliques.

Se, por um lado, o público ficou mais exigente, por outro aumentaram as chances da sua empresa engajar e fidelizar os clientes.

Como começar com o Marketing Digital de resultados?

Antes de falarmos sobre as estratégias iniciais a serem adotadas na sua empresa, é necessário que você entenda como funciona a lógica da jornada de compra do novo consumidor.

O funil de vendas

O funil de vendas é uma alegoria para representar o conjunto de ações que as pessoas realizam, desde o momento em que percebem um problema ou necessidade até a decisão de compra.

O funil, basicamente, pode ser dividido em 3 fases:

Topo de funil: esta é a fase do aprendizado no Marketing Digital de resultados. É onde você precisa mostrar para as pessoas que elas possuem um problema ou necessidade a ser resolvida, já que elas não estão procurando por nada específico nesta fase.

Meio de funil: essa é a chamada fase de reconhecimento. É o momento da sua empresa mostrar que possui a solução que as pessoas estão buscando.

Fundo de funil: aqui é onde o cliente entra na fase de decisão de compra. Ele compara as empresas, produtos e serviços para decidir qual será a melhor contratação. É onde entra em cena a equipe de vendas da sua empresa.

À medida que vai avançando nas fases do funil, a quantidade de pessoas vai diminuindo, ou seja, você estará segmentando e qualificando o público mais interessado nos seus produtos e serviços.

Quanto mais qualificado, mais preparado ele estará para comprar da sua empresa.

Perceba que é um processo de venda que exige paciência por parte da empresa e o desenvolvimento de ações e conteúdos específicos para cada uma dessas etapas.

Existe uma infinidade de maneiras de aplicar o Marketing Digital de resultados para fazer o funil de vendas funcionar na sua empresa. Vamos ver as principais.

Inbound Marketing

No Inbound Marketing as empresas procuram entender as dores e necessidades dos consumidores para, em seguida, estabelecer um canal de comunicação com essas pessoas, a fim de oferecer uma solução para os seus anseios e desejos.

Essa é uma metodologia, também chamada de marketing de atração, vem ganhando muita força nos últimos anos, principalmente no mercado B2B.

O inbound tem como estratégia principal a produção e compartilhamento de conteúdo de qualidade, que agregue valor a um público-alvo específico, atraindo a atenção dessas pessoas a ponto de transformá-las em clientes.

Através da consistência da produção desse conteúdo, você criará uma  audiência, gerando um canal de comunicação constante com ela. Em outras palavras, a empresa conversa com sua audiência, não somente envia mensagens.

Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é o combustível do Inbound. Através dele, você oferece informações relevantes, que solucionam problemas reais das pessoas, muitas vezes gratuitamente.

O Marketing de Conteúdo tem como objetivo posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra do seu cliente para oferecer as melhores soluções.

Portanto, Marketing de Conteúdo é o processo de publicar materiais e informações para cada etapa do funil de vendas.

É a parte mais técnica das estratégias de Inbound, incluindo todas as frentes de produção de conteúdo de uma empresa: mídias sociais, blog, e-books, infográficos, vídeos, entre outros.

Blog

O blog é uma das principais ferramentas utilizadas pelo Marketing de Conteúdo. Tem a vantagem de ser um canal exclusivamente seu de comunicação com o público. Ou seja, você pode publicar o que quiser, como quiser, a hora que quiser.

Blogs também são muito fáceis de serem editados e administrados, o que facilita que empresas com pequenos ou grandes times de marketing consigam tocar uma estratégia de maneira prática, econômica e rápida.

Para você ter uma ideia da força de um Blog, você pode otimizar seu conteúdo através dele para ser encontrado pelo seu público nos mecanismos de buscas, como o Google.

Site Institucional

Mesmo com toda a sua importância, um Blog não dispensa a necessidade de um site institucional da empresa.

Primeiro, porque ele vai aumentar a credibilidade do seu negócio, contribuindo para a construção de uma imagem séria e confiável. Segundo, porque ele também se torna mais um canal onde as pessoas podem  encontrar seus produtos e serviços, de uma forma mais direta.

Ele também será o destino das pessoas que já chegaram ao fundo de funil e estão buscando elementos para embasar sua decisão de compra. Nesse momento, a descrição das suas soluções poderá converter esses visitantes em clientes.

Redes Sociais

Os brasileiros adoram redes sociais. E elas se tornaram um ótimo canal para engajar sua audiência. Sua empresa precisa construir uma presença nas principais redes acessadas pelo seu público-alvo para poder conversar com ele.

Assim, você poderá fortalecer sua marca, facilitando a identificação das pessoas com os valores e o propósito da sua empresa. Esse passo é cada vez mais necessário para que as empresas consigam fidelizar seus clientes.

Conclusão

Sua empresa precisa entender como funciona o Marketing Digital de resultados e escolher as melhores estratégias para colocar em prática no seu negócio.  

A partir daí, você conseguirá fortalecer o poder da sua marca, divulgar seus produtos e serviços e aumentar o engajamento das pessoas até transformá-las em seus clientes.

Se você gostou desse artigo sobre Marketing Digital de resultados, sugerimos que assine nossa newsletter e acompanhe todas as novidades do blog em primeira mão no seu e-mail!