Lucro é o retorno positivo de um investimento. Na economia, o termo lucro tem dois significados distintos, mas relacionados. O lucro normal representa o custo de oportunidade total (explícitos e implícitos) de uma empresa de um empreendedor ou investidor, enquanto que o lucro econômico é, a diferença entre a receita total da empresa e todos os custos, inclusive o lucro normal.  O lucro econômico é, portanto, o retorno ao proprietário do capital social, dinheiro ou títulos investidos inicialmente

Parece inacreditável, mas é muito comum em nossas consultorias, ou nos esforços de vendê-las, ter que enfatizar para os empresários que um de nossos principais mantras é:

“Lucrar, mais que um direito, é uma obrigação”

 

Como assim obrigação?

Apenas o lucro tem a capacidade de deixar as empresas sadias, em outras palavras com uma boa liquidez e solvência. Sendo assim, a única forma de todos ficarem satisfeitos: clientes, funcionários, fornecedores, governo e, claro, os acionistas.

Contudo, não é essa a linha de pensamento da população, assim como muitos sócios de micro e pequenas empresas. E isso não é bom! De acordo com uma matéria publicada pela Revista Exame em, 2005, abordando o tema: Estigma do Lucro. Foi então publicada uma pesquisa onde empresários de GRANDES empresas e a população falaram sobre o que seria a missão das empresas. O grifo é porque nossa percepção é de que apenas os empresários das pequenas empresas teriam opinião semelhante à da população. Contudo, o resultado foi diferente, como você pode ver:

O lucro, infelizmente, é mal visto pela população de forma geral. Nós temos várias teorias sobre a origem dessa cultura, como questões religiosas, políticas e a justa má reputação de alguns empresários, más o que nos ocorre é que isso não é bom para o país.

Quais os Impactos dessa Percepção sobre o Lucro?

Essa intimidação prejudica o ambiente dos negócios e, como bem diz a população, quem gera emprego são as empresas. E é daí que se geram os impostos e a manutenção do serviço público. Ou seja, não há desenvolvimento econômico que não passe pela criação e crescimento de empresas, e essas não perduram sem a existência de Lucro. Assim como, sem desenvolvimento econômico não há desenvolvimento social/sustentável. O fato, no entanto, meu querido empresário, é que a lucratividade é fundamental. Você pode até dizer que outras missões são mais importantes no seu ideário, mas, sem lucro a empresa não pode ser sustentar!

Acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro dos nossos conteúdos e assine nossa newlestter para receber notificações das nossas publicações! Quer ler um pouco sobre Nota Fiscal e seu Fato Gerador? Clique AQUI