Oportunidades para empreender e boas ideias são coisas diferentes, mas não excludentes. Quer prosperar? Busque condições favoráveis e empreenda

Antes de mais nada, precisamos saber que identificar novas oportunidades para empreender envolve uma gama de fatores, sendo que muitos deles não estão em nosso controle. Muitas vezes as mudanças econômicas, culturais, sociais e até políticas, influenciam tendências que geram oportunidades de negócios.

Sabemos que talento e inspiração são características importantes, contudo, precisamos esclarecer: seu projeto deve ser desenvolvido com completo distanciamento emocional, de modo a ser seja feita uma análise detalhada sobre ele. Logo, podemos afirmar que o Plano de Negócios é o melhor caminho para isso.

Oportunidades de negócios

Ter um perfil empreendedor não é simplesmente caracterizado pela determinação em abrir um negócio. Está intimamente ligado à inovação, ao crescimento e exploração de uma brecha que ninguém mais encontrou. É isso que amplia as possibilidades de criar um empreendimento funcional.

Fique com nossas dicas de como adequar o seu negócio ou ideias às oportunidades que podem surgir:

Downgrade

Procure por algum produto ou serviço que costuma ser associado a um público com maior poder aquisitivo, ou que alguém com uma renda menor não possa pagar, e a partir daí, crie uma versão semelhante, mas com preço mais acessível.

Essa técnica é muito usada por empresas que desejam alcançar diferentes públicos, sendo, portanto, uma boa oportunidade de negócio.

Agregue valor a produtos ou serviços já existentes

Não existe nada que seja tão bom que não possa ser otimizado. Dessa forma, você pode implementar novos recursos e funcionalidades em algum produto que já existe.

Aqui no Brasil, esse é um caminho promissor e um ótimo ponto de partida para iniciar um negócio de sucesso. Mas é preciso ser cuidadoso para não plagiar outra marca. Coloque suas ideias e upgrades para obter êxito por si mesmo.

O que os consumidores realmente valorizam pode ser difícil de definir com exatidão. Essa análise pode ser feita de duas maneiras:

Funcional: economizando tempo e reduzindo custos;

Emocional: reduzindo a ansiedade e proporcionando entretenimento.

Aspectos críticos

O professor Jeffry Timmons, da Universidade Babson, propôs uma maneira alternativa de analisar os aspectos críticos do processo de empreendedorismo, chamada: análise de três fatores fundamentais.

Em primeiro lugar, é a oportunidade: aqui, deve-se analisar todo o ambiente de negócios para avaliar se o projeto deve ter ou não continuidade.

O segundo fator diz respeito à equipe empreendedora, ou seja, quem atuará em conjunto com a equipe, além do idealizador.

O terceiro fator é sobre os recursos necessários para empreender: como consegui-los? Onde encontrá-los?

Dentre os três elementos citados, o mais importante é o primeiro – a identificação da oportunidade, pois é a partir daí que surgirá a definição do projeto. Esse reconhecimento será determinado pela capacidade do empreendedor de desenvolver sua percepção e intuição sobre as possibilidades acerca da ideia em análise.

Algumas das ações a serem executadas

balança ideia dinheiro ações executadas

– Fique atento ao ambiente do negócio: esse aspecto é composto de fatores externos que circundam e influenciam as decisões da atividade empresarial em determinado país ou região, como: clientes, governo, competitividade e condições sociais;

– Identifique problemas: questione todas as possíveis adversidades que rodeiam seus planos e analise todas as possíveis problemáticas, sejam elas internas ou externas;

– Detecte a oportunidade em potencial: seja realista, entenda que nem sempre oportunidade que surgir manterá todas as características das ideias iniciais;

– Formule diversas ideias, não se limite a apenas uma: enquanto o seu foco deve ser muito preciso, seu projeto deve ter uma gama de caminhos alternativos a serem seguidos;

– Colete informações para adquirir todo aprendizado possível: reúna muitos materiais de estudo, como tutoriais e cases de sucesso. Conheça bem seu público-alvo e o trabalho da sua concorrência.

– Planeje e providencie os recursos necessários para o aproveitamento da oportunidade;

– Execute o planejamento monitorando todo o processo. Em outras palavras, não perca nenhum passo, nenhuma ação, seja em âmbito interno ou externo. Lembre-se que o ambiente de negócios está em constante mudança;

– Por fim, analise os resultados obtidos e a partir deles, organize o novo ambiente de negócios!

Case 1: Joy Mangano e sua invenção

Joy Mangano invenção empreender

Responsável por criar um produto diferenciado em 1990, o Miracle Mop, Joy Mangano alcançou o sucesso a partir da sua própria experiência: sentia-se frequentemente frustrada por ter que torcer manualmente o esfregão ao limpar sua casa, e foi a partir dessa necessidade que desenvolveu o produto, tornando-se mundialmente conhecida.

Filme

Lançado em 2015, o filme “Joy – O Nome do Sucesso” conta a história dessa inventora, e com ele é possível aprender mais sobre como identificar oportunidades de negócios – afinal de contas, foi exatamente o que Mangano fez.

Com o filme, Joy nos ensinou sobre falta de apoio familiar e sabotagem à sua mercadoria: os fabricantes roubaram seus designs de produtos, e o único fornecedor com quem tratava aumentou o preço, a fim de torná-lo proibitivo para vendas em escala nacional.

Mesmo que o negócio de Joy não seja diretamente familiar, muitas pessoas próximas a ela acabaram envolvidas. Este problema é bastante comum e pode causar danos irreversíveis a uma empresa.

No filme, além das intromissões do pai, do ex-marido e da irmã, existe ainda o problema judicial causado pelo pagamento de cobranças abusivas e aceitação de aumento no preço de fabricação.

Posteriormente, muitas situações negativas que aconteceram foram graças à ingenuidade e falta de planificação da protagonista, juntamente com as atitudes das pessoas que estavam ao seu redor.

Por fim, uma das principais lições que pudemos aprender com Joy, diz respeito a necessidade do empreendedor de ter um sólido plano de negócio, para auxiliá-lo em momentos de crise.

Case 2: Marie Van Brittan Brown e seu sistema

Marie Van Brittan Brown sistema segurança doméstico

Inventora do primeiro sistema de segurança residencial, Marie teve um processo semelhante ao já citado da Joy, a partir de suas próprias necessidades pessoais, abraçou uma ideia e identificou as oportunidades que necessitava para executá-la. No caso específico da Marie, sua criação foi fundamental para a segurança doméstica, e é daí que parte a sua história de sucesso.

A invenção de Brown foi inspirada nos riscos que ela corria sozinha em sua casa, no bairro do Queens, em Nova Iorque. Como resultado da constante aflição, procurou maneiras de aumentar seu nível de segurança pessoal. Ou seja, ela precisava criar um sistema que lhe permitisse saber quem estava em sua casa e entrar em contato com as autoridades competentes o mais rápido possível.

O sistema de Brown foi a base para os recursos de comunicação e vigilância bidirecionais da segurança moderna. Sua invenção original era composta de olhos mágicos, uma câmera, monitores e um microfone bidirecional. O elemento final era um botão de alarme que podia ser pressionado para entrar em contato com a polícia imediatamente.

Identificando oportunidades para empreender

Marie não acordou um dia com essa grandiosa ideia em mente, ela foi fruto de situações que fizeram a empreendedora precisar proteger sua casa, a partir daí, foi identificada mais do que uma oportunidade para empreender: mas a sensação dela, finalmente, estar protegida.

Segundo o site Timeline, a aplicação de Brown foi impressionante, inigualável na existência da tecnologia do circuito fechado televisivo, e um dos principais meios usados na vigilância militar. Ela recebeu um prêmio do National Science Committee pela invenção desse sistema.

Esse foi o nosso segundo case de sucesso sobre a identificação de oportunidade de empreender.

Questionamentos sobre o negócio a ser criado

De acordo com publicação do Sebrae, podemos relacionar uma série de questões cujas respostas ampliarão a compreensão sobre a oportunidade apresentada e devem fazer parte de uma pesquisa completa, incluindo dados do IBGE, prefeitura municipal, etc.

Algumas delas são:

• Existe uma necessidade de mercado que não é suprida ou é suprida com deficiências?
• Qual é a quantidade de potenciais clientes para este negócio? Quais são seus perfis? Onde se encontram?
• Quais são os principais concorrentes? Quais são os seus pontos fortes e fracos?
• Timing: a hora certa é realmente esta?
• Será necessário fazer investimentos? A empresa tem capacidade para isso?
• Tenho vontade pessoal de atuar neste negócio?

Para ler o e-book completo publicado pelo Sebrae, clique aqui.

Negócios X Quarentena

O surto do coronavírus está sacudindo a economia global em grande escala, ao passo que o mundo está lutando arduamente para combater as consequências econômicas atuais e futuras.

À medida que esta crise econômica continua, espera-se que os negócios não voltem ao normal por algum tempo.

Ao passo que, até o comportamento do consumidor terá uma nova direção. A hesitação para sair e comprar será visivelmente perceptível, impactando a jornada convencional de compra e venda.

Apesar disso, esse pode ser um bom momento para identificar em quais setores e nichos aplicar suas energias.

mulher sentada sala notebook

Aqui estão algumas sugestões de trabalhos on-line, com cursos e consultorias que você pode oferecer, de acordo com os seus conhecimentos e experiência:

Cursos: música, reforço escolar, fotografia, culinária, programação, design gráfico e web, idiomas e conversação em outras línguas, além disso, você pode lucrar com reforço em disciplinas específicas da faculdade, etc.;

Consultoria: rotina nutricional, fitness, marketing, informação jurídica e empresarial;

Ainda mais: criação de sites e redes sociais, sessões de terapia, atendimento médico, desenvolvimento de aplicativos, serviço de personal trainer, profissional de recrutamento, escritor freelancer / copywriter e revisor de texto, dentre muitas outras opções.

Depois do período de quarentena, as pessoas ainda terão dificuldade para sair e ingressar nessas aulas de maneira presencial, por causa do pesadelo pandêmico que ainda estamos vivendo. Além disso, durante essa fase de bloqueio, as pessoas estão dispostas a aprender novas habilidades dentro de casa.

Por fim

Em síntese, não existe uma fórmula ideal e completamente livre de falhas que dê embasamento para identificar oportunidades de negócios, mas podemos afirmar que uma ideia são apenas pensamentos abstratos até sair do papel e conter todo um background de informações e análises em constante atualização, bem como apoio via consultoria com profissionais experientes.

A Empresa ADM. Jr. tem 31 anos realizando consultoria empresarial, com projetos nas três grandes áreas da administração: marketing, financeiro e organizacional

Clique aqui para fazer o seu diagnóstico com a nossa equipe.