Um dos grandes desafios da administração é saber a quantidade exata de materiais disponíveis na empresa e os seus valores monetários equivalentes.

Mas, afinal o que é Gestão de Estoque

A Gestão de Estoque é uma parte fundamental da logística empresarial e está diretamente ligada à maior rentabilidade e ao gerenciamento adequado do negócio.

Muitas pessoas assimilam o significado de estoque apenas à quantidade de produtos disponíveis para venda. No entanto, estoque diz respeito ao acúmulo de materiais (que podem ser matérias-primas, produtos em processo ou produtos acabados) essenciais à manutenção da cadeia produtiva e ao atendimento das necessidades dos clientes.

Entenda:

A Gestão de Estoque compreende a análise, controle e acompanhamento do estoque visando à utilização efetiva do capital investido em mercadorias, buscando disponibilizar rapidamente os materiais necessários.

Algumas empresas também entendem que o estoque representa capital imobilizado.

Dessa forma,

o foco da gestão de estoque é garantir a manutenção do nível de serviço e controle dos custos de produção. Outro fator importante que está ligado ao gerenciamento do estoque é o processo de decisão de compras.

Pois,

o planejamento das quantidades a serem compradas depende da informação precisa dos níveis de estoques para determinar a capacidade de absorção e a necessidade de novas aquisições dentro da empresa, para que não haja estoque parado e nem falte materiais.

Como identificar problemas na gestão de estoque?

Falhas na execução da gestão de estoque interferem diretamente na qualidade do serviço e no funcionamento da empresa, assim como possibilitam o desperdício de recursos.

Os principais sintomas da má gestão de estoque são:

  • Constantes atrasos dos prazos de entrega de produtos finalizados e tempo de reposição de matérias-primas.
  • Compras para estoque maiores que a demanda existente
  • Instabilidade da cadeia de suprimentos
  • Parada de produção por falta de materiais
  • Obsolescência e perda do prazo de validade das mercadorias
  • Altos custos de armazenagem
  • Quebra e furto de itens do estoque
  • Inventário de produtos não corresponde aos gastos com compras

Esses problemas acabam sendo muito prejudiciais ao desempenho do negócio e podem diminuir consideravelmente a lucratividade.

Como armazenar o estoque corretamente?

A escolha do método de armazenagem adequado é o primeiro passo para uma gestão de estoques eficiente.

A organização do estoque

A organização deve ser pensada levando em conta a diminuição de custos, o aumento da produtividade, a otimização do tempo, a melhor utilização dos espaços disponíveis, a manutenção da qualidade dos produtos finais e o tipo/natureza dos materiais que serão estocados.

Itens indispensáveis

A organização dos itens deve ser pensada de forma que seja fácil localizá-los, por isso é fundamental que seja estabelecido um padrão de armazenamento e que haja indicação de onde cada material deve ser colocado.

Saiba mais:

Outro passo fundamental é classificar os itens do estoque, atribuindo códigos para registro no sistema que permitam o melhor controle gerencial.

Quanto ao tipo de armazenagem de matérias-primas e produtos semiacabados, ela pode ser centralizada (consiste em concentrar todo o material em um só ou poucos espaços próximos, facilitando a contagem) ou descentralizada (em que os materiais são posicionados próximo ao local de uso dos itens na produção, otimizando tempo).

Portanto,

Cabe ao gestor ponderar o que é mais vantajoso para sua empresa, considerando o espaço disponível, a agilidade da produção e a dificuldade para contabilizar o estoque. Já para produtos acabados, é essencial pensar na velocidade de atendimento do pedido do cliente, ou seja, na agilidade de saída do estoque para entrega.

Onboarding e Ativação

Com toda a complexidade envolvida no gerenciamento das operações logísticas há a necessidade de controlar de forma correta o fluxo de materiais que entram e saem da empresa.

Dessa forma,

deve ser realizado um controle periódico das movimentações de estoque, ou seja, um inventário de materiais.

 O inventário

O inventário consiste em avaliar a precisão dos registros de movimentações de estoques da organização e verificar se eles estão condizentes com a quantidade de materiais estocados, sejam eles matérias-primas, produtos em processo ou produtos acabados.

Ele ocorre através de uma análise dos documentos de registro (que deve conter quantidade, custo unitário e custo total das mercadorias que entraram e saíram) atrelada a uma contagem do estoque físico.

A partir disso,

pode ser verificado se há diferenças entre as quantidades e/ou valores entre o estoque físico e o contábil, possibilitando correção de falhas e criação de planos de ação para melhor controle do estoque.

Atenção!

Vale destacar que há dois tipos de inventários:

os gerais (que ocorrem em longos períodos de tempo, geralmente um ano) e os rotativos (que consideram a relevância estratégica dos materiais no processo produtivo e programa contagens frequentes para os itens mais importantes).

Resultado de imagem para gestão de estoque

Como fazer uma gestão de estoque efetiva?

Depois de armazenar adequadamente o estoque e contabilizar corretamente através do inventário, é preciso conhecer alguns conceitos e técnicas que permitem acompanhar o nível de estoque e saber a hora certa de repor materiais.

O ponto de pedido

O Ponto de Pedido estabelece quando deve ser pedida uma nova remessa aos fornecedores.

O Tempo de Ressuprimento considera o tempo que leva para acontecer a reposição, levando em conta a demora da emissão, preparação e transporte do pedido.

Estoque Mínimo

Já o Estoque Mínimo, ou Estoque de Segurança, estabelece a quantidade mínima que deve haver em estoque para que a produção e as vendas não parem de ocorrer até que haja a reposição.

Por fim,

existem técnicas, como a Curva ABC e a Curva XYZ, que permitem classificar os materiais do estoque para que os mais importantes sejam priorizados pelo controle e acompanhamento.

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Portanto, quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Marketing e Vendas: como aliar para alavancar a receita.