Geomarketing: o grande diferencial para seu negócio!

Conhecer a fundo o mercado e suas oportunidades se tornou um pré-requisito para os empreendedores na hora de abrir seu negócio.

Atrelado a esse cenário,

o geomarketing surge como uma técnica que visa conhecer mais as características dos consumidores de determinada região no intuito de melhorar as campanhas de marketing de seu empreendimento.

Mas, afinal, o que é Geomarketing?

Dono de um nome bastante intuitivo, o geomarketing é conhecido como uma estratégia de venda utilizada por empresas que estudam a viabilidade de um negócio físico em determinado local, ou por empresas inovadoras já estabelecidas que buscam entender melhor o mercado que estão inseridas.

Portanto,

o geomarketing é uma técnica estratégica que procura conhecer mais a fundo o comportamento de seus clientes e potenciais consumidores, de acordo com a sua localização geográfica.

Dessa forma,

com o auxílio da Inteligência Artificial, é possível coletar características e hábitos de um público de determinada região e atrelar às informações demográficas.

O resultado será uma análise que gera alguns insumos como o tamanho do mercado, perfil do público-alvo, posicionamento da concorrência, otimização de investimentos e melhores resultados comerciais.

Qual a importância do Geomarketing para o seu negócio?

Essa técnica busca otimizar decisões, campanhas e recursos investidos na sua empresa. Sendo possível reconhecer e atender as necessidades de seus consumidores, a partir da coleta de seus dados e análise de suas preferências, conseguindo manter laços mais estreitos com seus clientes.

Além disso,

uma análise demográfica prévia é uma grande segurança para um passo certeiro no momento de abrir um novo negócio. Possibilitando um conhecimento mais completo do mercado e insumos relevantes.

Como fazemos na Empresa JR?

Atualmente, Geomarketing é um dos serviços de consultoria concentrados no pilar de Marketing oferecidos pela Empresa Jr ADM UFBA.

A sua estrutura é moldada de forma personalizada para cada cliente, e pode estar presente de dois modos diferentes nos projetos:

→ Como uma das etapas:

Nesse caso, o geomarketing é aplicado de modo menos abrangente, sendo uma das várias etapas do projeto.

Nesse formato, é feita uma análise de dados secundários, e coleta de informações a respeito do macroambiente em que a empresa está inserida, ou pretende se inserir.

Como a principal entrega:

Já nesse modelo, o geomarketing será o centro do projeto.

Partindo deste ponto,

haverá um estudo a partir de dados secundários e primários, informações a respeito do mercado competitivo e de seus potenciais clientes, além de uma análise aprofundada a respeito do segmento em que se encontra, e possíveis regiões estratégicas.

Conclusão

Atualmente, empreender é uma tarefa árdua e muitas empresas não conseguem se sustentar logo nos primeiros anos. Para essa situação é necessário conhecimento prévio sobre o mercado que está se inserindo, cenário atual, público-alvo e região em que pretende atuar.

Por conta disso,

o geomarketing está cada vez mais conhecido como uma boa prática dentro das empresas de todo o porte, já que, a partir dele, conseguimos direcionar o foco para a localização do consumidor e assim destrinchar o leque de possibilidades estratégicas para alavancar o seu negócio.

Se você identificou que geomarketing seria útil para sua empresa, faça um diagnóstico gratuito conosco ou então conheça um pouco mais dos nossos serviços!