“Finanças em 2021” ainda é um assunto pouco explorado, porém, com o ano está acabando, precisamos começar a antever as consequências das ações atuais

Esse é o momento para refletirmos sobre nossas escolhas profissionais. Deixaremos algumas perguntas essenciais aqui: como anda a saúde do seu negócio? O esforço empregado resultou em lucros? Existe estabilidade no seu capital de giro?

Se você não parou para pensar sobre estas questões, é melhor se apressar. Mesmo com a crise atual, nosso país tem uma crescente de novos empreendimentos e planejamentos nesse sentido, o que significa que a concorrência será ainda maior do que supomos nos meses anteriores.

Estar preparado significa ter atenção às novas tendências, às tecnologias disponibilizadas nos últimos 12 meses, bem como considerar fazer um novo planejamento financeiro e rebrand da sua marca.

2020 até agora

Segundo informações do Data Sebrae, atualmente temos 19.228.025 empresas ativas no Brasil. A maioria delas no setor de serviços, seguido por comércio, indústria, construção civil e, por último, agropecuária. Aqui na Bahia são 967.082 negócios, com previsão de aumento em 2021.

As atividades econômicas que mais abriram empresas no primeiro quadrimestre de 2020 foram de cabeleireiros e manicures. As que mais fecharam as portas no mesmo período estavam ligadas ao comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, e aos produtos alimentícios, como: minimercados, mercearias e armazéns.

Expectativas em 2019

As esperanças em 2019 para os novos empreendimentos em 2020 era alta, e acabou acertando algumas das tendências de setores que aumentariam suas provisões, como: trabalho remoto, entrega de produtos e alimentação saudável.

Em contrapartida, especialmente por conta da pandemia iniciada em 2020, os setores de mobilidade urbana e pet shops não alcançaram o sucesso previsto no ano passado. As demandas não foram como imaginávamos nessas áreas, entrando em queda por todo o país.

Saiba como impactamos os nossos clientes em 2020

Previsões para as Finanças em 2021

 

Equipe aumentando os resultados

Antes de mais nada, vamos lembrar que, para um negócio ser criado e se manter com saúde, é necessário ter uma visão ampla do cenário geral. Não adianta se desesperar e deixar guiar pelas emoções. O papel do empreendedor é claro: enxergar oportunidades onde ninguém mais vê e atuar de acordo com a conjuntura atual.

Como sabemos, as decisões que forem tomadas nessa reta final de 2020, trarão consequências para os primeiros meses de 2021. Com a crise e ameaça de falência na porta de diversas empresas, fazer um planejamento de negócio ou revisar profundamente o que já existe, é de imenso valor.

Sem dúvidas as lojas virtuais continuarão em alta em 2021, e é muito provável que os números cresçam já no primeiro trimestre do ano. Porém, a certeza absoluta acerca deste fato depende de várias possibilidades de cenários. Existem os otimistas e os pessimistas quanto a eles, porém, as análises e o trabalho de especialistas no assunto existem justamente para aqueles que desejam ser realistas.

Um mercado interessante para o momento é o das franquias, por oferecer mais segurança que as empresas tradicionais. Empreender dessa maneira requer os mesmos cuidados e planejamentos que os outros negócios, no entanto, você representará uma marca que já existe.

Franquias

Se comprar uma empresa existente não é o ideal para você, mas começar do zero parece um pouco intimidante, uma opção válida pode ser abrir uma franquia, e evitar muitos dos erros que os empreendedores de startups costumam cometer. Sabe por que? Porque o franqueadoraperfeiçoou as operações diárias por meio de tentativas e erros.

Ainda assim, a abertura de uma franquia pode necessitar de alguns dos serviços que oferecemos em nosso leque de atividades realizadas nas principais áreas da administração, como mostraremos logo abaixo.

Pesquisa de Mercado

 

Mulher sentada usando notebook enquanto toma cafe

Esse estudo possibilita a tomada de decisões baseadas em dados. Quando as informações necessárias são coletadas da maneira correta e aplicadas seguindo algumas regras à risca, são maiores as chances de alcançar sucesso para a sua franquia.

Determinadas pesquisas dentro dos serviços de marketing, como: análises de tendências a serem abordadas e estratégias de relacionamento e fidelização, são indicadas em alguns casos de aberturas de franquias.

Por exemplo, em nosso Projeto Cabana, proporcionamos à Pizza Hut maior conhecimento do seu mercado, bem como o monitoramento dos hábitos de seus consumidores. Com isso, foi possível a obtenção de melhores resultados.

Estratégias 

Para conquistar um aumento no Market share, ou fatia de mercado, visando alavancar as vendas dessa franquia da Pizza Hut, utilizamos estratégias com foco em cross selling e up selling. Vamos te explicar agora do que se trata, continue a leitura!

Cross selling, ou venda cruzada, se trata de oferecer um produto complementar, que agregue valor a um pedido de já adquirido pelo cliente. Em suma, o vendedor tentará convencer o comprador a adicionar outro produto à sua aquisição.

Up selling pode ser diretamente relacionado ao upgrade, pois oferta ao consumidor algo melhor do que aquilo que ele está levando para casa. Para que isso aconteça, a empresa deverá oferecer uma condição favorável ao cliente.

Ambas as técnicas são valiosas para líderes de negócios e gerentes de vendas. Se um desses representantes puder pegar todas as vendas existentes e aumentá-las em 10%, simplesmente oferecendo uma versão melhor ou um produto complementar, as margens de lucro já aumentam bastante.

Finanças em 2021: novos empreendimentos

 

Foguete levantando voo negocios

Se o seu intuito é criar uma empresa nova, com um serviço ou produto desenvolvido por você, é necessário buscar uma série de bases de apoio a serem usadas a favor das suas ideias.

Para isso, é essencial analisar desde o planejamento prévio, solidificando e analisando a viabilidade do negócio, até as previsões de resultados a curto e médio prazo.

É possível que você enfrente um verdadeiro desafio ao decidir arriscar e se tornar um empreendedor. Muitas vezes, os problemas estão no cenário montado desde o início, portanto, certifique-se de seguir todas as etapas necessárias ao abrir um negócio. Isso pode definir as bases para o seu sucesso.

Estudo de viabilidade mercadológica

Estudo de viabilidade é uma avaliação da praticidade dentro de um planejamento proposto. Ou seja, esse diagnóstico deve conter respostas detalhadas para os questionamentos sobre o projeto apresentado.

Existem muitas etapas e aspectos dentro dessa análise de dados. Se você deseja que a sua seja precisa e preveja corretamente se o seu projeto é factível, então é necessário ter uma compreensão clara de todas as suas partes dinâmicas.

Alguns dos cuidados essenciais ao considerar abrir um negócio são:
– Pesquisa de mercado;
– Análise competitiva;
– Planejamento financeiro;
– Administração com foco;
– Gestão de pessoas.

Nosso case: Projeto SCM

A proposta desse projeto era atestar a viabilidade da abertura de uma clínica de saúde, encontrando a melhor localidade, e estruturando a parte mercadológica e financeira.

Análise de concorrentes

Uma análise competitiva é o processo de identificar seus concorrentes e avaliar as estratégias para determinar seus pontos fracos e fortes em relação ao seu próprio negócio, produto e serviço.

Estudar a concorrência te ajudará a entender o mercado no qual você quer se inserir. Além disso, com essa análise é possível identificar onde estão e quem são eles, e como abordam o negócio. Dessa maneira, será mais rápido descobrir áreas estratégicas onde se posicionar para vencer.

Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM)

 

Executivos aumentando resultado do negocio

Com uma sólida estratégia de CRM implementada, você pode coletar dados detalhados e aprofundados dos clientes e usá-los para agilizar suas comunicações e práticas gerais de negócios. Esses dados capacitarão todas as partes da sua companhia – atendimento ao cliente, vendas, marketing e outros departamentos.

Quando uma empresa usa um sistema de CRM, ela pode gerenciar toda a jornada do cliente em marketing, vendas, comércio digital e atendimento. Os clientes experimentam um caminho tranquilo para a compra e um serviço mais personalizado, tendo em vista que a empresa rastreia seu histórico e preferências.

Cenário geral 

Precisamos nos situar dentro do cenário em que nos encontramos, que atualmente não oferece nenhuma estabilidade. Apenas entendemos que precisamos de uma adaptação rápida de tempos em tempos – com variações de semanas ou dias. Os gerentes de negócios, de maneira geral, têm feito um bom trabalho para manter a saúde administrativa das empresas.

Em um ano completamente atípico como está sendo 2020, quando diversas empresas declararam falência e muitas outras têm dívidas grandes, temos orgulho em poder afirmar que ajudamos nossos clientes a estabelecerem um senso de normalidade, seja através dos nossos serviços de finanças ou de gestão e marketing. Fato é, tivemos um ano repleto de trabalho – que ainda não chegou perto do fim.

O clima, entre a nossa equipe, já é de 2021

Estamos colhendo os resultados dos trabalhos dos últimos meses, assim como aqueles que impactamos com nossos serviços: demos o melhor nós todos os dias desde o início das atividades deste ano.

Buscamos com essa publicação demostrar que estamos prontos para os desafios que virão, mas nossos cases de sucesso podem falar melhor sobre isso. Temos resultados sólidos para mostrar, incluindo depoimentos dos clientes e ações realizadas para ajudar as empresas que nos contrataram.

Conheça aqui os nossos cases de sucesso