Filmes sobre empreendedores podem ser ferramentas valiosas de aprendizado e inspiração para quem quer abrir seu próprio negócio e, até mesmo, para quem já possui sua empresa.

Assistir os personagens passando por situações que, frequentemente, os empreendedores passam no dia a dia, pode contribuir com valiosas lições.

Por isso, selecionamos 10 filmes para ajudar você a pensar sobre seu negócio, enquanto se diverte.

10 filmes sobre empreendedores que você deveria assistir

Selecionamos 10 filmes sobre empreendedores para mostrar diversos aspectos do mundo do empreendedorismo. Através delas, você perceberá que é difícil para todo mundo e que persistir pode trazer resultados incríveis, mesmo quando ninguém mais acredita na sua ideia.

Portanto, esta lista pode ajudar naqueles momentos em que você está pensando em desistir, ou quando estiver enfrentando um problema, aparentemente, impossível de resolver.

1) Walt antes do Mickey

Este é um dos principais filmes sobre empreendedores. A Disney é um fenômeno que encanta adultos e crianças. Walt Disney conseguiu criar um mundo de fantasia onde a diversão e o tratamento dispensado às pessoas elevou o termo “experiência do cliente” a outro patamar.

Entretanto, até chegar nesse mundo de perfeição, Walt Disney teve um longo caminho pela frente.

No filme você vai ver que a história do criador da Disney não foi um conto de fadas e que ele precisou de muita criatividade, força de vontade e ajuda dos amigos e da família para chegar lá. E, durante o processo, também precisou aprender a ser um empreendedor.

2) Chef

Outro dos filmes sobre empreendedores que traz uma mensagem de criatividade e inovação. O filme Chef mostra a história de Carl, um competente chef de cozinha que, após perder o emprego em um restaurante por conta do mau gênio, resolve investir em um food truck.

Seu objetivo é recuperar o instinto criativo e o prazer de cozinhar. E, também, se reaproximar da família, que ele afastou por conta do antigo emprego.

O filme mostra que, algumas vezes, é necessário largar tudo para começar um negócio do zero com o que você gosta de fazer.

3) Julie & Julia

Julie & Julia é uma comédia dramática que começa conta a história de Julie, uma funcionária pública frustrada com a sua carreira.

Para trazer alguma emoção de volta à sua vida, ela resolve encarar um projeto desafiador: preparar as 524 receitas do livro de culinária de Julia Child.

Ela passa a publicar os resultados que obtém com as receitas no seu blog pessoal e isso acaba dando uma guinada na sua carreira.

4) À Procura da Felicidade

Um dos melhores filmes sobre empreendedores já feitos. Esse filme, estrelado por Will Smith, já se tornou um clássico quando o tema é inspiração. Ele dá um tapa na cara de quem fica reclamando da vida. Principalmente, por ser baseado na história real de Chris Gardner.

O filme mostra Chris em busca da carreira que acredita, lutando para ganhar o sustento da família. Ele passa por momentos muito difíceis, quando, desempregado, é despejado junto com seu filho de 5 anos e passa morar em abrigos e até dormir em banheiros públicos.

No entanto, nada o faz desistir do seu sonho, que é uma fonte permanente de força e motivação para ele. Ele usa suas habilidades de vendedor para dar a volta por cima.

A mensagem desse filme é feita sob medida para mostrar ao empreendedor que o sucesso vem depois de muita persistência.

5) O Homem que Mudou o Jogo

Mais um dos filmes sobre empreendedores baseado em fatos reais. O filme conta a história de um gerente geral, Billy Beane, que tem o desafio de reestruturar um time de beisebol. Suas principais dificuldades são a falta de dinheiro e a concorrência com os grandes times. E, usando análises estatísticas, eles conseguem fazer com que o time se destaque na liga nacional de beisebol.

Uma frase dita no filme é importante para os empreendedores que enfrentam, frequentemente, resultados ruins, custos altos e pouco dinheiro para investir: “Quando as coisas não funcionam bem, mude seu jogo”.

A mensagem que o filme traz é sobre a inovação como solução dos problemas, além do trabalho em equipe e a importância de sempre analisar os seus resultados.

6) Coco, antes de Chanel

Um dos filmes sobre empreendedores que é um exemplo do empoderamento feminino. Você vai conhecer a história real de Gabrielle “Coco” Chanel, estilista francesa que revolucionou o mundo da moda.

Diferente das mulheres do seu tempo, Gabrielle passou a se vestir com roupas de homens, deixando de lado todos aqueles adereços espalhafatosos que as mulheres vestiam.

Isso, obviamente, chamou a atenção. Com pedidos de encomendas, Coco Chanel passou a produzir vestuários e chapéus sob medida e, assim, começou a montar seu império da moda.

O filme fala sobre a importância de estar à frente do seu tempo, não querer seguir padrões e, principalmente, ter coragem para se impor com seu produto no mercado.

7) Joy: o Nome do Sucesso

Outro filme sobre empreendedores mostrando o poder e a coragem de uma mulher. Baseado na história real de Joy Mangano, o filme traz a perspectiva de uma mulher criativa desde pequena que enfrenta um caos familiar enquanto estrutura seu negócio.

Ela inventou um esfregão no momento que as pessoas mais precisavam de um item assim para facilitar a limpeza de casa. É o sonho de todo empreendedor, ou seja, facilitar a vida das pessoas com soluções simples, aquelas que, quando você conhece, logo pensa porque não pensou nisso antes.

É uma lição para motivar quem está começando um negócio do zero e não tem apoio nem mesmo da família, mas, que insiste mesmo assim na sua ideia.

8) Fome de Poder

Este é um dos filmes sobre empreendedores mais controversos já feitos. O filme mostra a história de Ray Kroc e a origem do McDonald’s. Ray conhece o pequeno negócio dos irmãos Mc Donald´s e percebe que eles criaram um método inovador de servir fast food.

Depois de muita insistência, Ray consegue se tornar sócio e cria um plano para levar a ideia da pequena lanchonete para o restante do país, criando o que seria um império do fast food americano.

Este é um dos filmes sobre empreendedorismo em que você aprende o que fazer e o que não fazer, pois algumas das jogadas de Ray não foram muito éticas.

9) De Porta em Porta

Este é outro dos filmes sobre empreendedores que venceram pela determinação e superação de dificuldades.

Apesar de ter nascido com uma paralisia cerebral, que cria limitações na sua fala e movimentos, Bill Porter tem todo o apoio da sua mãe para obter um emprego como vendedor na Watkins Company.

Bill consegue o emprego, apesar de certa relutância devido às suas limitações, pois, teria que ir de porta em porta oferecendo os produtos da companhia. Bill só conseguiu o emprego quando disse para lhe darem a pior rota.

Primeiramente Bill é rejeitado pelas pessoas “normais”, mas ao fazer sua 1ª venda, ele, literalmente, não parou mais.

10) Golpe de Gênio

Matt e Sam são dois amigos que possuem habilidades complementares. Um é motivado e criativo, enquanto o outro é um excelente vendedor e estrategista.

Mesmo já tendo perdido todas as suas economias, a dupla continua investindo em seus inventos e acreditando que irão enriquecer. Até que, certo dia, sua nova criação pode se tornar um grande sucesso e transformar a vida de ambos.

Este filme é extremamente recomendado para aquelas pessoas que estão desmotivadas ou desacreditadas dos seus projetos.

Outra mensagem importante que ele passa é a importância de se encontrar o sócio certo que, mais do que um amigo, possua as habilidades que complementam as suas.

Por fim, todos os filmes trazidos acima podem ser a dose de inspiração que você precisa para empreender ou buscar melhores resultados para sua empresa.