Estudo de viabilidade para os novos negócios

capa viabilidade de novos negocios blog empresa jr

O estudo de viabilidade nos negócios pode ajudar muitos empreendedores que estão na fase inicial dos projetos a tomar decisões mais assertivas no mercado.

 

Com atual cenário de instabilidade econômica mundial, muitos estão em busca de novas formas para conquistar o sucesso e ter uma vida financeira mais tranquila. Diante do combate à pandemia do Coronavírus, onde muitas cidades estão em quarentena, com diversos estabelecimentos fechados, inclusive shoppings, as grandes empresas estão em um momento de reinvenção dos negócios e os futuros empreendedores estão aproveitando a oportunidade também para entrar no mercado.

 

Em primeiro lugar, 

Essa situação se deve ao fato de que as pessoas perderam seus empregos, tiveram salários reduzidos e projetos pausados. Como alternativa, as mesmas tiraram ideias do papel e começaram a pôr em prática a vontade que tinham de abrir o próprio negócio.

No entanto, apesar das expectativas e das inúmeras ideias para construir uma empresa e ter um bom posicionamento no mercado, muitos não sabem que sem o planejamento e o estudo de viabilidade, o projeto pode ter um fracasso prematuro e não conseguir um posicionamento adequado para se firmar entre os que já existem no ramo.

viabilidade de novos negocios blog empresa jr2 2

Mas, o que é o estudo de viabilidade e como pode ajudar os novos negócios? 

Em suma, o estudo de viabilidade nos negócios basicamente é uma série de análises sobre o mercado, que tem o objetivo de entender melhor o cenário atual e se o projeto deve ou não ser executado como planejado.

Esse levantamento, normalmente é realizado por Consultoria, como é o caso dos serviços da Empresa JR adm UFBA. Da mesma linha, o estudo é feito para que o empreendedor não perca dinheiro com investimentos que não vão gerar o retorno esperado, principalmente se o mesmo estiver em fase inicial do projeto.

Além disso, há outros pontos que são analisados durante o estudo de viabilidade para novos negócios que estão sendo construídos nesse atual cenário do mercado, como por exemplo:

 

Investimento inicial 

Na hora de investir, muitos empreendedores se preocupam apenas com os recursos ativos representados por imóveis, veículos, maquinários, móveis, equipamentos e estoque inicial. Contudo, o que talvez muitos não saibam é que para abrir um negócio, é necessário também saber que além das despesas com logística, é necessário saber como utilizar corretamente o investimento inicial, para não ultrapassar os limites e criar expectativas de um retorno que pode demorar meses ou até mesmo anos.

 

Custos fixos 

Em segundo lugar, é possível ter uma boa projeção dos custos fixos que sua empresa terá, por meio de um conhecimento prévio de suas atividades operacionais. Com isto, vai conseguir diferenciar os custos fixos e não fixos do negócio. Esse detalhamento, no entanto, pode ser feito com um estudo de viabilidade mais aprofundado.

 

Custo variáveis

Para iniciar uma empresa, é necessário ter um conhecimento prévio sobre as vendas dos produtos ou serviços que serão oferecidos aos clientes. Por isso, em alguns casos, é feito uma projeção ampla dividida em curto, médio e longo prazo, por meio da uma análise do andamento de outras empresas do mesmo ramo ou que tenham características semelhantes.

 

Veja também: Como as empresas estão se adaptando ao novo normal

bAIXE AGORA MESMO SEU EBOOK DE GERENCIAMENTO FINANCEIRO

 

Situações que o estudo da viabilidade é necessário 

Como já citamos acima, esse levantamento permite descobrir em que momento se deve investir, recuar ou até mesmo rever alguns planejamentos. No entanto, é fundamental que os empresários compreendam a importância desse estudo, pois, ele deve ser realizado não só antes de abrir o negócio, mas também quando tiver necessidade de entrar em novos projetos, quando o mercado passa por instabilidade ou até mesmo em momentos mais críticos na economia do país.

Como por exemplo:

 

  •         Ampliação dos serviços; 
  •         Antes do lançamento de novos produtos;
  •         Busca por novo público-alvo;
  •         Plano de negócios ou estudo de viabilidade?

viabilidade de novos negocios blog empresa jr3

Diferenças entre Plano Negócios e o Estudo de Viabilidade

Todas as pessoas querem a mesma coisa quando desejam abrir um negócio: saber se as suas ideias para abrir a empresa valem a pena ou não.

E não importa como, elas buscam sempre por maneiras que facilitem essa análise. No caso, o plano de negócios ou estudo de viabilidade tem propostas bem parecidas, como por exemplo, descrever as ações e recursos necessários para que a empresa alcance o sucesso no mercado.

Ou seja, é um levantamento onde o objetivo é descobrir se a ideia de negócio é viável, do ponto de vista econômico.

Na prática, existem algumas diferenças entre o Plano de Negócios e a Viabilidade, contudo, ambos iniciam os trabalhos pela mesma direção e com o mesmo objetivo, que neste caso é a realização de uma análise completa do mercado e dos concorrentes para aplicar boas ações nas empresas. Veja:

  •         Diagnóstico do mercado;
  •         Estruturação de Custos e Investimentos Iniciais
  •         Preços de vendas e volume;
  •         Criação do fluxo de caixa;
  •         Capital de giro necessário;
  •         Investimento total;
  •         Retorno dos investimentos.

Veja mais: Pesquisa de mercado e os benefícios que pode trazer para sua empresa 

Em conclusão, O estudo de viabilidade pode te ajudar a tomar decisões mais assertivas para o seu negócio 

Para quem está pretendendo investir em novos negócios, o estudo de Viabilidade pode ser o ponta pé inicial para não ultrapassar as etapas de sucesso no mercado. Além disso, terá como analisar se seu produto ou serviço está de acordo com as necessidades do público-alvo, esse levantamento pode dá mais confiança ao empreendedor para que ele invista da maneira correta em suas ofertas.

Mas,

Não podemos esquecer que o estudo de viabilidade não é realizado apenas quando alguém pretende abrir um negócio. Muito pelo contrário, esse tipo de análise de dados e informações, pode ajudar muitas empresas que já estão no mercado há anos mas que estão passando por dificuldades financeiras e estruturas.

Neste caso, a Empresa JR adm UFBA também pode auxiliar nas tomadas de decisões mais complexas para que o negócio alcance os resultados desejados em curto, médio ou longo prazo.

Se quiser saber mais sobre o assunto, fale agora com a gente e veja como podemos te ajudar nesse processo.

 

Você sabe a importância de uma boa gestão financeira para o seu negócio?

Baixe agora mesmo o eBook de gestão financeira.

Gostou deste artigo? Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram
Fechar Menu