Segundo dados da Associação Brasileira de Startups, existem quase 5 mil startups registradas no Brasil e a tendência é que esse número aumente exponencialmente nos próximos anos. Em primeiro lugar, todos esses novos negócios possuem algumas propriedades em comum, que diferenciam uma startup de outro tipo de empresa. São características como modelo enxuto, negócio escalável e alto potencial de crescimento. Mas a principal propriedade de uma startup é apresentar um conjunto inovador com ideias de serviços e produtos que ainda não estão disponíveis por meio de um estudo de mercado.

Pesquisa e mais pesquisa

Para isso, o empreendedor precisa investir dias e noites buscando informações sobre o mercado. Estudar os possíveis clientes (e empresas que podem futuramente ser concorrentes) e especialmente conhecer a fundo as dores do público-alvo. Porque nenhuma ideia ‘brilhante’ se sustenta no mercado se não resolver um problema, reduzir custos, alavancar resultados ou agilizar o dia a dia do cliente – sem isso, a inovação do projeto é inócua.

Além disso,

esse estudo é fundamental na fase de planejamento do negócio e deve ser contínuo na vida da empresa. No primeiro ano, quando a startup ainda está se especializando no seu nicho e o produto está em desenvolvimento, é importante que o empreendedor conquiste os primeiros clientes como parceiros de aprendizagem. A moeda de troca pode ser um desconto durante um certo período, por exemplo.

Esta parceria impulsiona a identificação das necessidades mais relevantes e oportunidades para o mercado consumidor, direcionando o desenvolvimento do produto. Passado algum tempo após o lançamento e com a continuidade no estudo de mercado fica claro que o produto deve ser inovado frequentemente para manter seus diferenciais e fidelizar os clientes conquistados, evitando a perda de clientes.

 

Escute os clientes

 

A todo momento a participação dos clientes é essencial. Proporcionar a troca de experiências e receber feedbacks são duas medidas que acarretam melhorias significativas no produto. Afinal, os clientes percebem problemas que, muitas vezes, podem ser resolvidos rapidamente.

Existem algumas formas diferentes para solicitar o feedback, que vão muito além da pesquisa de satisfação. Pode ser usado um portal online onde clientes, parceiros e até mesmo colaboradores podem deixar sua sugestão e contribuir para a melhoria do produto. Também é importante mensurar o quanto os clientes estão dispostos a promover a empresa. Para isso, o NPS (Net Promoter Score) é uma ferramenta gerencial muito importante para o empreendedor.

 

Perseverança e alinhamento

 

Estudar o mercado é o primeiro passo para lançar um novo produto. Mas também é válido destacar a importância da persistência em um produto no qual os sócios da startup devem acredita. E valorizar o potencial de crescimento! Os primeiros anos são difíceis e geralmente não há retorno financeiro. Entretanto, se as expectativas dos envolvidos estiveram alinhadas e toda a equipe trabalhar para chegar no objetivo final, certamente a empresa deixará de ser um laboratório de ideias para se estabelecer no mercado de maneira realmente inovadora.

Para os empreendedores é fundamental nos primeiros anos o autoconhecimento. Como o entendimento dos seus valores, que somados integrarão os valores da empresa. O sucesso de uma startup soma os resultados que entrega para o mercado à cultura construída no negócio a partir dos valores.

 

Gostou do artigo?

Deixe suas dúvidas nos comentários e te ajudaremos. Você pode também solicitar um diagnóstico e orçamentos gratuitos para um projeto de consultoria através do nosso formulário para contato, clicando aqui, ou dos telefones (71) 3245-0757 e (71) 9 8604-0241.

Quer Saber Mais?

Inscreva-se em nossa newsletter (clicando aqui) ou veja mais dos nossos conteúdos na página do nosso BLOG (clique aqui). Sugerimos que você CONHEÇA: Potencial de Mercado: como calcular e analisar.